1960, Cars: Ford Anglia 105E




O Ford Anglia 105E foi introduzido em 30 de Setembro 1959, com as vendas começaram em 1960. Ele sucedeu o Anglia 100E e foi a última Inglês Ford descobrindo o nome Anglia. O desenho era típico desta geração. Destacam-se a janela "reverso" traseiro, que também foi construído em 1957 Mercury Turnpike Cruiser, e os faróis proeminentes separados por uma grande grade. Além disso, há algumas influências americanas, como as barbatanas traseiras e o projeto aerodinâmico.

Ford Anglia 100E 
Ford Anglia 105E Estate
Ford Anglia (Thames) 307E
Em 1962, o 123E Anglia Super foi introduzido. A nova versão teve um 1198 cc Kent-motor Ford Cortina sob o capô. Uma variante especial foi o Anglia Sportsman, construído pela Ford da Bélgica, em Antuérpia, foi para todos os efeitos, um deluxe Anglia normal, exceto que a roda sobressalente foi montado na parte externa da tampa da bagageira.


Ford Anglia 105E Standard
Ford Anglia 105E Deluxe
O Anglia 105E estava disponível em três estilos de corpo do Saloon, o Estate eo Van (até às 1965 chamadas Thames 307E ou 309E Van). O Anglia estava disponível em duas versões de acabamento, standard e deluxe. A última variante tinha tiras laterais, grade e faróis molduras cromadas. O interior foi ricamente equipada, incluindo "de dois tons" painéis laterais e uma caixa de luvas com fechadura. Ambos os modelos utilizados a nova sobrecarga válvula 997 cc Kent-motor capaz de até 75 mph.


Ford Anglia 105E Sportsman

Em 1965, o Ford Anglia 105E Torino foi introduzido pelo braço italiano da Ford. O Ford Anglia 105E Torino usado o chassis, portas, pára-brisas e de todas as partes mecânicas do Anglia 105E Saloon, mas o corpo exterior foi de um todo novo projeto desenhado por Michelotti e construído pela Officine Stampaggi Industriali (IS). O design italiano acabou com os faróis salientes, asas traseiras e óculo traseiro inclinado e substituiu-os com um corpo mais "europeu" influenciado. Na realidade, o carro era um saloon quadradão bastante sem graça. O carro também foi vendido no Benelux. O número de Ford Anglia 105E Torino é construído é desconhecida, mas cerca de 10.007 foram vendidos em Itália.


Ford Anglia 105E Torino
O Anglia foi substituído pelo Ford Escort Mark I em 1968. Até então 954.426 Salons, 129,529 e 205,001 Estates Vans foram produzidos.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas