Honda Prelude 2.0 I



Quarta Geração (1992-1996)

A quarta geração foi lançada no Japão em 1991 e no resto do mundo em 1992. O sistema de 4 rodas direccionais 4WS passou a ser inteiramente electrónico e a cilindrada do motor foi incrementada de 2.0 litros para 2.2 no modelo "VTEC" (DOHC VTEC H22A1, 190 PS (140 kW; 187 cv) 6800 rpm. Também existiu a versão 2.3 litros (DOHC H23A1, 160 PS (118 kW; 158 cv)  5800 rpm, Predefinição:Convert/Nm 5300 rpm). Este último motor, de 2300cc, é um excelente candidato para receber um turbo devido a ter uma baixa taxa de compressão, não sendo portanto necessário realizar nenhuma alteração ao motor. Outra característica interessante desta versão 2.3 para a aplicação de um turbo é o facto de possuir relações de caixa mais longas que o H22A1 VTEC. Existe ainda uma versão H23A1 VTEC que era standard na carrinha Accord SiR (CH9 FWD 1999-2001, CL2 AWD 2000-2001). O H23A VTEC possui 200 hp e um binário de 162.8 lbft  5300RPM, com um redline às 7800 rpm. A sua compressão é muito mais alta que no H23A1, sendo similar à do H22A1 VTEC. A versão japonesa Si possuía o motor F22B (2.2 L DOHC não-VTEC,160 PS (118 kW; 158 cv)). O modelo VTEC possui um sistema de travagem melhorado, tendo os rotores frontais passado de 10.3" para 11.1" e utilizava maxilas e pastilhas maiores, semelhantes aos do Acura Vigor. O design desta geração do Prelude é similar ao Honda Ascot Innova da mesma altura. Para terminar, resta referir que na Europa também foi utilizado o motor 2.0i com 133PS (98 kW; 131 cv).
Este modelo possui uma zona frontal mais larga e marcou o fim da utilização de faróis escamoteáveis. No entanto, este novo tipo de faróis também possui um design muito bem conseguido. Também houve alterações significativas na traseira que é mais alta e redonda quando comparada com a geração anterior. Quanto ao tecto de abrir, passou a ser em metal e passou a abrir por cima do tejadilho.
O tabelier, que foi considerado arrojado e até extraordinário possui mostradores ao logo de toda a sua extensão.






















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