Corrida de Calhambeques
Não foi apenas uma corrida, foi um espetáculo, um show a parte ver
carros das décadas de 20 e 30 disputarem na pista como se estivessem
dentro das antigas competições não regulamentadas. Os apaixonados por
carros, ou antigomobilistas, se prepararam por semanas para este evento
que reuniu representantes de São Paulo, Goiás, Brasília, Paraná e Minas
Gerais. A dupla de Ponta Grossa-PR veio rodando em um Ford Cabriolet
1931, aquele com o conhecido “banco da sogra” e ainda voltaram pra casa
com dois troféus.
O “Pé na Tábua – Corrida de
Calhambeques” aconteceu na cidade de Franca, interior de São Paulo e
terra do calçado masculino. A pista para essa competição foi o Speed
Park, um pequeno autódromo que conta com uma estrutura profissional para
eventos de velocidade. Para carros tão antigos, a preocupação não foi a
velocidade final, que na maioria das categorias não chegava nos 100
km/h, mas sim com o show de voltar no tempo a bordo de carros que
fizeram história. Para isso, os organizadores preparam uma programação
característica desses automóveis.
No sábado, os competidores desfilaram
pela cidade até o local do evento e mais tarde foi realizada a prova da
“Marcha Lenta”. Nessa prova ganha o carro mais lento e só pode ser
disputada por automóveis que possuem os “bigodes” ou controle de
aceleração na coluna de direção, permitindo que o carro ande tão devagar
que seu piloto possa sair do veículo.
Para o domingo, o espetáculo. Quatro
categorias chamaram o público francano e regional para vibrar junto de
competidores experientes e também entusiastas. Na categoria “Miscelânea”
o centro das atenções foi um De Soto 1929, muito raro, e o piloto do
Chevrolet 1928, Sr. Darci Gabarra que mesmo aos 89 anos mostrou
entusiasmo de um jovem competidor. Para quem é amante da velocidade e de
motores mais potentes, os“transplantados” fizeram um show a parte, em
curvas fechadas e com grandes ultrapassagens. Na “Ford Modelo A”, a mais
disputada da competição com 17 carros, os Fordinhos deitaram e rolaram
com pegas emocionantes onde quem ergueu a taça foi o ex-presidente do
clube do Fordinho, Mateus Polizel.
Mas, a categoria mais esperada foi a
“Speed”, não só pelos automóveis já caracterizados para correr, mas por
um competidor das antigas, Nelson Piquet. O tricampeão mundial de
Fórmula 1 estava presente no evento e correu com seu Lincoln 1927
levantando o ego de todos os competidores presentes. Seu desempenho na
pista foi louvável e com toda sua experiência soube abrilhantar a
apresentação terminando em primeiro lugar.
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