Há 89 anos atrás, em 1925, surgiu em Lisboa
o primeiro serviço de Táxis, que a edilidade lisboeta perpetuou na cidade
através do Edital municipal de 25/10/1989 , no Impasse A à Rua
da Fonte, na freguesia de Carnide, e no modo que a gíria popular os
designava : Rua Táxis Palhinhas.
Este primeiro serviço de Táxis de Lisboa foi o
resultado de uma ideia de Fernando Casimiro Manço que com um grupo de 40
motoristas criou a Cooperativa Lisbonense de Chauffeurs em 10/09/1925. Era
composta por cerca de 50 condutores e 11 viaturas da marca Citroën. O sucesso
foi em crescendo e o número de táxis aumentou rapidamente para cerca de 100
veículos.
A Cooperativa Lisbonense de Chauffeurs foi
adquirida pela Companhia de Viação Sernache em 1976 e, mais tarde, foi
integrada na Rodoviária Nacional.
Na década de 90 do século XX, Lisboa acrescentou
mais um taxista à sua toponímia com a
Rua
Augusto Macedo.
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taxi ilust palhinhas 1926 |
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Anos 60 |
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Anos 70 |
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Táxi 1900 Palhinhas Citroen |
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Táxi 1920 Palhinhas Packard |
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Táxi 1935 Palhinhas Plymouth |
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Táxi Austin A7 Hampshire 1948 |
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Táxis no Rossio |
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1928 Protesto de Taxistas Lisboetas |
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1928 Protesto de Taxistas Lisboetas |
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Praça dos Restauradores |
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Em 1928, greve dos táxis em Lisboa. Os taxistas grevistas
invadiam a Praça do Município e inundavam-na com as suas Donas Elviras. Gostava
de ter visto esta cena!
Revista ABC, Janeiro de 1928
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Anos 60 |
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Anos 60 |
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1959 Táxis Palhinha |
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1963 |
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Anos 50 |
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Anos 40 |
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Taxi no Rossio |
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Garagem Parisiense.2 (R.Andrade Corvo |
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Anos 40 |
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1975 Protesto Taxistas Ex-Colonia |
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Painel de instrumentos da época |
UM VELHO TÁXI NA HISTÓRIA DE LISBOA
O táxi em
que viaja é um «personagem» histórico da cidade de Lisboa. Foi até, vedeta de
um filme, no qual o seu condutor de então, Augusto Macedo, conquistou, aos 93
anos, o prémio de melhor actor amador atribuído no Festival de Pescara de 1996.
O carro é um Oldsmobile Cabriolet, modelo XT 303,
fabricado em 1928 pela General Motors. Desta série apenas três viaturas vieram
para a Europa e as outras duas há muito que o tempo as levou.
O motor e a grande maioria das peças continuam a ser
as de origem, com excepção dos pneus, que forma trocados pelos de um Chandler
ainda mais antigo, de 1923. O carro, de caixa aberta, apresenta um motor de 6
cilindros, com 2745 cm3 de cilindrada e 11 cavalos de potência.
Relíquias de taxímetros dos táxis de Lisboa
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Antigo taximetro da marca capelinha R550-20140128125834 |
O mais antigo taxista de
Lisboa
SEM UM ÚNICO ACIDENTE
O velho
AB-61-86 sobreviveu, sem nunca ter sofrido um acidente, ao seu proprietário,
falecido em Janeiro de 1997, precisamente no dia em que estreava três salas de
Lisboa o filme que interpretava para o realizador alemão Wolf Gaudlitz. Nesse
ano, em que caducava a sua carta de condução, Augusto Macedo era o mais antigo
taxista do mundo ainda no activo.
O filme de Gaudlitz, intitulado Táxi Lisboa, não
obedece propriamente a um guião rígido, antes conta historietas e encontros com
amigos de quatro cantos do mundo com os quais conviveram Augusto Macedo e o seu
Oldsmobile.
Nesse filme, referindo-se à provecta idade tanto do
táxi como do seu condutor, o escritor Virgílio Ferreira, comentaria, a brincar
com as letras da matrícula do carro: «não sei quem será mais velho. O AB da
chapa deve indicar que á Antes de Babilónia...».
DE PADEIRO A TAXISTA
Os primeiros
táxis surgiram em Lisboa no ano de 1907 e rapidamente se implantaram. Eram
apenas quatro e instalaram-se no Rossio. Apesar de pequenos e com quatro
lugares apertados, batiam em velocidade as velhas tipóias puxadas a cavalo e
acabaram por se impor.
Augusto Macedo, natural de uma pequena aldeia do
centro do País, veio para Lisboa, em 1916, para começar a trabalhar, aos 12
anos, numa padaria de que era sócio um seu irmão mais velho. Aos 24 anos, com
dinheiro que pediu emprestado, comprou o carro que nunca mais abandonaria e a
que dedicou toda a sua vida.
Não lhe era imaginável trocá-lo por qualquer outro e
por isso, nos anos 60, recusou indignadamente uma proposta da General Motors,
que lhe oferecia um carro novo em troca do AB, que passaria a integrar a
colecção da companhia.
DOIS MILHÕES DE QUILÓMETROS
Augusto Macedo percorreu ao volante do seu Oldsmobile
mais de 2 milhões de quilómetros pelas ruas de Lisboa e nas Linhas de Cascais e
de Sintra. Constituiu uma clientela fiel, quer nacional quer estrangeira, com a
qual criou fortes laços de amizade. Chegou a transportar três gerações da mesma
família. Os seus clientes estrangeiros reservavam as viagens muito antes de se
deslocarem a Lisboa.
Em 1998 a
Associação Turismo de Lisboa adquiriu o velho táxi de «antes da Babilónia»,
assegurando a sua conservação na cidade e a sua utilização para fins de
promoção turística. Preserva-se assim uma autêntica lenda de Lisboa que,
mantendo o espírito do seu anterior proprietário, continuará a acolher os
visitantes e a percorrer as ruas da cidade.
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Augusto Macedo e Oldsmobile Cabriolet |
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