Lotus Cortina



1966 Ford Lotus Cortina Mk1 Saloon
Número de registro. Jux 450D
Chassi não. BA74FS59292
Notas de rodapé

    Ao longo da década de 1960 Ford prosseguido um programa ambicioso e abrangente desportos motorizados - "Desempenho Total" - que iria ver o triunfo do 'Blue Oval "em Le Mans com o GT40, enquanto os carros Ford-motorizados também venceu em Indianápolis e tomou a Fórmula 1 Campeonato Mundial. No Grupo 2 corridas de carros de produção da empresa era tão dominante, graças a um modelo específico: o Ford Lotus Cortina.

    Da Ford Walter Hayes encomendado Lotus Colin Chapman chefe para desenvolver a versão Grupo 2 edição da nova berlina Cortina; Lotus, então, construir os 1.000 carros necessários para a homologação. Lançado em 1963, o Lotus Cortina - Cortina Lotus em Ford linguagem - em exibição com base em Ford, twin-cima-da árvore de cames, motor 1,558cc da Elan na carroceria de duas portas. Suspensão dianteira McPherson independente foi mantido, com taxas de molas e amortecedores revistos, enquanto as molas de lâminas traseiras foram substituídas por bobina-mola / amortecedor unidades, localização do eixo a ser alcançados por braços de suspensão e um suporte de 'A'. A adopção de uma carcaça diferencial liga provou ser uma faca de dois gumes, o componente leve provando muito menos óleo apertado do que o original. Reversão para eixo de molas folha padrão da Ford curado o problema. Seus primeiros passeios tinha provado que o Lotus Cortina foi rápido, mas a movimentação foi longe de ser perfeito e designer Len Terry foi convidado a fazer as mudanças necessárias para o eixo traseiro localizando arranjos.

    A produção do Lotus Cortina começou em fevereiro de 1963, mas não foi até setembro daquele ano que era elegível para competir. Impulsionada por Jack Sears, um funciona Lotus Cortina terminou em 1º lugar na classe na corrida de estreia do modelo em Oulton Park no dia 20 de setembro, com Trevor Taylor segundo. No ano seguinte, o falecido Jim Clark, um motorista extremamente talentoso que aparentemente poderia fazer qualquer coisa com qualquer carro, levou o British Touring Car Championship dirigindo um exemplo obras-inscritos. Condução viva de Clark do Lotus Cortina, muitas vezes curvas com apenas três rodas no chão, nunca será esquecido por aqueles privilegiados o suficiente para ter testemunhado isso.

    Lotus Cortinas dominado a classe de corridas de carros saloon de 2 litros, muitas vezes um desafio para honras definitivas. Funciona carros foram conduzidos por Clark, Graham Hill, Peter Arundell e Jackie Ickx, enquanto Sir John Whitmore, dirigindo uma Alan Mann-entrado Lotus Cortina, foi Campeão Europeu de Carros de Turismo em 1965. Após a mudança de eixo, o até então frágil Lotus Cortina provou ser um carro de rali altamente capaz, trabalha motorista Bengt Soderstrom vencedora da Acrópole e comícios RAC em 1966.

    Construído na fábrica da Lotus em Delamare Road, Cheshunt, Hertfordshire, março 1966 e, anteriormente, residente no estado do sol da Califórnia, onde ele tinha apenas três proprietários na área de Los Angeles e foi última licenciada para a estrada em 1976, esta esquerda exemplo da movimentação da mão foi totalmente restaurado ao longo dos últimos três anos e é apresentado em excelente estado proporcionalmente. O corpo / chassis original foi reformado e repintado em 2010/2011, eo motor totalmente reconstruído, com a especificação original US SE árvores de cames mantido, pelos principais especialistas came gêmea Throbnozzle Corrida de Shoreham-by-Sea, West Sussex em Junho de 2012. Em 2013, , a transmissão foi totalmente reformulado e do interior renovado com guarnição totalmente autêntico e acessórios, enquanto as instalações elétricas foram verificados e componentes substituídas por novas, conforme necessário.

    Estamos informados de que o carro é, essencialmente, a especificação original, à direita para US-correto rectangular em vez de oval emblema Ford montado na asa, além de ter um par de frente quartas-de-pára-choques preferidos, uma lâmina pára-choque traseiro minus mercado dos EUA sobre -riders, pneus radiais, frente UK-legal / luzes traseiras e um sistema de escape em aço inoxidável. Documentação de acompanhamento consiste em um álbum de fotografias e CD-ROM de imagens que documentam todos os aspectos do que tem sido uma mais abrangente reconstruir com diligente atenção aos detalhes; as tags VIN originais; uma história escrita do carro e sua restauração; eo antigo Estado da Califórnia Certificado de Título. Após receber um passe 01 de julho de 2103 teste MOT e à emissão de um primeiro certificado, este bem apresentado 47 anos de idade foi registrada no Reino Unido pela primeira vez com o Swansea V5C e possuam um disco histórico imposto de circulação do veículo. Uma inspeção no metal em Goodwood vai confirmar que este é um exemplo excepcional de um volante à esquerda Lotus Cortina carro de estrada, que, estranhamente, nunca foi corrido ou se reuniram.
























































 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas