UTIC
A história
UTIC são as iniciais da União de Transportadores para
Importação e Comércio. Fundada em 1944, em Lisboa, a UTIC foi formada pelas
principais empresas rodoviárias de transporte de passageiros com o objectivo de
obter peças a preços competitivos para os seus autocarros, principalmente
pneus, atendendo ao período conturbado que o país e o resto do mundo. Após a
Guerra, a UTIC passou a importar chassis directamente aos fabricantes, sendo as
carroçarias construídas pelos seus membros. A primeira grande série de chassis
importados foram Macks de origem americana, entre 1947 e 1948., seguindo-se 30
Guy Arab III 6LW, em versão de exportação com com volante à direita e que
também foi utilizado em grandes quantidades na Holanda e na Bélgica.
De modo a responder às necessidades das empresas
rodoviária, a UTIC optou por passar a construir as suas próprias carroçarias.
Para tal inaugurou em Lisboa - Cabo Ruivo uma fábrica. Posteriormente construiu
uma outra nos arredores do Porto, em Laborim, que com alguma autonomia,
construiu os seus próprios modelos.
Com as nacionalizações posteriores ao 25 de Abril o
capital da UTIC passou a pertencer ao Estado. Em 1985, como forma de superar
dificuldades financeiras, a UTIC dividiu-se em 19 empresas. Duas delas passaram
a dedicar-se exclusivamente à construção de autocarros. A fábrica de Cabo Ruivo
passou a denominar-se GRAFAL e a de Laborim, Faborim. O capital da UTIC era
detido, em 47%, pelo Estado. Esta situação foi de pouca dura, já que em 1992 a
UTIC encerrava a sua produção.
Os modelos mais significativos
Modelo
(classificação não oficial)
|
Ano
|
Notas
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Fotos
|
2001
|
|||
2001R
|
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2001RELIANCE
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CHARLES PIERRE
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existiram na frota da Carris e faziam o serviço de
alugueres ao Liceu Charles Pierre
|
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GUYARAB
|
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RELIANCE
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|||
UTICAN
|
|||
UTIC0
|
|||
UTIC0RG
|
UTIC 0 com "rabo grande"
|
||
UTIC1
|
1973
|
o modelo alguma vez mais construído em Portugal.
Aplicado essencialmente a chassis UTIC AEC. Há casos com motores Volvo e até
Leyland. Teve inúmeras versões que classificámos em casos: UTIC 1L;
UTIC 1B; UTIC 1X. Também construído em tamanhos "pequeno" e
"mini", com motores Leyland e OM. Na falta de mais elementos a
classificação resume-se a: UTIC 1
|
|
UTIC1 4/2
|
versão urbana do UTIC1, com porta de 4 folhas à
frente e 2 folhas ao meio
|
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UTIC1 4/4
|
versão urbana do UTIC1, com porta de 4 folhas à
frente e 4 folhas ao meio
|
||
UTIC1 1/2K
|
versão do UTIC 1 com uma ligeira diferença na
traseira
|
||
UTIC 1L
|
primeira versão do UTIC 1; na frente os faróis estão
agrupados na horizontal
|
||
UTIC1R 1/2K
|
versão do UTIC 1 com frente em riscas e pequena
diferença na traseira
|
||
UTIC1R 4/2
|
versão urbana do UTIC 1 com frente em riscas e porta
de 4 folhas à frente e duas folhas ao meio
|
||
UTIC1X
|
versão do UTIC 1 com dois faróis de cada lado na
vertical; a última versão do UTIC 1
|
||
UTIC2
|
só em modelo Urbano, em versão com porta à frente e
atrás (recarroçamentos) e porta à frente e ao meio (também aplicado a
recarroçamentos)
|
||
UTIC2 2/4
|
UTIC2 com porta de 2 folhas à frente e 4 folhas ao
meio
|
||
UTIC2 4/2
|
UTIC2 com porta de 4 folhas à frente e 2 folhas ao
meio
|
||
UTIC2 4/4
|
UTIC2 com porta de 4 folhas à frente e 4 folhas ao
meio
|
||
UTIC3
|
urbano só identificado com motor Leyland
|
||
UTIC4
|
os ingleses identificam como "alpine"
|
||
UTIC5
|
semelhante ao "novo" da Eurobus e Salvador
Caetano; também em recarroçamentos
|
||
EUROPA
|
também aplicado a recarroçamentos; essencialmente em
chassis Leyland, mas também existem com motores Scania.
|
||
EUROPASE
|
modelo Europa, mas com o piso mais elevado
(sobre-elevado)
|
||
GRANADE
|
|||
GF
|
modelo pequeno, da qual a extinta Guarda Fiscal
tinha uma frota numerosa
|
||
LISBOA
|
só aplicado em recarroçamentos(?)
|
||
POPULAR
|
|||
TEJO
|
|||
DOURO
|
só em tamanho pequeno
|
||
PORTO
|
últimas produções da UTIC; só em tamanho pequeno
|
Os
modelos de autocarros
Um
pouco de história
Até
aos anos 30 os autocarros que circularam nas estradas portuguesas seriam
maioritariamente importados, havendo alguns casos de montagem em Portugal, quer
em pequenas oficinas , quer nas oficinas das próprias empresas de transporte
rodoviáriol.
Nos
anos 40 nasce a UTIC
com
o objectivo, não só de importar peças, mas também de construir autocarros.
Surgem então os primeiros modelos com desenho e construção portugueses.
Na
década seguinte a construição e montagem dão lugar a que, pelo menos, nos
arredores do Porto, se desenvolvam uma série de empresas de carroçarias que, de
forma mais evoluída , passam a construir autocarros, continuando a utilizar
motores importados. São o caso da Narciso & Castro e da Murteira.
Destaca-se no entanto a Martins & Caetano que, apoiando-se em pequenas
oficinas e garagens sediadas no concelho de Vila Nova de Gaia, desenha e
constrói os seus próprios autocarros. São utilizados essencialmente
chassis Volvo, enquanto que a UTIC utilizava maioritariamente chassis e motores
AEC. Muitas empresas de camionagem continuavam a reconstruir os seus próprios
veículos nas suas oficinas. Apenas a UTIC apresentava uma dimensão razoável,
possuindo duas unidades fabris: uma em Laborim, nos arredores do Porto e uma
outra em Cabo Ruivo, em Lisboa.
Desde
os anos 60 e até aos finais dos anos 80, praticamente todos os autocarros das
empresas rodoviárias portuguesas foram construídos em Portugal, utilizando
chassis e motores importados.
Nos
finais dos anos 80 dá-se o fenómeno da importação de veículos usados,
provenientes de países da Europa central, nomeadamente da Alemanha.
Em
meados de 1995 a UTIC deixou de laborar e a partir do final da década de 80 a
importação de autocarros em segunda mão condicionou a actividade dos
carroçadores portugueses, que se viram e vêm a braços com sérios problemas de
viabilidade da sua produção. Apenas a Salvador
Caetano e a Irmãos Mota
vingaram entre as empresas de carroçadores. A Alfredo
Caetano, a Camo,
a GAF
e a J.
D. Martins continuaram a sua actividade, mas com uma
dimensão muito reduzida. A Euro
Bus
é abosorvida por capitais brasileiros, tornando-se a Marcopolo.
Na
década de 90 Portugal tornou-se um autêntico mostruário de modelos alemães,
suecos e alguns franceses e holandeses, com mais de 10 e 15 anos de serviço,
utilizados principalmente nos serviços urbanos e suburbanos. Apenas no longo
curso os autocarros continuam a ter desenho e construção portuguesa.
Em
complemento à sua actividade de construção de carroçarias, todos fabricantes
desenvolveram uma actividade paralela de reconstrução de viaturas, utilizando
chassis já utilizados. Actividade que nos 70 e 80 teve grande importância, mas
que nos anos 90 caiu em declínio, em virtude da importação maciça de autocarros
em segunda mão.
A classificação dos modelos
Nos
quadros relativos aos carroçadores tentámos reunir os modelos mais
significativos construídos em Portugal desde os anos 70.
Para
os anos anteriores não temos qualquer tipo de informação. Relativamente aos
veículos importados a informação fica para outra ocasião.
O
método de classificação baseia-se sempre no nome que cada carroçador dá ao
modelo. No entanto, na maior parte das vezes, isto não acontece (ou se
acontece, não temos essa informação). Tivemos assim que recorrer a nomes
artificiais ou de código, de modo a ultrapassar esta contrariedade.
Chamamos
atenção para que, em algumas situações, o mesmo modelo ter sido construído por
mais de um carroçador. Por fim queremos salientar que geralmente o modelo
original sofre muitas alterações ao longo dos anos. São faróis diferentes ou
suplementares, são frisos alterados, são frentes ou traseiras diferentes, para
já não falar no esquema de pintura que muitas vezes sofre variações de
autocarro para autocarro.
As frotas
Um dos aspectos mais apaixonantes do mundo dos
autocarros é conhecer as frotas das empresas rodoviárias. De um modo geral, as
empresas vão comprando os veículos, uns novos, outros em segunda mão e, em contrapartida,
vão-se desfazendo de outros.
Acompanhar todos estes movimentos é uma tarefa
complicada, principalmente quando as empresas não são sensíveis a fornecer
essas informações. Como tal, resta apenas ao amigo dos autocarros passar
algumas horas junto aos terminais rodoviários ou à porta das estações de
recolha.
As numerações
De um modo geral, as empresas atribuem um número de
identificação ao veículo. As empresas mais modestas utilizam um critério de
numeração sucessiva. Empresas de maior dimensão utilizam outros sistemas:
por marca de motor: CCFL,
Vimeca
por zona de operação: ex
Rodoviária Nacional
por ano de aquisição: ex Ami
Transportes
Muitas empresas, depois do autocarro ter sido abatido,
voltam a utilizar o mesmo número num outro autocarro adquirido posteriormente
(CCFL, Rodoviária de Lisboa).
As listas
Nas listas apresentadas, as matrículas são indicadas
sem o hifen que separa os grupos números do grupo letras.
As listas não estão completas, terão decerto erros e
omisões. Fica no entanto o empenho de divulgar a informação existente a todos
os possívies interessados.
Nota
Esta página não não tem qualquer intuito comercial.
Todas as informações não são oficiais.
Empresas
Albano Martins Esteves & Filhos, Lda.
Albino da Costa Reis & Filhos
Alfredo Farreca Rodrigues, Lda.
Amândio Paraíso, Lda.
António Augusto dos Santos, Lda.
António da Cruz e João deslize Neves, Lda.
António da Silva Cruz & Filhos, Lda.
António dos Prazeres da Silva & Filhos, Lda.
António Ferreira dos Santos & Filhos, Lda.
Armindo Nogueira da Costa
Arriva Portugal Transportes
Auto Mondinense, Lda.
Auto Tranportadora do Porto Santo
Auto Transportes do Fundão, Lda.
Auto Viação Almeida & Filhos, Lda.
Auto Viação Aveirense, Lda.
Auto Viação Castelo da Maia, Lda.
Auto Viação Cura, Lda.
Auto Viação como Murtosa, Lda.
Auto Viação de Souto, Lda.
Auto Viação do Minho. Lda.
Auto Viação do Tâmega, Lda.
Auto Viação Espinho, Lda.
Auto Viação Feirense, Lda.
Auto Viação Grijó, Lda.
Auto Viação Landim, Lda.
Auto Viação Melgaço, Lda.
Auto Viação Micaelense, Lda.
Auto Viação Pacense, Lda.
Auto Viação Sandinense, Lda.
Autocarros da Camacha
Barquense - Agência de Viagens e Turismo
Barraqueiro Transportes
Barraqueiro Oeste / Barraqueiro Transportes
Boa Viagem / Barraqueiro Transportes
Caetano Cascão Linhares, Herdeiros, Lda.
Caetano Raposo & Pereira, Lda.
Charline - Transportes, Viagens e Turismo, Lda.
Companhia Carris de Ferro de Lisboa
Companhia Carros S. Martinho, Lda.
Companhia de Automóveis e Turismo
Cristiano Lda.
EAVT Empresa automobilistica da Viação e Turismo, Lda.
Emílio de Castro & C ™. Lda.
Empresa Alfandeguense, Lda.
Empresa Automóveis do Caniço, Lda
Empresa Berrelhas o Camionagem, Lda.
Empresa de Automóveis do Caniço
Empresa de Transportes António Cunha, SA ETAC
Empresa de Transportes Auto Penafiel, Lda.
Empresa de Transportes Courense, Lda.
Empresa de Transportes Gondomarense, Lda.
Empresa de Transportes Urbanos de Braga, EM
Empresa de Viação Barranquense, Lda.
Empresa de Viação Beira Douro, Lda.
Empresa de Viação do Pico, Lda.
Mafrense / Barraqueiro Transportes
Empresa de Viação Terceirense, Lda.
Empresa Hoteleira do Gerês, Lda.
Esteves, Braga & Andreia, Lda.
Eva Transportes SA
Faria, Lda.
Frota Azul (Algarve) -Transportes e Turismo, Lda.
Henrique Leonardo Mota, Lda.
Horários do Funchal, Transportes Públicos, Lda.
Interoliveirense - Transportes, Lda.
Isidoro Duarte, Lda.
J. Espírito Santo & Irmãos, Lda.
Joalto - Rodoviária das Beiras, Lda.
João Gonçalves Silva Sordo e António Gonçalves da Silva Barros Sordo
Joaquim Jerónimo, Lda.
Joaquim da Costa Ferreira & Filhos, Lda.
Joaquim Gomes Calçada & Filhos, Lda.
Joaquim Guedes Filho e Genros, Lda.
Joaquim Martins da Fonseca, Lda.
José Alves & Filhos, Lda
José Rodrigues Fontes & Lourenço da Silva Granja, Lda.
José Vieira Pinto Mendes, Paiva & Correia, SA
Lopes & Filhos, Lda
Machado Fernandes & C ™
Manuel Pacheco & Cia., Lda.
Marques Lda.
Moisés Correia de Oliveira, Lda.
Moreira Gomes & Costa, Lda.
Oliveira Fernandes & Ribeiro, Lda.
Resende - Actividades Turísticas SA
Ribatejana / Barraqueiro Transportes
Rodocôa - Transportes, Lda.
Rodoeste
Rodonorte, Transportes Portugueses, SA
Rodoviária da Beira Interior, SA
Rodoviária da Estremadura / Barraqueiro Transportes
Rodoviária de Lisboa SA
Rodoviária do Alentejo, SA
Rodoviária do Tejo, SA
Salvador Alves Pereira & Filhos, Lda.
SAM - Sociedade de Automóveis da Madeira, Lda.
Scotturb, Transportes Urbanos, Lda.
Sequeiras, Lucas, Venturas & Cia. Lda.
Serviços Municipalizados de Águas e Transportes de Portalegre
Serviço Municipalizados da Câmara Municipal de Aveiro
Serviços Municipalizados da Cabeceiras de Basto
Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra
Soares Oliveira, SA.
Sociedade de Automóveis da Madeira (SAM), Lda.
Sociedade de Automóveis de S. Roque do Faial, Lda.
Sociedade de Transportes Carrazeda Vila Flor, Lda.
Sociedade de Transportes Colectivos do Porto
Transcovizela - Transportes Públicos, Lda.
Transcunha - Transportes Rodoviários de Viana, Lda.
Transdev (Portugal) Transportes, Lda.
Translagos
Transportes Colectivos de Viseu
Transportes Colectivos do Barreiro
Transportes Urbanos da Covilha
Transportes Urbanos de Famalicão, Lda.
Transportes Urbanos de Santo Tirso, Lda.
Transurbanos de Guimarães - Transportes Públicos, Lda.
Transportes Sul do Tejo, SA TST
Turicoa - Viagens e Turismo, Lda.
União de Sátão e Aguiar da Beira, Lda.
União de Transportes dos Carvalhos, Lda.
Valpibus - Alberto Pinto & Filhos, Transportes Rodoviários, SA
Varela e Cia., Lda.
Verde Minho Transportes
Vimeca Transportes
Viúva Carneiro & Filhos, Lda.
Viúva Monteiro & Irmão
Albino da Costa Reis & Filhos
Alfredo Farreca Rodrigues, Lda.
Amândio Paraíso, Lda.
António Augusto dos Santos, Lda.
António da Cruz e João deslize Neves, Lda.
António da Silva Cruz & Filhos, Lda.
António dos Prazeres da Silva & Filhos, Lda.
António Ferreira dos Santos & Filhos, Lda.
Armindo Nogueira da Costa
Arriva Portugal Transportes
Auto Mondinense, Lda.
Auto Tranportadora do Porto Santo
Auto Transportes do Fundão, Lda.
Auto Viação Almeida & Filhos, Lda.
Auto Viação Aveirense, Lda.
Auto Viação Castelo da Maia, Lda.
Auto Viação Cura, Lda.
Auto Viação como Murtosa, Lda.
Auto Viação de Souto, Lda.
Auto Viação do Minho. Lda.
Auto Viação do Tâmega, Lda.
Auto Viação Espinho, Lda.
Auto Viação Feirense, Lda.
Auto Viação Grijó, Lda.
Auto Viação Landim, Lda.
Auto Viação Melgaço, Lda.
Auto Viação Micaelense, Lda.
Auto Viação Pacense, Lda.
Auto Viação Sandinense, Lda.
Autocarros da Camacha
Barquense - Agência de Viagens e Turismo
Barraqueiro Transportes
Barraqueiro Oeste / Barraqueiro Transportes
Boa Viagem / Barraqueiro Transportes
Caetano Cascão Linhares, Herdeiros, Lda.
Caetano Raposo & Pereira, Lda.
Charline - Transportes, Viagens e Turismo, Lda.
Companhia Carris de Ferro de Lisboa
Companhia Carros S. Martinho, Lda.
Companhia de Automóveis e Turismo
Cristiano Lda.
EAVT Empresa automobilistica da Viação e Turismo, Lda.
Emílio de Castro & C ™. Lda.
Empresa Alfandeguense, Lda.
Empresa Automóveis do Caniço, Lda
Empresa Berrelhas o Camionagem, Lda.
Empresa de Automóveis do Caniço
Empresa de Transportes António Cunha, SA ETAC
Empresa de Transportes Auto Penafiel, Lda.
Empresa de Transportes Courense, Lda.
Empresa de Transportes Gondomarense, Lda.
Empresa de Transportes Urbanos de Braga, EM
Empresa de Viação Barranquense, Lda.
Empresa de Viação Beira Douro, Lda.
Empresa de Viação do Pico, Lda.
Mafrense / Barraqueiro Transportes
Empresa de Viação Terceirense, Lda.
Empresa Hoteleira do Gerês, Lda.
Esteves, Braga & Andreia, Lda.
Eva Transportes SA
Faria, Lda.
Frota Azul (Algarve) -Transportes e Turismo, Lda.
Henrique Leonardo Mota, Lda.
Horários do Funchal, Transportes Públicos, Lda.
Interoliveirense - Transportes, Lda.
Isidoro Duarte, Lda.
J. Espírito Santo & Irmãos, Lda.
Joalto - Rodoviária das Beiras, Lda.
João Gonçalves Silva Sordo e António Gonçalves da Silva Barros Sordo
Joaquim Jerónimo, Lda.
Joaquim da Costa Ferreira & Filhos, Lda.
Joaquim Gomes Calçada & Filhos, Lda.
Joaquim Guedes Filho e Genros, Lda.
Joaquim Martins da Fonseca, Lda.
José Alves & Filhos, Lda
José Rodrigues Fontes & Lourenço da Silva Granja, Lda.
José Vieira Pinto Mendes, Paiva & Correia, SA
Lopes & Filhos, Lda
Machado Fernandes & C ™
Manuel Pacheco & Cia., Lda.
Marques Lda.
Moisés Correia de Oliveira, Lda.
Moreira Gomes & Costa, Lda.
Oliveira Fernandes & Ribeiro, Lda.
Resende - Actividades Turísticas SA
Ribatejana / Barraqueiro Transportes
Rodocôa - Transportes, Lda.
Rodoeste
Rodonorte, Transportes Portugueses, SA
Rodoviária da Beira Interior, SA
Rodoviária da Estremadura / Barraqueiro Transportes
Rodoviária de Lisboa SA
Rodoviária do Alentejo, SA
Rodoviária do Tejo, SA
Salvador Alves Pereira & Filhos, Lda.
SAM - Sociedade de Automóveis da Madeira, Lda.
Scotturb, Transportes Urbanos, Lda.
Sequeiras, Lucas, Venturas & Cia. Lda.
Serviços Municipalizados de Águas e Transportes de Portalegre
Serviço Municipalizados da Câmara Municipal de Aveiro
Serviços Municipalizados da Cabeceiras de Basto
Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra
Soares Oliveira, SA.
Sociedade de Automóveis da Madeira (SAM), Lda.
Sociedade de Automóveis de S. Roque do Faial, Lda.
Sociedade de Transportes Carrazeda Vila Flor, Lda.
Sociedade de Transportes Colectivos do Porto
Transcovizela - Transportes Públicos, Lda.
Transcunha - Transportes Rodoviários de Viana, Lda.
Transdev (Portugal) Transportes, Lda.
Translagos
Transportes Colectivos de Viseu
Transportes Colectivos do Barreiro
Transportes Urbanos da Covilha
Transportes Urbanos de Famalicão, Lda.
Transportes Urbanos de Santo Tirso, Lda.
Transurbanos de Guimarães - Transportes Públicos, Lda.
Transportes Sul do Tejo, SA TST
Turicoa - Viagens e Turismo, Lda.
União de Sátão e Aguiar da Beira, Lda.
União de Transportes dos Carvalhos, Lda.
Valpibus - Alberto Pinto & Filhos, Transportes Rodoviários, SA
Varela e Cia., Lda.
Verde Minho Transportes
Vimeca Transportes
Viúva Carneiro & Filhos, Lda.
Viúva Monteiro & Irmão
lista da frota
autocarros disponibilizados
ano(s)
|
série
|
chassis
|
modelo motor
|
carroçador
|
modelo carroçaria
|
lotação
|
|
1940
|
1-6
|
6
|
AEC
|
Regent
|
Weymann
|
28
|
|
1946
|
197-200
|
4
|
Henchel
|
18+15
|
|||
1946
|
7-12
|
6
|
AEC
|
Regalt
|
Weymann
|
32
|
|
1947
|
201-202
|
2
|
Leyland
|
PD1
|
Leyland
|
2 pisos
|
30/26
|
1947-1949
|
13-24
|
12
|
AEC
|
Regal III
|
Weymann/CCFL
|
24+21
|
|
1947-1949
|
25-54
|
30
|
AEC
|
Regal III
|
Weymann
|
24+21
|
|
1947-1949
|
55-114
|
60
|
AEC
|
Regal III
|
Saunders
|
24+21
|
|
1947-1949
|
115-124
|
10
|
Isotta-Fraschini
|
Caproni-Ambrosi
|
30
|
||
1947-1949
|
125-134
|
10
|
Leyland
|
OPS1
|
32
|
||
1947-1949
|
135-138
|
4
|
Albion
|
CX13
|
32
|
||
1947-1949
|
139-143
|
5
|
Maudslay
|
Mn III
|
32
|
||
1950-1952
|
203-233
|
31
|
AEC
|
Regent III
|
Weymann
|
2 pisos
|
30/26+4
|
1951-1952
|
234-235
|
0
|
recarroçados
|
Weymann/CCFL
|
2 pisos
|
30/26+4
|
|
1953
|
236-246
|
11
|
AEC
|
Regent III
|
Weymann
|
2 pisos
|
30/26+4
|
1953
|
247-248
|
0
|
recarroçados
|
Weymann/CCFL
|
2 pisos
|
30/26+4
|
|
1955-1957
|
249-314
|
66
|
AEC
|
Regent III
|
Weymann
|
2 pisos
|
30/26+4
|
1958-1960
|
315-370
|
56
|
AEC
|
Regent V
|
Weymann
|
2 pisos
|
36/31+4
|
1961
|
371-395
|
25
|
AEC
|
Regent V
|
CCFL
|
2 pisos
|
36/31+4
|
1960
|
401-412
|
12
|
AEC
|
Regent V
|
UTIC
|
2 pisos
|
36/31+4
|
1961-1962
|
413-439
|
27
|
AEC
|
Regent V
|
UTIC
|
2 pisos
|
36/31+4
|
1962
|
600-615
|
16
|
AEC
|
Regent V
|
CCFL
|
36/31+4
|
|
1963-1964
|
616-644
|
29
|
AEC
|
Regent V
|
CCFL
|
40/33+4
|
|
1964-1966
|
151-156
|
6
|
UTIC-AEC
|
U-2006
|
UTIC
|
turismo
|
41
|
1964-1966
|
645-701
|
57
|
UTIC-AEC
|
Regent V
|
UTIC
|
2 pisos
|
40/33+4
|
1966
|
61-66
|
6
|
AEC
|
Reliance
|
UTIC
|
1 piso, 3 portas
|
18+58
|
1966
|
157-162
|
6
|
AEC
|
Reliance
|
UTIC
|
turismo
|
41
|
1966-1967
|
440-489
|
0
|
recarroçados
|
UTIC
|
36/29+4
|
||
1966-1967
|
702-731
|
30
|
AEC
|
Regent V
|
CCFL
|
40/33+4
|
|
1967-69
|
801-850
|
50
|
Daimler
|
CRG6LXB
|
CCFL
|
2 pisos
|
45/34+4
|
1968
|
67-86
|
20
|
Diamler
|
CVU6LX
|
UTIC
|
1 piso, 3 portas
|
18+52
|
1968
|
163-168
|
6
|
Daimler
|
CVU6LX
|
UTIC
|
turismo
|
41
|
1968
|
490-494
|
0
|
recarroçados
|
CCFL
|
2 pisos
|
36/29+4
|
|
1968
|
123-135
|
0
|
recarroçados
|
CCFL
|
16+46; 15+53
|
||
1969
|
136-146
|
0
|
recarroçados
|
Weymann/CCFL
|
27+33
|
||
1970-1971
|
109-122
|
0
|
recarroçados
|
Weymann/UTIC
|
20+40;36+9
|
||
1971-1972
|
851-855
|
5
|
Daimler
|
CRG6LXB
|
UTIC/CCFL; S Caetano
|
2 pisos, duas portas
|
47+25
|
1972
|
104-108
|
0
|
recarroçados
|
CCFL
|
15+53
|
||
1975-1976
|
1001-1200
|
200
|
Volvo
|
B59-55
|
Salvador Caetano, Camo, Utic
|
1 pisos, duas portas
|
34+58
|
1977
|
919
|
1
|
Volvo
|
S Caetano
|
articulado
|
47+110
|
|
1978-1979
|
1201-1214
|
14
|
Volvo
|
B59-55
|
Camo
|
34+58
|
|
1978-1979
|
1301-1400
|
100
|
Volvo
|
B59-55A
|
S Caetano, Camo, UTIC
|
40+33
|
|
1978-1979
|
2001-2100
|
100
|
MAN
|
SL 200
|
UTIC, S Caetano
|
41+36
|
|
1980
|
171-179
|
9
|
Magirus Deutz
|
S Caetano
|
Alpha
|
39+
|
|
1981
|
181-185
|
5
|
Magirus Deutz
|
S Caetano
|
Alpha
|
53
|
|
1981
|
1401-1412
|
12
|
Volvo
|
B10R
|
Camo
|
UR80
|
38+31
|
1982
|
1-4
|
4
|
Renault
|
deficientes
|
6
|
||
1982
|
1413-1462
|
50
|
Volvo
|
B10r
|
Camo
|
UR80
|
38+31
|
1982
|
2101-2112
|
12
|
MAN
|
SL200
|
S Caetano
|
41+36
|
|
1983-1984
|
1463-1484
|
22
|
Volvo
|
B10R
|
Camo
|
UR82.1
|
41+47
|
1983-1984
|
1485-1498
|
14
|
Volvo
|
B10R
|
Camo
|
UR83.3
|
|
1983-1986
|
2113-2198
|
86
|
Man
|
SL200
|
S Caetano
|
41+47
|
|
1983-1984
|
3001-3110
|
110
|
Iveco
|
470
|
S Caetano
|
41+54
|
|
1983
|
11-12
|
0
|
renumerados e modificados
|
CCFL
|
deficientes
|
||
1987
|
21
|
0
|
renumerado
|
2 pisos aberto
|
|||
1987
|
5-6
|
2
|
Renault
|
UTIC
|
deficientes
|
||
1989
|
95-96
|
0
|
renumerados
|
ex 5-6
|
|||
1991
|
97-98
|
2
|
Renault
|
deficientes
|
|||
1991-1992
|
1500-1529
|
30
|
Volvo
|
B10M-55A
|
Camo
|
Camus
|
|
1997
|
93-94
|
2
|
Mercedes Benz
|
412D
|
Camo
|
deficientes
|
|
1997
|
1530-1589
|
60
|
Volvo
|
B10M-55A
|
Camo
|
Cronus
|
|
1997
|
1420-1433
1435-1455
|
0
|
recarroçados
|
Camo
|
Camus
|
||
1997-1998
|
4001-4112
|
112
|
Mercedes Benz
|
O405N2
|
Camo
|
||
1998
|
1413
1416-1419
1456-1479
|
0
|
recarroçados
|
Camus
|
|||
1999
|
91-92
|
2
|
Mercedes Benz
|
412D
|
Camo
|
deficientes
|
|
2000
|
4113-4149
|
37
|
Mercedes Benz
|
O530
|
Eurobus IB
|
Citaro
|
|
1998-2002
|
1481
1482 1483
1492
1495
1486
1497
1498
|
0
|
recarroçados 2 pisos turismo
|
Camo
|
Camus DD
|
||
2000
|
1601-1635
|
35
|
Volvo
|
Volvo B7L
|
Camo
|
||
2000-2001
|
1801-1820
|
20
|
Volvo
|
B12L CNG
|
Camo
|
gás
|
|
2004
|
201-
240
|
40
|
Mercedes Benz
|
416D
|
Irmãos Mota
|
||
2004
|
2201-
|
Man
|
Caetanobus
|
CityGold
|
|||
2004-2005
|
2311-
|
Man
|
Marcopolo
|
Viale
|
|||
Recordar é renasceram
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCheguei a andar nestes autocarros quando tinha aulas só da parte da manhã no secundário e regressava a casa. Lá por volta de 1995. Era uma versão que tinha 74 lugares, não sei se é o número exacto; tinha fiadas de 3+2 lugares e um corredor estreitíssimo. Os bancos tinham um ferro à altura da cabeça e o pessoal estava sempra a bater com a cabeça nele.
ResponderExcluirTambém eu, quando ía e vinha da primária.
ExcluirAndei em vários utic, em 1996 trocaram para scanias importados, mercedes O305, e Setras e alguns MAN.
Pelo menos na península de Setúbal foi isto que aconteceu.
Essa fiada de 3 se não estou em erro, era acrescentada posteriormente
ExcluirMuito bom trabalho.
ResponderExcluirEm 2011 ainda tive o previlégio de andar num utic tejo ex. Covas &fillhos na TST.
ResponderExcluirMas utentes lá arranjaram maneira de ele desaparecer após várias reclamações.
As únicas reclamações que eu poderia ter era o espaçamento entre os bancos, mas isso é responsabilidade do carruçador e o corredor era um pouquinho mais estreito mas não muito.
O Aspecto era mais moderno, mas enfim.
Mas também tinha 20 anos, o que não era nada, pois é média da maioria das empresas...
Mas ía para abate mais cedo ou mais tarde.