TROFÉU SUBA03-II
O SUBA03-II diz respeito ao
segundo semestre do 1º ano lectivo de 2003-2004, apoia as disciplinas de
Algoritmos e Estruturas de Dados e de Arquitectura de Computadores da LEE e será
ensaiado no edifício do IST no Taguspark, sobre um percurso apropriado. Os
trabalhos serão orientados pelos Professores Ana Teresa , Rui Rocha e Moisés
Piedade e contam com apoio técnico de João Santos.
O SUBA03-II consiste na
implementação de vários algoritmos de controlo do SUBA, que o dotarão de
alguma "inteligência e capacidade de expressão".
Os algoritmos serão
implementados num microprocessador RISC de 32 bit, com arquitectura ARM, ligado
aos vários sensores e periféricos do SUBA.
Fig. 1 - O SUBA armado.
Os objectivos parciais,
essenciais do trabalho, na sua versão preliminar, são:
1-
Fazer uma caixa de velocidades electrónica, sequencial, com 16 velocidades (para
a frente e para trás) e demonstrar o seu funcionamento através do comando
por "dip switch" da placa do microprocessador e mostrar a
velocidade "engrenada" no visor da placa do ARM
(usar linguagem Assembly);
2-
Fazer geradores de som ( entre
400 Hz e 4000 Hz: sirene, buzina, etc. e fala (opcional)
(usar linguagem C). Os
sons são reproduzidos pelo altifalante do SUBA
;
3-
Usando o sensor de posição
sobre a pista, fazer algoritmos de descoberta da pista e de seguimento desta;
4-
Usando o sensor de marcas
sobre a pista, fazer algoritmos de leitura de marcas;
5-
Usando os sensores de
velocidade das rodas traseiras do SUBA, controlar a velocidade deste ("cruise
control") e mostrar velocidade média no seu visor digital;
6-
Implementar algoritmo de
optimização de percursos e demonstração do SUBA afazer essa optimização
(usar linguagem C).
O percurso
usado para testar é uma cópia reduzida do autódromo do Estoril, à qual foram
acrescentadas algumas ligações entre diferentes troços da pista.
Fig. 2 - Vista aérea do autódromo do Estoril. |
Fig. 3 - Planta do autódromo. |
Autódromo do Estoril (Fernanda Pires da Silva) | |
Ano de construção | 1972 |
Comprimento | 4182,72 m |
Comprimento trajectória ideal | 4140,42 m |
Largura | 10,00 m a 18,00 m |
Largura na linha de partida | 14,00 m |
Largura curvas 1,2,3,11,12 & 13 | 14,00 m |
Largura curvas 4,5,6,7 & 8 | 10,00 m |
Largura curvas 9 & 10 | 18,00 m |
Curvas | 13 (4 esquerda e 9 direita) |
Maior Recta | 985,686m (Start/Finish) |
Máxima inclinação de subida | 6,75% |
Máximo inclinação de descida | 5,56% |
Contactos |
Morada:
EN-9, KM 6 Apartado 49
2646 - 901 Alcabideche
Portugal
Telefone:
+351 21 460 95 00
Fax:
+351 21 460 95 95
correio electrónico:
circuitoestoril@estoril-circuit.com
Sítio na internet:
http://estoril-circuit.com/pt/contactos/
|
Tab. 1 - Principais características
do autódromo.
Comentários
Postar um comentário