Sabia que…

No mundo atual, em que os automóveis podem alcançar velocidades consideráveis, como o Hennessey Venom GT que, com os seus 435,31 km/h, conseguiu superar o recorde do Bugatti Veyron Super Sport de 428 km/h, convertendo-se, assim, no automóvel mais rápido do momento, surpreenderá saber que a primeira multa por excesso de velocidade deu-se em 1899 a Walter Arnold por circular a cerca de 13 km/h numa zona de velocidade limitada a 3,2 km/h. Sem dúvida, que a perseguição deve ter sido curiosa, nas ruas de East Peckham, no condado britânico de Kent, onde um polícia de bicicleta impôs ao condutor do Karl Benz a multa de um xelim.
Cadillac
Também, bastante surpreendente, é o facto do presidente dos Estados Unidos da América, Franklin D. Roosevelt, ter usado uma limousine blindada do Al Capone para chegar ao Congresso americano a 8 de dezembro de 1941 e realizar a sua declaração de guerra. No dia anterior os japoneses tinham atacado Pearl Harbour e, ao que parece, a Casa Branca não disponha de um veículo à prova de bala e, por ser urgente transportá-lo, foi decidido usar o Cadillac Sedan 341A, de 1928, apreendido ao mafioso por evasão fiscal. Isso…antes do modificarem (pintura, sirenes, luzes, etc.) para dissimulá-lo…
Num mundo tao masculino, como é o do automóvel, é curioso como as mulheres têm desenvolvido um papel significativo, em particular através da realização de certos feitos, como, por exemplo, a primeira volta ao mundo em automóvel. Decorria o ano de 1927 quando Clärenore Stinnes subiu ao seu Adler Standard 6 e percorreu mais de 48.000 km na companhia de Carl Axel Söderström, um fotógrafo de origem sueca que tinha conhecido pouco antes de iniciar a sua viagem. Uma aventura ao volante, que durou dois longos anos, narrada em livro, escrito pela própria protagonista: Num automóvel através dos continentes.
É difícil acreditar que os automóveis que conseguem despertar tantas paixões, hoje em dia possam ser considerados máquinas diabólicas. Quando os veículos começaram a circular com alguma regularidade e se verificaram os primeiros acidentes, os defensores criaram associações para lutar contra estas “máquinas da morte”. Estiveram especialmente ativas em França e nos Estados Unidos da América com a “Liga contra o Automobilismo” e os “Inimigos das Máquinas Mortes”, respetivamente.
Poderíamos contar muitas mais curiosidades sobre o mundo motorizado mas vamos deixá-lo para outra ocasião…

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