PÉ NA TÁBUA


Corrida de calhambeques recebe 36 veículos e o tricampeão Nelson Piquet.

A segunda edição do Pé na Tábua espantou a chuva e recebeu competidores de cinco estados brasileiros.


Franca-SP, 29 de janeiro de 2012. Não foi apenas uma corrida, foi um espetáculo, um show a parte ver carros das décadas de 20 e 30 disputarem na pista como se estivessem dentro das antigas competições não regulamentadas. Os apaixonados por carros, ou antigomobilistas, se prepararam por semanas para este evento que reuniu representantes de São Paulo, Goiás, Brasília, Paraná e Minas Gerais. A dupla de Ponta Grossa-PR veio rodando em um Ford Cabriolet 1931, aquele com o conhecido “banco da sogra” e ainda voltaram pra casa com dois troféus.



 O “Pé na Tábua – Corrida de Calhambeques” aconteceu na cidade de Franca, interior de São Paulo e terra do calçado masculino. A pista para essa competição foi o Speed Park, um pequeno autódromo que conta com uma estrutura profissional para eventos de velocidade. Para carros tão antigos, a preocupação não foi a velocidade final, que na maioria das categorias não chegava nos 100 km/h, mas sim com o show de voltar no tempo a bordo de carros que fizeram história. Para isso, os organizadores preparam uma programação característica desses automóveis. No sábado, os competidores desfilaram pela cidade até o local do evento e mais tarde foi realizada a prova da “Marcha Lenta”. Nessa prova ganha o carro mais lento e só pode ser disputada por automóveis que possuem os “bigodes” ou controle de aceleração na coluna de direção, permitindo que o carro ande tão devagar que seu piloto possa sair do veículo.



Para o domingo, o espetáculo. Quatro categorias chamaram o público francano e regional para vibrar junto de competidores experientes e também entusiastas. Na categoria “Miscelânea” o centro das atenções foi um De Soto 1929, muito raro, e o piloto do Chevrolet 1928, Sr. Darci Gabarra que mesmo aos 89 anos mostrou entusiasmo de um jovem competidor. Para quem é amante da velocidade e de motores mais potentes, os “transplantados” fizeram um show a parte, em curvas fechadas e com grandes ultrapassagens. Na “Ford Modelo A”, a mais disputada da competição com 17 carros, os Fordinhos deitaram e rolaram com pegas emocionantes onde quem ergueu a taça foi o ex-presidente do clube do Fordinho, Mateus Polizel. Mas, a categoria mais esperada foi a “Speed”, não só pelos automóveis já caracterizados para correr, mas por um competidor das antigas, Nelson Piquet. O tricampeão mundial de Fórmula 1 estava presente no evento e correu com seu Lincoln 1927 levantando o ego de todos os competidores presentes. Seu desempenho na pista foi louvável e com toda sua experiência soube abrilhantar a apresentação terminando em primeiro lugar.

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