Primeira geração do Seat Ibiza GLX 1.2

Opinião...



Na família mais próxima existe um Seat Ibiza Crono SX, comprado novo em Dezembro de 1990, ultima série especial antes da versão "New Style", vermelho com listas pretas. Foi o primeiro automóvel que conduzi regularmente e como tal as sensações de condução nunca mais as vou esquecer.... Desde a posição incorrecta de condução (apesar dos bancos serem fantásticos, com um excelente apoio lateral), dos pedais demasiado "em cima", e do volante bastante horizontal, para não falar no accionamento da caixa de velocidades demasiado rígido; o ruído do motor a alta rotação era qualquer coisa de asustador, pois parecia que estava no limite da resistência do motor... E no entanto só se estava nas 2500 rpm...

Os travões não posso dizer que fossem precisos, mas até funcionavam bem, dado o peso do conjunto. Velocidade máxima.... 170km/h (de ponteiro, claro) Nunca me atrevi a dar mais, e o comportamento dele acima de 130km/h nunca me inspirou muita confiança....

Curioso era o facto de que a afinação do motor era demasiado sensível, e que para uma diferença de altitude de cerca de 500m o comportamento do motor ficar completamente diferente, o que obrigava ao recurso do "ponta-tacão" para manter o ralenti aceitável e poder efectuar um arranque em condições... Claro que quando era afinado a maior altitude, o motor tinha um bom comportamento, mas os consumos eram um susto....

No entanto mostrou-se um automóvel "de guerra", qual chaimite, e que passados 270000km ainda anda regularmente e não mostra sinais externos de desgaste (óleo babado e afins...). Claro que com as manetes da fechadura, a história era outra... Já foi necessário substituir umas peças de antimónio (?) que são demasiado frágeis, umas 5 ou 6 vezes...

Os plásticos não são maus de todo, mas são desconfortáveis ao tacto e a espuma do volante e da alavanca da caixa desfez-se toda... E alguém se lembra da tendência que estes modelos tinham para ter um camber demasiado negativo, com as torres da suspensão dianteira a "vergarem" completamente para o interior...


Enfim, parabéns pela abertura do tópico;

nunca pensei no carro como um clássico, mas no entnto já lá tenho umas jantes de SXi para lhe colocar qualquer dia. Pena serem de 14", pois as acelerações e reprises passar-se-ão a medir com um calendário, em vez dum cronómetro...

Cumprimentos - See more at: http://forum.motorclassico.pt/showthread.php?t=886&page=2#sthash.GE3qMvpM.dpuf


Informações gerais

Ano de Produção
1984 - 1993
Marca
SEAT
Modelo
Ibiza I (021A)
Motor
1.2 (60 CV)
Tipo de Corpo
Hatchback
Portas
3/5
Assentos
5

Características do corpo

Comprimento
3685 mm
Largura
1610 mm
Altura
1410 mm
Distância entre eixos
2445 mm
Peso
890 kg
Max. Peso
1400 kg
Capacidade da mala


Motor, transmissão
Motor
1193 cm3
Potência do motor kW
44 kW
Potência do motor CV
60 CV
Torque
81/4000 N*m/rpm
Sistema de abastecimento de combustível
Carburador
Turbina
-
Número de cilindros
4
Diâmetro do cilindro
75 mm
Número de válvulas por cilindro
2
Número de mudanças
5
Combustível
A-95
Capacidade do tanque de combustível
50 litro 13 galões
Padrão ECO


Correndo Features
Velocidade máxima
155 km/h  97 MPH
Aceleração aos 100 km/h
16 s
Consumo de combustível (cidade)
9 l/100km  
Consumo de combustível (auto-estrada)
4.9 l/100km  
O consumo médio de combustível
6.6 l/100km  
Viagem média com tanque cheio
833 km (521 miles)


Chassis
ABS
Yes
Freios dianteiros
-
Freios traseiros
-
Pneus
165/65 SR14
Rodas





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas