SUCESSO HÁ 25 ANOS
SUCESSO HÁ 25 ANOS, A FAT BOY® É UM DOS MODELOS FAVORITOS DOS APAIXONADOS PELA HARLEY-DAVIDSON.
Em 1990, o aparecimento da Fat Boy foi um sucesso instantâneo.
Para a Harley-Davidson Motor Company, a década de 1980 foi marcada por acontecimentos importantes.
Após a recompra da AMF em 1981, a marca começou seu renascimento; o lançamento do H.O.G. (Harley Owners Group) em 1983, a introdução do motor Evolution™ em 1984, seguidos pela entrada da empresa na bolsa de valores de Nova Iorque, em 1987.
Na virada da década, em 1989, a Motor Company foi, mais uma vez, a fabricante líder em motos de alta cilindrada nos EUA.
No mesmo ano, o lançamento dos modelos 1990 deu origem a um grande ícone, a FLSTF Fat Boy , criação de Willie G. Davidson.
A Fat Boy foi um dos primeiros modelos da marca com rodas fundidas. Essas rodas robustas de 16 polegadas deram o toque de estilo mais característico da Fat Boy® que, durante seus primeiros 18 anos, foi a única motocicleta equipada com elas.
O pneu traseiro também tem 200 mm de largura – o maior de todos os modelos de H-D® na época do lançamento – e estes atributos foram fundamentais para proporcionar um visual corpulento à moto.
A Fat Boy faz parte da família Softail®, que tem por característica principal os amortecedores escondidos sob o para-lamas, permitindo que os pilotos se beneficiem do conforto da moderna suspensão, sem perder o clássico visual hardtail.
O modelo original era alimentado pelo motor Evolution V-Twin de 1340 cc, que foi introduzido em 1984.
Em 2000, houve uma atualização para o novo motor Twin Cam 88B de 1450 cc e, em 2007, a introdução do Twin Cam 96B de 1584 cc.
Já o modelo 2016 recebeu o motor Twin Cam 103 High Output de 1690 cc, que antes equipava somente as motos da família Touring , adicionando ainda mais força e desempenho à moto.
A Fat Boy é um exemplo clássico de motocicleta em que aparência e ergonomia andam de mãos dadas.
Enquanto a aparência imponente nunca deixa de atrair a atenção, as amplas plataformas para os pés garantem o conforto em longos passeios, além do banco baixo que proporciona uma confortável posição de pilotagem.
Em 1991, a Fat Boy foi a estrela do filme “O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final”, firmando sua posição como uma das motos mais desejadas do mundo.
A motocicleta, pilotada pelo ator Arnold Schwarzenegger, realizou um dos saltos mais famosos da história do cinema, em que o Exterminador pula com a moto para dentro de um bueiro.
A proeza foi realizada com o auxílio de cabos que prendiam a Fat Boy , reduzindo o peso da motocicleta e do piloto ao tocarem no solo. Os cabos foram apagados na pós-produção.
Várias Fat Boy foram utilizadas na gravação do filme mas, na verdade, a moto pilotada por Schwarzenegger foi adquirida em 2014 pelo Museu Harley-Davidson, onde atualmente está em exposição.
O modelo também repete seu papel com Arnie em “O Exterminador do Futuro 5 – Gênesis”, lançado nos cinemas este ano.
Após o sucesso de “O Exterminador do Futuro 2”, a Universal Studios, em Hollywood, EUA, criou a atração Terminator 2 – apresentando uma moto personalizada Fat Boy como destaque principal da atração.
1990: Lançamento da Fat Boy
O aparecimento da primeira Fat Boy foi um sucesso instantâneo. Apelidada de “The Gray Ghost” (em português, “O fantasma cinza”), uma vez que só estava disponível nesta cor, a motocicleta tinha um estilo único e sua vigorosidade chamava a atenção.
Para a Harley-Davidson Motor Company, a década de 1980 foi marcada por acontecimentos importantes.
Após a recompra da AMF em 1981, a marca começou seu renascimento; o lançamento do H.O.G. (Harley Owners Group) em 1983, a introdução do motor Evolution™ em 1984, seguidos pela entrada da empresa na bolsa de valores de Nova Iorque, em 1987.
Na virada da década, em 1989, a Motor Company foi, mais uma vez, a fabricante líder em motos de alta cilindrada nos EUA.
No mesmo ano, o lançamento dos modelos 1990 deu origem a um grande ícone, a FLSTF Fat Boy , criação de Willie G. Davidson.
A Fat Boy foi um dos primeiros modelos da marca com rodas fundidas. Essas rodas robustas de 16 polegadas deram o toque de estilo mais característico da Fat Boy® que, durante seus primeiros 18 anos, foi a única motocicleta equipada com elas.
O pneu traseiro também tem 200 mm de largura – o maior de todos os modelos de H-D® na época do lançamento – e estes atributos foram fundamentais para proporcionar um visual corpulento à moto.
A Fat Boy faz parte da família Softail®, que tem por característica principal os amortecedores escondidos sob o para-lamas, permitindo que os pilotos se beneficiem do conforto da moderna suspensão, sem perder o clássico visual hardtail.
O modelo original era alimentado pelo motor Evolution V-Twin de 1340 cc, que foi introduzido em 1984.
Em 2000, houve uma atualização para o novo motor Twin Cam 88B de 1450 cc e, em 2007, a introdução do Twin Cam 96B de 1584 cc.
Já o modelo 2016 recebeu o motor Twin Cam 103 High Output de 1690 cc, que antes equipava somente as motos da família Touring , adicionando ainda mais força e desempenho à moto.
A Fat Boy é um exemplo clássico de motocicleta em que aparência e ergonomia andam de mãos dadas.
Enquanto a aparência imponente nunca deixa de atrair a atenção, as amplas plataformas para os pés garantem o conforto em longos passeios, além do banco baixo que proporciona uma confortável posição de pilotagem.
Em 1991, a Fat Boy foi a estrela do filme “O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final”, firmando sua posição como uma das motos mais desejadas do mundo.
A motocicleta, pilotada pelo ator Arnold Schwarzenegger, realizou um dos saltos mais famosos da história do cinema, em que o Exterminador pula com a moto para dentro de um bueiro.
A proeza foi realizada com o auxílio de cabos que prendiam a Fat Boy , reduzindo o peso da motocicleta e do piloto ao tocarem no solo. Os cabos foram apagados na pós-produção.
Várias Fat Boy foram utilizadas na gravação do filme mas, na verdade, a moto pilotada por Schwarzenegger foi adquirida em 2014 pelo Museu Harley-Davidson, onde atualmente está em exposição.
O modelo também repete seu papel com Arnie em “O Exterminador do Futuro 5 – Gênesis”, lançado nos cinemas este ano.
Após o sucesso de “O Exterminador do Futuro 2”, a Universal Studios, em Hollywood, EUA, criou a atração Terminator 2 – apresentando uma moto personalizada Fat Boy como destaque principal da atração.
Linha do tempo
1990: Lançamento da Fat Boy
O aparecimento da primeira Fat Boy foi um sucesso instantâneo. Apelidada de “The Gray Ghost” (em português, “O fantasma cinza”), uma vez que só estava disponível nesta cor, a motocicleta tinha um estilo único e sua vigorosidade chamava a atenção.
Rodas robustas, pneus largos e um tanque de combustível amplo contribuíam para seu estilo imponente.
O
sistema de duplo escape shotgun style também cooperou para um visual
original que foi muito copiado por outras marcas de motocicletas.
2005: A Screamin’ Eagle Fat Boy
2005: A Screamin’ Eagle Fat Boy
A
Fat Boy ganhou o tratamento CVO™, pela primeira vez, para o modelo
2005. A Screamin’ Eagle Fat Boy ostentava um motor Stroker Twin Cam de
1690 cc, uma suspensão traseira rebaixada e um novo assento estilo
pan-style, em três novas combinações com duas cores e acabamento de
metal.
2007: Mudanças no modelo
O lendário visual da Fat Boy está mais robusto do que nunca, graças a uma nova roda dianteira de 17 polegadas, maior que a anterior, de 16, e um pneu traseiro mais largo, de 200 mm.
2007: Mudanças no modelo
O lendário visual da Fat Boy está mais robusto do que nunca, graças a uma nova roda dianteira de 17 polegadas, maior que a anterior, de 16, e um pneu traseiro mais largo, de 200 mm.
A marca registrada do modelo é a roda dianteira em disco de alumínio, que ganhou novos bullet-hole.
Novos detalhes gráficos no tanque de combustível e em ambos os para-lamas acrescentaram um toque ainda mais estiloso à moto.
2010: O surgimento da Fat Boy Special
2010: O surgimento da Fat Boy Special
A
Fat Boy Special 2010 (chamada de Fat Boy Lo nos EUA) incorporou todo
estilo e sofisticação da Fat Boy , trocando os elementos cromados e
deixando a moto um pouco mais baixa, com altura de 61 cm do assento até o
chão.
O
assento e o guidão mais estreitos também ajudaram o modelo a se tornar
um grande sucesso, principalmente entre os pilotos mais jovens e aqueles
de menor estatura.
Plataformas meia-lua além de pintura fosca e acetinada também diferenciam o estilo da Fat Boy Special da Fat Boy original.
2015: Novo sistema de freio, acelerador eletrônico e nova motorização
2015: Novo sistema de freio, acelerador eletrônico e nova motorização
O
modelo 2015 passou a contar com novo sistema de freio dianteiro,
presente em todos as motocicletas da família Softail , que proporciona
uma redução de 40% na força aplicada nos freios durante frenagem
máxima.
Comentários
Postar um comentário