Volvo P1800
Fotografia publicitária da Volvo - década de 60
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O Volvo P1800 é um, e dois passageiros, motor dianteiro,
tração traseira carro de duas portas touring (em vez de um verdadeiro carro
desportivo) fabricado e comercializado pela Volvo Cars como um cupê (1961-1973)
e tiro-freio (1972-1973).
Amplamente conhecido como o carro dirigido por Roger Moore na série de televisão The Saint (1962-1969), o P1800 destaque styling por Pietro Frua e mechanicals derivados de Amazon / 122 série de Volvo.
Em 1998, um P1800 foi certificada como o maior veículo privado quilometragem rodada pelo proprietário original em serviço não comercial - tendo ultrapassado três milhões de milhas a partir de 2013.
Amplamente conhecido como o carro dirigido por Roger Moore na série de televisão The Saint (1962-1969), o P1800 destaque styling por Pietro Frua e mechanicals derivados de Amazon / 122 série de Volvo.
Em 1998, um P1800 foi certificada como o maior veículo privado quilometragem rodada pelo proprietário original em serviço não comercial - tendo ultrapassado três milhões de milhas a partir de 2013.
Volvo 1800
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História
O projeto foi originalmente começou em 1957 porque Volvo queria um carro esportivo para competir nos mercados norte-americanos e europeus, apesar do fato de que sua tentativa anterior, o P1900, não conseguiu decolar com apenas 68 carros vendidos. O homem por trás do projeto era um consultor de engenharia para a Volvo, Helmer Petterson, que em 1940 foi responsável pela Volvo PV444. O trabalho de design foi feito pelo filho de Pelle Petterson Helmer, que trabalhou na Pietro Frua naquele momento. Volvo insistiu que era um design italiano por Frua e só reconhecido oficialmente que Pelle Petterson projetou em 2009. A empresa italiana Carrozzeria Pietro Frua projeto (então uma subsidiária recém-adquirida de Ghia) construiu os três primeiros protótipos entre setembro de 1957 e no início 1958, mais tarde designada pela Volvo em setembro de 1958: P958-X1, X2 e P958-P958-X3 (P: Project, 9: Setembro, 58: Ano de 1958 = P958, X: experimental.).
Em dezembro de 1957 Helmer Petterson dirigiu X1, (o primeiro construído à mão P1800 protótipo) para Osnabrück, Alemanha Ocidental, sede da Karmann. Petterson esperava que Karmann seria capaz de assumir o ferramental e construção do P1800. Os engenheiros da Karmann já tinha sido preparando desenhos de trabalho do fanfarrão styling de madeira no Frua. Petterson e Volvo engenheiro-chefe Thor Berthelius conheci lá, testou o carro e discutiu a construção com Karmann. Eles estavam prontos para construí-lo e isso significava que os primeiros carros poderia chegar ao mercado já em dezembro de 1958. Mas, em fevereiro, o mais importante cliente da Karmann, Volkswagen VAG, proibiu Karmann para assumir a tarefa.
O projeto foi originalmente começou em 1957 porque Volvo queria um carro esportivo para competir nos mercados norte-americanos e europeus, apesar do fato de que sua tentativa anterior, o P1900, não conseguiu decolar com apenas 68 carros vendidos. O homem por trás do projeto era um consultor de engenharia para a Volvo, Helmer Petterson, que em 1940 foi responsável pela Volvo PV444. O trabalho de design foi feito pelo filho de Pelle Petterson Helmer, que trabalhou na Pietro Frua naquele momento. Volvo insistiu que era um design italiano por Frua e só reconhecido oficialmente que Pelle Petterson projetou em 2009. A empresa italiana Carrozzeria Pietro Frua projeto (então uma subsidiária recém-adquirida de Ghia) construiu os três primeiros protótipos entre setembro de 1957 e no início 1958, mais tarde designada pela Volvo em setembro de 1958: P958-X1, X2 e P958-P958-X3 (P: Project, 9: Setembro, 58: Ano de 1958 = P958, X: experimental.).
Em dezembro de 1957 Helmer Petterson dirigiu X1, (o primeiro construído à mão P1800 protótipo) para Osnabrück, Alemanha Ocidental, sede da Karmann. Petterson esperava que Karmann seria capaz de assumir o ferramental e construção do P1800. Os engenheiros da Karmann já tinha sido preparando desenhos de trabalho do fanfarrão styling de madeira no Frua. Petterson e Volvo engenheiro-chefe Thor Berthelius conheci lá, testou o carro e discutiu a construção com Karmann. Eles estavam prontos para construí-lo e isso significava que os primeiros carros poderia chegar ao mercado já em dezembro de 1958. Mas, em fevereiro, o mais importante cliente da Karmann, Volkswagen VAG, proibiu Karmann para assumir a tarefa.
Eles temiam que o
P1800 iria competir com as vendas dos seus próprios carros, e ameaçou cancelar
todos os seus contratos com Karmann se tomaram neste carro. Este
revés quase fez com que o projeto a ser abandonada.
Outras
empresas alemãs, NSU, Drautz e Hanomag, foram contatados, mas nenhum foi
escolhido porque Volvo não acredito que eles cumprido as normas de fabricação
de controle de qualidade da Volvo.
Começou a parecer que Volvo poderia nunca produzir o P1800. Isso motivou Helmer Petterson para obter apoio financeiro de duas empresas financeiras com a intenção de comprar os componentes diretamente da Volvo e comercialização do próprio carro. Neste ponto Volvo tinha feito nenhuma menção do P1800 ea fábrica não quis comentar. Em seguida, um comunicado de imprensa à tona com uma foto do carro, colocando Volvo em uma posição onde eles tiveram que reconhecer sua existência. Estes eventos influenciou a empresa a renovar os seus esforços: o carro foi apresentado ao público pela primeira vez no Bruxelas Motor Show, em janeiro de 1960 e Volvo virou-se para Jensen Motors, cujas linhas de produção foram subutilizadas, e eles concordaram em um contrato para 10.000 carros.
Começou a parecer que Volvo poderia nunca produzir o P1800. Isso motivou Helmer Petterson para obter apoio financeiro de duas empresas financeiras com a intenção de comprar os componentes diretamente da Volvo e comercialização do próprio carro. Neste ponto Volvo tinha feito nenhuma menção do P1800 ea fábrica não quis comentar. Em seguida, um comunicado de imprensa à tona com uma foto do carro, colocando Volvo em uma posição onde eles tiveram que reconhecer sua existência. Estes eventos influenciou a empresa a renovar os seus esforços: o carro foi apresentado ao público pela primeira vez no Bruxelas Motor Show, em janeiro de 1960 e Volvo virou-se para Jensen Motors, cujas linhas de produção foram subutilizadas, e eles concordaram em um contrato para 10.000 carros.
O Linwood, Escócia, vegetais corpo de fabricante
Pressionado aço por sua vez foi sub-contratado pela Jensen para criar as
conchas unibody, que foram então tomadas por via férrea a ser montado no Jensen
em West Bromwich, Inglaterra. Em
setembro de 1960, o primeiro P1800 de produção (para o ano modelo 1961) deixou
Jensen para um público ansioso.
P1800
O motor era o B18 (B para a palavra sueca para a gasolina: Bensin; 18 para 1.800 cc de deslocamento) com carburadores duplos SU, produzindo 100 cv (75 kW). Esta variante (nomeado B18B) tinha uma taxa de compressão maior do que a um pouco menos potente B18D twin-carb usado na Amazônia 122S contemporâneas, bem como um eixo de comando diferente. O 'novo' B18 foi realmente desenvolvido a partir do motor B36 V8 existente usado em caminhões da Volvo na época. Esta redução de custos de produção, bem como fornecer o P1800 com um forte motor ostentando cinco principais mancais do virabrequim. O B18 foi combinado com o novo e mais robusto M40 caixa de velocidades manual através de 1963. A partir de 1963-1972 a caixa de velocidades com overdrive M41 acionado eletricamente era uma opção popular. Foram utilizados dois tipos de ultrapassagem, o D-Type até 1969, e o tipo de J a 1973. A de tipo J tinha uma proporção ligeiramente mais curto de 0,797: 1, em oposição a 0,756: 1 para o tipo D. A ultrapassagem efetivamente deu a série 1800 uma quinta engrenagem, para melhorar a eficiência de combustível e menor desgaste drivetrain. Carros sem sobremarcha tinha um diferencial numericamente inferior ratio, que teve o efeito interessante de dar-lhes uma velocidade máxima um pouco mais elevada (pouco menos de 120 mph (193 km / h)) do que os modelos mais populares de overdrive. Isso aconteceu porque os carros não-ultrapassagem poderia chegar redline do motor na marcha mais alta, enquanto os carros ultrapassagem-equipado não podia, dando-lhes uma velocidade máxima de cerca de 110 mph (177 km / h).
O motor era o B18 (B para a palavra sueca para a gasolina: Bensin; 18 para 1.800 cc de deslocamento) com carburadores duplos SU, produzindo 100 cv (75 kW). Esta variante (nomeado B18B) tinha uma taxa de compressão maior do que a um pouco menos potente B18D twin-carb usado na Amazônia 122S contemporâneas, bem como um eixo de comando diferente. O 'novo' B18 foi realmente desenvolvido a partir do motor B36 V8 existente usado em caminhões da Volvo na época. Esta redução de custos de produção, bem como fornecer o P1800 com um forte motor ostentando cinco principais mancais do virabrequim. O B18 foi combinado com o novo e mais robusto M40 caixa de velocidades manual através de 1963. A partir de 1963-1972 a caixa de velocidades com overdrive M41 acionado eletricamente era uma opção popular. Foram utilizados dois tipos de ultrapassagem, o D-Type até 1969, e o tipo de J a 1973. A de tipo J tinha uma proporção ligeiramente mais curto de 0,797: 1, em oposição a 0,756: 1 para o tipo D. A ultrapassagem efetivamente deu a série 1800 uma quinta engrenagem, para melhorar a eficiência de combustível e menor desgaste drivetrain. Carros sem sobremarcha tinha um diferencial numericamente inferior ratio, que teve o efeito interessante de dar-lhes uma velocidade máxima um pouco mais elevada (pouco menos de 120 mph (193 km / h)) do que os modelos mais populares de overdrive. Isso aconteceu porque os carros não-ultrapassagem poderia chegar redline do motor na marcha mais alta, enquanto os carros ultrapassagem-equipado não podia, dando-lhes uma velocidade máxima de cerca de 110 mph (177 km / h).
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