O Ford
Anglia 105E foi
introduzido em 30 de Setembro 1959,
com as vendas começaram em 1960.
Ele sucedeu o Anglia
100E e foi a
última Inglês Ford descobrindo o nome Anglia.
O desenho era típico desta geração. Destacam-se a janela "reverso" traseiro, que também foi
construído em 1957 Mercury Turnpike Cruiser,
e os faróis proeminentes
separados por uma grande grade. Além disso, há algumas
influências americanas, como as
barbatanas traseiras e o projeto
aerodinâmico.
|
Ford
Anglia 100E | |
|
Ford
Anglia 105E Estate |
|
Ford
Anglia (Thames) 307E |
Em 1962, o 123E
Anglia Super foi introduzido. A nova versão teve um 1198 cc Kent-motor Ford Cortina
sob o capô. Uma variante especial foi o Anglia Sportsman, construído pela Ford da
Bélgica, em Antuérpia, foi para todos os efeitos, um deluxe Anglia normal, exceto
que a roda sobressalente foi montado na parte externa da tampa da bagageira.
|
Ford
Anglia 105E Standard |
|
Ford
Anglia 105E Deluxe |
O Anglia
105E estava disponível em três estilos de corpo do Saloon, o Estate
eo Van (até
às 1965 chamadas Thames
307E ou 309E
Van). O Anglia
estava disponível em duas versões de
acabamento, standard e deluxe. A
última variante tinha tiras laterais, grade e
faróis molduras cromadas. O interior foi ricamente equipada, incluindo "de dois
tons" painéis laterais e uma caixa
de luvas com fechadura. Ambos os
modelos utilizados a nova sobrecarga válvula
997 cc Kent-motor
capaz de até 75 mph.
|
Ford
Anglia 105E Sportsman |
Em 1965, o Ford
Anglia 105E Torino
foi introduzido pelo braço italiano da Ford. O
Ford Anglia 105E
Torino usado o
chassis, portas, pára-brisas
e de todas as partes mecânicas do
Anglia 105E Saloon,
mas o corpo exterior foi de um todo novo projeto
desenhado por Michelotti e construído pela Officine Stampaggi Industriali (IS).
O design italiano acabou com os faróis salientes,
asas traseiras e óculo
traseiro inclinado e substituiu-os
com um corpo mais "europeu" influenciado. Na realidade, o carro era um saloon quadradão bastante
sem graça. O carro também foi vendido
no Benelux. O número de Ford Anglia 105E
Torino é construído é desconhecida, mas cerca de 10.007 foram vendidos em Itália.
|
Ford
Anglia 105E Torino |
O Anglia foi substituído pelo Ford Escort Mark I em 1968. Até
então 954.426 Salons, 129,529 e 205,001
Estates Vans foram
produzidos.
Comentários
Postar um comentário