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Berliet

Berliet foi um construtor francês de automóveis, autocarros, camiões e outros veículos utilitários, baseada em Vénissieux, nos arredores de Lyon, França.

Tudo começa com Marius Berliet, de família humilde e originária do norte de Dauphiné – França, onde seu pai estabeleceu um pequeno atelier de tecido, era o mais velho de uma família de 7 filhos, foi aprendiz tecedor junto ao seu pai. De noite tinha aula de mecânica e de inglês. Aos 24 anos de idade, a pedido do seu pai inventa uma máquina para repuxar couro, foi em 1894, quando constrói então seu primeiro motor.
                                           

Marius Berliet começou as suas experiências com automóveis em 1894. Alguns carros de cilindro único foram construídos em 1900 e foram seguidos por um modelo de dois cilindros. Em 1902, Berliet comprou a fábrica da empresa francesa de automóveis Audibert & Lavirotte em Lyon. Berliet começou a construir carro de quatro cilindros com destaque para o radiador tipo colmeia e chassis em aço em vez do habitual em madeira. No ano seguinte, um modelo similar ao seu contemporâneo Mercedes foi lançado. Em 1906, Berliet vendeu a sua licença de fabrico desse modelo à empresa americana American Locomotive Company.

Antes da World War I, A Berliet oferecia uma série de modelos desde 8 CV até 60 CV. A maioria dos modelos tinha motores de 4 cilindros (2412 cc e 4398 cc, respectivamente) e um modelo de 6 cilindros com 9500 cc. de cilindrada. Um modelo com 1539 cc (12 CV) foi produzido entre 1910 e 1912. A partir de 1912, os modelos de 6 cilindros eram fabricados apenas a partir de encomendas individuais.


Em 1917, a Berliet começou a construir camiões para o exército francês. Nesta altura a empresa fabricava cerca de 40 camiões por dia.


A seguir à guerra, 12 CV (2613 cc), 15 CV (3308 cc) e 22 CV (4398 cc) foram produzidos. Um novo 7 CV (1159 cc) foi apresentado em 1924. Novos modelos de 6 cilindros se seguiram em 1927. A partir de 1933, apenas modelos de 4 cilindros (1600cc and 2000cc) eram oferecidos.


O último Berliet sedan de 1936 foi o Berliet Dauphine propulsionado por um motor de 2-litros e utilizando o corpo do Peugeot 302B com pormenores em madeira e radiador na grelha. A produção regular de automóveis terminou em 1939 e a seguir à World War II, a empresa apenas produziu camiões. Apesar disso, mais de 20 novos sedans estavam na fábrica quando os alemães a requisitaram em Junho de 1940, e foram imediatamente colocados ao serviço. A seguir à libertação, do final de 1944 até ao inicio de 1945, cerca de 50 sedans foram montados à mão, em em 1946, os últimos 15 sedans foram acabados per concessionários de Genebra.


Berliet fabricou o maior camião em 1957, o T100 com 600 hp (447 kW). Foi desenhado em 10 meses na fábrica de Courbevoie, nos arredores de Paris. Berliet também fabricou e construiu o VXB-170 com rodas blindadas de transporte pessoal para o exército francês e outros.







1910 Berliet Type M

1915 Berliet CBA

1915 Berliet CBA


1903 Berliet 20 CV 1915 Berliet CBADemi-Limousine


1903 Berliet 20 CV 1915 Berliet CBADemi-Limousine

1903 Berliet 20 CV 1915 Berliet CBADemi-Limousine

1903 Berliet 20 CV 1915 Berliet CBADemi-Limousine

Um Berliet conduzido por Jean Porporato na corrida Targa Florio de 1908

1904 Berliet 4-cylinder 40hp



Berliet Type C2


1907 Berliet Curtiss Racer







1912 Berliet Type L14


1913 Berliet AK4



Berliet GBC-8KT - Camião tactico 6X6 para uso militar que dispunha de um motor multifuel de 8000cc/125cv, que foi fabricado em Portugal pela MDF (Metalurgia Duarte Ferreira no Tramagal - Abrantes), e que foi o camião tactico por excelencia utilizado pelo Exercito durante a guerra do Ultramar. Ainda hoje existem alguns poucos camiões destes ao serviço em algumas unidades militares.
Tambem existiu uma versão destinada para o serviço de bombeiros, principalmente para o combate aos fogos florestais. Com o fim da guerra devido a falta de encomendas por parte de Estado, pouco a pouco a sua produção foi diminuindo até ao encerro da produção nos inicios dos anos 80 do seculo passado.
Hoje esta fabrica pertence a Mitsubushi, onde são fabricados os camiões do modelo "Canter", para a Europa.

























Comentários

  1. Anônimo17:47

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