GP Memória - Portugal 1960
Tinha
passado um mês desde a corrida britânica quando máquinas e pilotos
rumavam à cidade do Porto para correrem o GP de Portugal, que naquele
ano voltava ao circuito da Boavista, depois de um ano a correr na
lisboeta Montes Claros, no Monsanto.
Mário de Araujo Cabral voltava a correr num Formula 1, desta vez num Cooper-Maserati da Scuderia Centro-Sud, ao lado do americano Masten Gregory.
Era a primeira alteração na lista de inscritos para a grelha de partida
na corrida portuguesa. A segunda grande alteração era o regresso de Stirling Moss
à competição, no seu Lotus-Climax, da Rob Walker Racing, quase dois
meses após o seu acidente quase fatal nos treinos para o GP da Belgica,
em Spa-Francochamps. Estavam presentes dezasseis pilotos, representando
as equipas de fábrica da Cooper, Lotus, Ferrari e BRM, e os privados da
Rob Walker Racing, a Centro Sud e da BRP.
Na Cooper oficial estavam Jack Brabham e Bruce McLaren, enquanto que na BRP estavam Olivier Gendebien e Tony Brooks. A Ferrari inscrevia dois carros para o americano Phil Hill e o alemão Wolfgang Von Trips, enquanto que a BRM tinha três carros para o americano Dan Gurney, o britânico Graham Hill e o sueco Jo Bonnier. Na Lotus estavam, para além de Moss, que corria pela escocesa Rob Walker Racing, os carros oficiais de Jim Clark, Innes Ireland, Henry Taylor e John Surtees.
Na
qualificação, a luta foi entre o BRM de Dan Gurney e o Lotus de John
Surtees, mas no final foi Surtees que conseguiu dar à Lotus a sua
primeira pole-position oficial da marca, batendo o americano por algumas
décimas de segundo. Jack Brabham completava a primeira linha no
terceiro posto. Na segunda linha estavam o Lotus de Stirling Moss e o
segundo BRM de Graham Hill. Na terceira estava o Cooper de Bruce
McLaren, o Lotus de Ireland e de Jim Clark, e a fechar o "top ten"
estavam os Ferrari de Wolfgang Von Trips e de Phil Hill.
Ainda
nos treinos, Henry Taylor tem um acidente que o fere num braço e o
impede de correr na prova portuguesa. Quanto a Mário "Nicha" Cabral, é o
último a partir para a corrida do dia seguinte.
Na
partida, Brabham parte melhor e toma a liderança, mas pouco depois sai
largo numa curva e Gurney fica com o comando, com o piloto australiano a
cair para o sexto lugar. Atrás do americano estavam Moss, Surtees e
Phil Hill. As coisas permaneceram assim até à décima volta, quando
Gurney começou a ficar para trás devido a uma fuga de óleo, fazendo com
que o comando caisse às mãos de Surtees, com Moss logo atrás, bem colado
ao seu compatriota no Lotus oficial.
Contudo,
pouco depois, Moss tem problemas devido às velas do seu carro, e também
caiu na classificação. Mas para piorar as coisas, sofre um pião e para
virar, guia alguns metros em sentido contrário. Com isso, so comissários
não tiveram outro remédio senão desqualificá-lo.
Surtees
continuava na frente, seguido de Brabham, que tinha recuperado e lutava
pelo segundo posto com o Ferrari de Phil Hill, mas na volta 29, o
americano despista-se e Brabham respira melhor. E mais acontecria na
volta 36, quando Surtees desiste um um radiador furado, cujo óleo tinha
vertido para os pedais, fazendo-o escorregar e perder o controlo do
carro.
Com
isto, Brabham era o lider e o seu companheiro Bruce era segundo, a
caminho de mais uma dobradinha da marca de John Cooper. E foi assim que
cruzaram a meta, no final da 55ª volta. A completrar o pódio estava um
jovem de 24 anos chamado Jim Clark, que conseguira ser o melhor
representante da Lotus naquele dia. O Ferrari de Wolfgang Von Trips, o
Cooper-BRP de Tony Brooks e o Lotus de Innes Ireland fecharam os lugares
pontuáveis.
Virtualmente,
Jack Brabham tinha ganho o bicampeonato, dado o enorme avanço que tinha
sobre o terceiro classificado, Innes Ireland, já que o segundo, Bruce
McLaren, era o seu companheiro. E quando um mês depois, todas as equipas
inglesas se recusam a correr na oval de Monza, afirmando que era
demasiado perigosa para ser corrida, essa virtualidade se tinha
transformado em realidade, pois só ficaria a faltar o GP dos Estados
Unidos, em Riverside.
Fontes:
MpoeamYina-Virginia Beach Alice Bryan Download crack
ResponderExcluirinfatisi