Aeronaves da Aviação Naval


Aeronaves da Aviação Naval

fbab1 Franco-British Aviation F.B.A.B
Dois destes aparelhos, adquiridos em Janeiro de 1917, foram os primeiros da Aviação Naval Portuguesa. Inicialmente na Escola de Aviação Militar, me Vila Nova da Rainha, foram no mesmo ano transferidos para o Centro de Aviação Marítima, em Belém, a primeira unidade da Aviação Naval, inaugurada em 28 de Setembro de 1917.
A Aviação Naval Portuguesa possuiu (3) destes aparelhos, de 1917 a 1918

donnet1 Donnet-Denhaut DD8
Os primeiros (4) destes aparelhos, recebidos em 1918, para o Centro de Aviação Marítima de Lisboa, tinham motores Lorraine de 8 cilindros em V de 160 hp; os dotados à base de S. Jacinto tinham motores Hispano-Suiza de 8 cilindros, em V, de 200 hp.
A Aviação Naval Portuguesa possuiu (18) destes aparelhos, de 1918 a 1923.
georges1 Georges-Levy GL-40 HB2
Este tipo de hidroavião foi recebido em 1918 para o Centro de Aviação Naval de S. Jacinto, juntamente com oito Donnet-Denhault D.D.8.
A Aviação Naval Portuguesa possuiu (2) destes aparelhos. de 1918 a 1920
tellier1 Tellier T-3
A Aviação Naval Portuguesa possuiu (5) destes aparelhos. de 1918 a 1928

Foto: emfa
Felixstowe1 Felixstowe F-3
A Aviação Naval Portuguesa possuiu (2) destes aparelhos. de 1920 a 1922
Curtiss1 Curtiss HS-2L
A Aviação Naval Portuguesa possuiu (4) destes aparelhos. de 1921 a 1930

Foto: emfa
fairey1 Fairey III D
Fairey III D A Aviação Naval possuiu (1) destes aparelhos, o "Santa Cruz", utilizado na Travessia do Atlântico Sul em 1922. Adquiriu mais (5) Fairey III-D, de 1922 a 1930, 2 dos quais utilizados com o Santa Cruz. O “Lusitânea”, que iniciou a viagem, era um Fairey III D modificado, o Mk2. Foto: emfa
fokker1 Fokker T.3W Waterplane
A Aviação Naval Portuguesa possuiu (4) destes aparelhos, de 1924 a 1933. O quinto destes aviões desapareceu no Mar do Norte, em 1924, na viagem da Holanda para Portugal, com Sacadura Cabral e o mecânico Pinto Correia.
avro504 Avro 504 – K
A Aviação Naval Portuguesa possuiu (4) destes aparelhos, de 1924 a 1933. A Aviação Naval Portuguesa possuiu (3) destes aparelhos, de 1924 a 1933
Foto: emfa
cams37 C.A.M.S. 37
A Aviação Naval Portuguesa possuiu (8) destes aparelhos, de 1927 a 1935
hanriot1 Hanriot H-41
A Aviação Naval Portuguesa possuiu (6) destes aparelhos, de 1927 a 1933. O aparelho da imagem é um Hanriot DH-1. O Modelo H-41 seria de flutuadores
macchi1 Macchi M.18
A Aviação Naval Portuguesa possuiu (6) destes aparelhos, de 1928 a 1934.
dh60 DH.60 GIPSY MOTH
A Aviação Naval Portuguesa possuiu (4) destes aparelhos, de 1929 a 1933.
Fleet1 Consolidated Fleet
A Aviação Naval possuiu (31) destes aparelhos, de 1933 a 1952: (8) F-10B, de 33 a 52; (8) F-10G, de 34 a 52; (15) F-16D, de 41 a 52.
Em geral, de flutuadores.
Junkers1 Junkers K43-W
A Aviação Naval possuiu (5) destes aparelhos, de 1933 a 1941
hawker1 Hawker Osprey Mk III
A Aviação Naval possuiu (8) destes aparelhos, de 1935 a 1941 (2) na AN, mais (6) no CAN Macau. A Aviação Naval possuiu (5) destes aparelhos, de 1933 a 1941
shark1 Blackburn Shark IIa
A Aviação Naval possuiu (6) destes aparelhos, de 1936 a 1938.
st12 General Aircraft Monospar ST-12
A Aviação Naval possuiu (1) destes aparelhos, de 1936 a 1944
avro626 Avro 626
A Aviação Naval possuiu (12) destes aparelhos, de 1939 a 1950.
Foto: Adelino Cardoso
blenheim1 Bristol Blenheim MkV
Aviação Naval possuiu (14) destes aparelhos, de 1943 a 1948 (2) Mk V; (12) Mk IV F
short1 Short Sunderland MkI
A Aviação Naval possuiu (1) destes aparelhos, de 1943 a 1945
beaufighter Bristol Beaufighter TF Mk X
Aviação Naval possuiu (17) destes aparelhos, de 1945 a 1950
Grumman G-21B Goose
A Aviação Naval possuiu (12) destes aparelhos, adquiridos em 1940, a 1952, altura em que transitaram para a FAP. Ver em aeronaves da FAP.
Grumman G44 "Widgeon"
A Aviação Naval possuiu (12) destes aparelhos, adquiridos em 1942, a 1952, altura em transitaram para a FAP. Ver em aeronaves da FAP.
Airspeed Oxford Mk I
Com pintura e matrícula da Aviação Naval. A Aviação Naval possuiu (12) destes aparelhos, de 1943 a 1952, altura em que transitaram para a FAP. Ver em aeronaves da FAP.
Havilland DH-82A Tiger Moth
A Aviação Naval possuiu (30) destes aparelhos, de 1943 a 1952, altura em que transitaram para a FAP. Ver em aeronaves da FAP.
Miles Martinet T.T. Mk 1
A Aviação Naval possuiu (3) destes aparelhos, de 1943 a 1952, altura em que transitaram para a FAP. Ver em aeronaves da FAP.
Beechcraft AT-11 "Kansas"
A Aviação Naval possuiu (7) destes aparelhos, de 1948 a 1952, altura em que transitaram para a FAP. Ver em aeronaves da FAP.
Beechcraft SNB-5 (D-18S)
A Aviação Naval possuiu (5) destes aparelhos, de 1948 a 1952, altura em que transitaram para a FAP. Ver em aeronaves da FAP.
Curtiss Helldiver SB2C5
A Aviação Naval adquiriu (24) destes aparelhos em 1950, que transitaram para a FAP em 1952. Ver em aeronaves da FAP.
North American SNJ-4 (AT-6D)
A Aviação Naval adquiriu (8) destes aparelhos em 1950, que transitaram para a FAP em 1952. Ver em aeronaves da FAP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas