Citroën H Van





A Citroën H Van, Tipo H, H-Type ou HY é um furgão de painel (caminhão leve) produzido pelo fabricante de automóveis francês Citroën entre 1947 e 1981. Ele foi desenvolvido como uma simples roda van impulsionado frente após a Segunda Guerra Mundial. Um total de 473.289 foram produzidas em 34 anos em fábricas na França e na Bélgica. A maioria deles foram vendidos na França, Bélgica e Holanda. Eles não foram vendidos no Reino Unido em passeio de mão direita.


Tripulações das Bibliotecas Itinerantes, no inicio dos anos 60.
Foto fornecida pelo Sr. Manuel Bapista, motorista na época (2º a contar da esquerda)


Names
Equipes da Citroën trabalhou em 8 projetos e apenas o último foi desenvolvido, dando-lhe o seu nome: "H". A maioria das vans tipo H eram vendidos como modelo HY. Outros modelos incluem H (versões iniciais), HX (menor capacidade de carga), HZ, e HW (maior capacidade de carga). Por um tempo, eles também foram vendidas como modelo 1600. Na França, esta van é conhecido como "Nez de Cochon" ("Pig Nose"). Quando usado pela polícia, ele foi chamado de "panier à salade" ("cesta salada").

A primeira frota de Bibliotecas itinerantes da Gulbenkien,
contemporânea à frota da CML.
Conto 17 viaturas. A CML teve 2 em 1960 e mais 2 em 1961.


Técnico
O motor, caixa de velocidades e muitas peças menores são compartilhados com outros modelos Citroën. O motor e caixa de velocidades são quase idênticas às da tracção Avant e depois o DS, unicamente com o motor montado na frente da caixa de velocidades. Os faróis foram idênticos aos do 2CV, enquanto indicadores de velocidade foram emprestado sucessivamente a partir da tracção e da Avant Ami 6.



Corpo Styling
O distintivo trabalho de corpo ondulado usado durante todo o período de produção foi inspirada por Junkers alemães (os aviões), a partir da Primeira Guerra Mundial até os anos 1930, os três motores Junkers Ju 52 sendo o último a usar esta construção. Henry Ford também adotou essa construção para a aeronave de passageiros Ford Tri-Motor. As costelas maior resistência sem adicionar peso, e exigiu ferramentas de prensagem única simples, de baixo custo. Os painéis do corpo planas foram apoiados no interior por 'cartola' secções de caixa, em ângulo reto com as costelas.
Veículos saiu da fábrica Citroën com apenas três estilos de corpo: o padrão fechado van, uma versão pick-up e um corpo despido que foi para não-Citroën treinador construtores e formaram a base para o gado-truck e outras variantes. A versão básica tinha um comprimento total de 4.26m, mas os veículos também estavam disponíveis em uma versão LWB com um comprimento total de 5.24m.
Em Setembro de 1963, o vidro traseiro estilo anterior - uma janela estreita vertical, com cantos curvos - foi substituído com uma janela quadrada da mesma altura mas mais amplo, 45 centímetros de cada lado. O gorro foi modificado para dar duas entradas adicionais retangulares condicionado em as bordas inferiores, um para um aquecedor, o outro um manequim para a simetria.
No início de 1964, o pára-brisas dividido usado desde 1947 foi substituído por um único pára-brisas, enquanto no final de 1964, os chevrons na grade do radiador, tiras de alumínio previamente estreitas semelhantes aos do Traction Avant, foram substituídos com o estilo mais curto, pontas de divisas como usado na maioria dos veículos Citroen, nas últimas décadas do século XX.
Em novembro de 1969 as pequenas luzes de estacionamento foram interrompidas, os indicadores dianteiros foram recesso para os bastidores, e a forma das asas traseiras foi alterada de semi-circular para retangular.

Apresentação oficial do serviço de Bibliotecas itinerantes da CML em 1960.


Articulada traseiro "suicídio" portas da cabine foram usados ​​até o fim da produção em 1981, excepto nos veículos fabricados para o mercado holandês, onde convencionalmente portas giratórias estavam disponíveis a partir de 1968



Escala e modelos die-cast
Modelos Matchbox de série Yesteryear No. YTF1 (desconhecido produção) escala desconhecida: Citroen H-Type Integral Van 1947 em libré Evian.
Norev 1:43 e 1:87: Citroën Tipo HY







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