Primeira geração do Seat Ibiza GLX 1.2
Opinião...
Na família
mais próxima existe um Seat Ibiza Crono SX, comprado novo em Dezembro de 1990,
ultima série especial antes da versão "New Style", vermelho com
listas pretas. Foi o primeiro automóvel que conduzi regularmente e como tal as
sensações de condução nunca mais as vou esquecer.... Desde a posição incorrecta
de condução (apesar dos bancos serem fantásticos, com um excelente apoio
lateral), dos pedais demasiado "em cima", e do volante bastante horizontal,
para não falar no accionamento da caixa de velocidades demasiado rígido; o
ruído do motor a alta rotação era qualquer coisa de asustador, pois parecia que
estava no limite da resistência do motor... E no entanto só se estava nas 2500
rpm...
Os travões não posso dizer que fossem precisos, mas até funcionavam bem, dado o peso do conjunto. Velocidade máxima.... 170km/h (de ponteiro, claro) Nunca me atrevi a dar mais, e o comportamento dele acima de 130km/h nunca me inspirou muita confiança....
Curioso era o facto de que a afinação do motor era demasiado sensível, e que para uma diferença de altitude de cerca de 500m o comportamento do motor ficar completamente diferente, o que obrigava ao recurso do "ponta-tacão" para manter o ralenti aceitável e poder efectuar um arranque em condições... Claro que quando era afinado a maior altitude, o motor tinha um bom comportamento, mas os consumos eram um susto....
No entanto mostrou-se um automóvel "de guerra", qual chaimite, e que passados 270000km ainda anda regularmente e não mostra sinais externos de desgaste (óleo babado e afins...). Claro que com as manetes da fechadura, a história era outra... Já foi necessário substituir umas peças de antimónio (?) que são demasiado frágeis, umas 5 ou 6 vezes...
Os plásticos não são maus de todo, mas são desconfortáveis ao tacto e a espuma do volante e da alavanca da caixa desfez-se toda... E alguém se lembra da tendência que estes modelos tinham para ter um camber demasiado negativo, com as torres da suspensão dianteira a "vergarem" completamente para o interior...
Enfim, parabéns pela abertura do tópico;
nunca pensei no carro como um clássico, mas no entnto já lá tenho umas jantes de SXi para lhe colocar qualquer dia. Pena serem de 14", pois as acelerações e reprises passar-se-ão a medir com um calendário, em vez dum cronómetro...
Cumprimentos - See more at: http://forum.motorclassico.pt/showthread.php?t=886&page=2#sthash.GE3qMvpM.dpuf
Os travões não posso dizer que fossem precisos, mas até funcionavam bem, dado o peso do conjunto. Velocidade máxima.... 170km/h (de ponteiro, claro) Nunca me atrevi a dar mais, e o comportamento dele acima de 130km/h nunca me inspirou muita confiança....
Curioso era o facto de que a afinação do motor era demasiado sensível, e que para uma diferença de altitude de cerca de 500m o comportamento do motor ficar completamente diferente, o que obrigava ao recurso do "ponta-tacão" para manter o ralenti aceitável e poder efectuar um arranque em condições... Claro que quando era afinado a maior altitude, o motor tinha um bom comportamento, mas os consumos eram um susto....
No entanto mostrou-se um automóvel "de guerra", qual chaimite, e que passados 270000km ainda anda regularmente e não mostra sinais externos de desgaste (óleo babado e afins...). Claro que com as manetes da fechadura, a história era outra... Já foi necessário substituir umas peças de antimónio (?) que são demasiado frágeis, umas 5 ou 6 vezes...
Os plásticos não são maus de todo, mas são desconfortáveis ao tacto e a espuma do volante e da alavanca da caixa desfez-se toda... E alguém se lembra da tendência que estes modelos tinham para ter um camber demasiado negativo, com as torres da suspensão dianteira a "vergarem" completamente para o interior...
Enfim, parabéns pela abertura do tópico;
nunca pensei no carro como um clássico, mas no entnto já lá tenho umas jantes de SXi para lhe colocar qualquer dia. Pena serem de 14", pois as acelerações e reprises passar-se-ão a medir com um calendário, em vez dum cronómetro...
Cumprimentos - See more at: http://forum.motorclassico.pt/showthread.php?t=886&page=2#sthash.GE3qMvpM.dpuf
Informações gerais
Ano de
Produção
|
1984 -
1993
|
Marca
|
SEAT
|
Modelo
|
Ibiza I
(021A)
|
Motor
|
1.2 (60
CV)
|
Tipo de
Corpo
|
Hatchback
|
Portas
|
3/5
|
Assentos
|
5
|
Características do corpo
Comprimento
|
3685 mm
|
Largura
|
1610 mm
|
Altura
|
1410 mm
|
Distância
entre eixos
|
2445 mm
|
Peso
|
890 kg
|
Max. Peso
|
1400 kg
|
Capacidade
da mala
|
Motor, transmissão
Motor
|
1193 cm3
|
Potência
do motor kW
|
44 kW
|
Potência
do motor CV
|
60 CV
|
Torque
|
81/4000
N*m/rpm
|
Sistema de
abastecimento de combustível
|
Carburador
|
Turbina
|
-
|
Número de
cilindros
|
4
|
Diâmetro
do cilindro
|
75 mm
|
Número de
válvulas por cilindro
|
2
|
Número de
mudanças
|
5
|
Combustível
|
A-95
|
Capacidade
do tanque de combustível
|
50 litro
13 galões
|
Padrão ECO
|
Correndo Features
Velocidade
máxima
|
155
km/h 97 MPH
|
Aceleração
aos 100 km/h
|
16 s
|
Consumo de
combustível (cidade)
|
9 l/100km
|
Consumo de
combustível (auto-estrada)
|
4.9 l/100km
|
O consumo
médio de combustível
|
6.6 l/100km
|
Viagem
média com tanque cheio
|
833 km
(521 miles)
|
Chassis
ABS
|
Yes
|
Freios
dianteiros
|
-
|
Freios
traseiros
|
-
|
Pneus
|
165/65
SR14
|
Rodas
|
Udialora_ji Sima Lenz https://wakelet.com/wake/uayN5dLZqy_rIAYRzel5z
ResponderExcluirrecnalime