Panair do Brasil 1
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Douglas C-53D-DO - PP-PBT
Panair do Brasil.
Douglas C-53D-DO, registro PP-PBT (cn 11743). Aeroporto de Barreiras, Bahia.
Registro
fotográfico garimpado na rede durante minhas incansáveis pesquisas, informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1942, foi equipado com dois motores Wright
R-1820.
Adquirido em 1942 pela USAF, foi matriculado 42-68816.
Convertido para a
versão DC-3A, foi adquirido pela Panair do Brasil, matriculado PP-PBT.
Em agosto de 1958
foi transferido para a NAB, matriculado PP-NAS.
Transferido para a Laos Colombia.
w/o reportado em 25 de julho de 1981, na
localidade de Caruru, Colômbia.
Lockheed 18-10-01 Lodestar - PP-PBH
Panair do Brasil. Lockheed 18-10-01
Lodestar, registro PP-PBH (cn 18-2113). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na
rede, informações adicionais serão bem vindas.
Breve Histórico:
Construído em 1941, foi equipado
com dois motores Pratt & Whitney Twin Wasp S1C3-G.
Inicialmente matriculado NC34907
pela Lockheed Aircraft Corp. em junho de 1941.
Adquirido pela Pan American
Airways (PAN AM) em 28 de novembro de 1941, manteve a mesma matricula,
registrado em 01 de janeiro de 1942.
Transferido à Panair do Brasil em
18 de dezembro de 1941, foi autorizado a voar sob o registro americano por
curto tempo. Matriculado PP-PBH em 21 de janeiro de 1942.
W/O reportado em 21 de setembro
de 1944, na localidade de Rio Doce, Minas Gerais.
Registro cancelado em 12 de
outubro de 1944.
Lockheed 18-10-01 Lodestar - PP-PBD
Panair do Brasil. Lockheed 18-10-01
Lodestar, registro PP-PBD (cn 18-2083). Aeroporto Santos Dumont (SDU/SBSP), Rio
de Janeiro, década de 40.
Registro fotográfico garimpado na
rede, de Carlos Dufriche, publicado no livro: O rastro da bruxa: história da aviação
comercial brasileira no século XX. Informações adicionais serão bem vindas.
Breve Histórico:
Construído no ano de 1941, foi equipado com dois
motores Pratt & Whitney Twin Wasp S1C3-G de 1050 hp.
Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways – Alaska Division),
em 28 de março de 1941, foi matriculado NC33668.
Transferido para a Panair do Brasil em 07 de Abril de 1941, foi matriculado PP-PBD.
w/o reportado em 18 de agosto de 1941, em São Paulo.
Transferido para a Panair do Brasil em 07 de Abril de 1941, foi matriculado PP-PBD.
w/o reportado em 18 de agosto de 1941, em São Paulo.
Registro cancelado em 04 de outubro de 1941.
Lockheed 18-10-01 Lodestar - PP-PBB
Panair do Brasil. Lockheed 18-10-01 Lodestar, registro
PP-PBB (cn 18-2081). Aeroporto Santos Dumont (SDU/SBSP), Rio de Janeiro,
década de 40.
Sobre a aeronave:
Construído em 1941, foi equipado
com dois
motores de 1,200 hp Pratt &
Whitney Twin Wasp S1C3-G, configurado inicialmente na versão PAX
12, alterada para PAX 13 em 11 de maio de 1945 (DOU de 16/05/1945 – p. 25 –
Seção I).
Adquirido pela Pan American
Airways (PAN AM) em 02 de março de 1941, matriculado NC 33666 (Alaska Division).
Transferido à Panair do Brasil em
30 de março de 1941 foi matriculado PP-PBB em 22 de abril de 1941.
Em 08 de janeiro de 1948, por
despacho da Diretoria de Aviação Civil – DC-107-48 –, publicado no DOU de 13 de
janeiro de 1948, p. 16 – Seção I, foi cancelado, a requerimento da Panair do
Brasil, o registro PP-PBB (cn 2081).
Vendido em 10 de janeiro de 1948
para Transportes Aéreos Universal Limitada, matriculado PP-BBA em 16 de janeiro
de 1948.
Por despacho datado de 24 de
dezembro de 1947 (DC-9.020-47), foi autorizada a mudança de propriedade e
reserva de matrícula para o PP-PBB (PP-BBA), publicado no DOU de 03 de janeiro
de 1948, p. 23 – Seção I, a requerimento da TAUL.
Em 01 de dezembro de 1948
retirado de uso devido a falência da empresa, registro cancelado em 13 de
janeiro de 1951.
Douglas DC-2-118B - PP-PAY
Panair do Brasil. Douglas
DC-2-118B. Registro PP-PAY (cn 1351). Aeroporto de Poços de Caldas, anos 40.
Registro fotográfico encontrado
na NET durante as minhas pesquisas. Informações adicionais serão bem vindas.
Um pouco de sua história:
Originalmente entregue novo a PAN
AM, em janeiro de 1935, matriculado NC14291.
Foi negociado com a empresa CNAC,
mas no momento do repasse da aeronave a transação foi cancelada. Em 29 de maio de 1939 foi
transferido para a PANAIR DO BRASIL, matriculado PP-PAY.
Em 26 de novembro de 1942 foi
vendido para a PLUNA (Argentina), registrado como CX-AEF, e batizado “Espírito
de Las Américas”.
Em 26 de dezembro de 1951 foi
vendido para o setor privado - utilização não comercial – na Argentina,
matriculado como LV-AHI.
Reportada sua destruição em
acidente em 02 de dezembro de 1954, em BHI (Villa Harding Airport) (Bahia
Blanca - Comandante Espora AB, Argentina).
Lockheed L-049-46-26 Constellation - PP-PCB
Panair do Brasil. Lockheed
L-049-46-26 Constellation, matricula PP-PCB (cn 2048). Aeroporto Internacional de Lisboa, 1952.
Registro fotográfico garimpado na
rede. Informações adicionais serão bem vindas!
Sobre a aeronave:
Construído em 1946, foi equipado
com quatro motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3),
radial.
Adquirido pela PAN AM em 15 de
março de 1946, foi matriculado N88848, batizado "Clipper Golden
Gate", jamais operado pela PAN AM. Armazenado até julho de 1946, quando
foi transferido para a Panair do Brasil.
Transferido para a Panair do
Brasil em 21/07/1946, entregue apenas em 27/07/1946, foi matriculado PP-PCB,
batizado "Bandeirante Domingos Alfonso Sertão".
Modificado para L-049-46.
Retirado de serviço e estocado no
Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), parcialmente canibalizado em 1962.
Foi sucateado e desmontado no Rio
de Janeiro, em 1969: vendido a preço de ferro velho para a Engenav Engenharia e
Construções em 28/04/1969.
Dois aviões da Panair tiveram
este registro: o Lockheed Constellation, da foto, Registro PP-PCB, e um Douglas
DC-4 (encomenda cancelada), também matriculado PP-PCB.
Lockheed L-049-46-26 Constellation - PP-PCB
Panair do Brasil. Lockheed L-049-46-26 Constellation, matricula PP-PCB (cn 2048). Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), 1952.
Registro fotográfico garimpado na rede (Coleção Vito Cedrini). Informações adicionais serão bem vindas!
Sobre a aeronave:
Construído em 1946, foi equipado com quatro motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3), radial.
Adquirido pela PAN AM em 15 de março de 1946, foi matriculado N88848,
batizado "Clipper Golden Gate", jamais operado pela PAN AM. Armazenado
até julho de 1946, quando foi transferido para a Panair do Brasil.
Transferido para a Panair do Brasil em 21/07/1946, entregue apenas em
27/07/1946, foi matriculado PP-PCB, batizado "Bandeirante Domingos
Alfonso Sertão".
Modificado para L-049-46.
Retirado de serviço e estocado no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), parcialmente canibalizado em 1962.
Foi sucateado e desmontado no Rio de Janeiro, em 1969: vendido a preço
de ferro velho para a Engenav Engenharia e Construções em 28/04/1969.
Dois aviões da Panair tiveram este registro: o Lockheed Constellation,
da foto, Registro PP-PCB, e um Douglas DC-4 (encomenda cancelada),
também matriculado PP-PCB.
Lockheed L-049-46-26 Constellation - PP-PCB
Panair do Brasil. Lockheed
L-049-46-26 Constellation, matricula PP-PCB (cn 2048). Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), 1952.
Registro fotográfico garimpado na
rede. Informações adicionais serão bem vindas!
Sobre a aeronave:
Construído em 1946, foi equipado
com quatro motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3),
radial.
Adquirido pela PAN AM em 15 de
março de 1946, foi matriculado N88848, batizado "Clipper Golden
Gate", jamais operado pela PAN AM. Armazenado até julho de 1946, quando
foi transferido para a Panair do Brasil.
Transferido para a Panair do
Brasil em 21/07/1946, entregue apenas em 27/07/1946, foi matriculado PP-PCB,
batizado "Bandeirante Domingos Alfonso Sertão".
Modificado para L-049-46.
Retirado de serviço e estocado no
Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), parcialmente canibalizado em 1962.
Foi sucateado e desmontado no Rio
de Janeiro, em 1969: vendido a preço de ferro velho para a Engenav Engenharia e
Construções em 28/04/1969.
Dois aviões da Panair tiveram
este registro: o Lockheed Constellation, da foto, Registro PP-PCB, e um Douglas
DC-4 (encomenda cancelada), também matriculado PP-PCB.
Douglas DC-6A/C - PP-LFA
Panair do Brasil. Douglas DC-6A/C, registro PP-LFA (cn 45527/1017)
taxiado em Londres, Heathrow (LHR/EGLL), anos 1960.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.
Um pouco de sua história:
A PANAIR DO BRASIL, possuiu 4
modelos Douglas DC 6A/C, todos oriundos do Loide Aéreo Nacional - LAN -, os
quais chegaram novos nessa empresa no ano de 1959.
A Panair manteve as matrículas,
originando o bloco de registro único PP-LF.
Construído no ano de 1958, foi
equipado com quatro motores Wright R-2800-CB16.
Adquirido novo pelo LAN - Loide
Aéreo Nacional, em agosto de 1958, matriculado PP-LFA, sem uso, foi armazenado.
Posteriormente, em 09 de dezembro
de 1958, foi alugado pela Panair do Brasil, mantendo a mesma matricula foi batizado
Bartolomeu Bueno de Siqueira.
Arrendado pela VASP em abril de
1961, comprado (incorporado) em janeiro de 1962, mantendo a mesma matricula.
Finalmente vendido pela VASP à La
Cumbre (Bolívia), em 1977, registrado como CP-1283.
Retirado de uso, foi armazenado
em SLLP (El Alto - La Paz - Bolívia).
Douglas DC-7C (Seven Seas) - PP-PDL
Panair do Brasil. Douglas DC-7C (Seven Seas), registro PP-PDL
(cn 45122/790). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações
adicionais serão sempre, bem vindas!
No destaque, Dercy Gonçalves.
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1957, foi equipado com quatro motores Wright R-3350-988TC18EA1-2 radial.
Adquirido novo pela Panair do Brasil em 04 de maio de 1957
foi matriculado PP-PDL, batizado "Bandeirante Fernão Dias Paes".
Em 14 de outubro de 1961, cerca de uma hora após decolar de
Manaus - Ponta Pelada (PLL/SBMN), o PDL comunicou a necessidade de efetuar um
pouso de emergência em Belém, pois nesse período, perdera o fluído hidráulico
da aeronave. No momento da aplicação do reverso nas hélices o PDL derrapou para
fora da pista, indo parar em uma vala, danificando os trens de pouso: w/o reportado.
Douglas DC-8-33 - PP-PEA
Panair
do Brasil. Douglas DC-8-33, registro PP-PEA (cn 45253/5). In flight (Turbinas).
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1961, foi equipado com quatro motores
Pratt & Whitney JT4A-9.
Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways) em 02
de junho de 1961, foi matriculado N800PA, batizado “Clipper Flying Cloud”.
Foi transferido para a Panair do Brasil em 29 de
setembro de 1962, matriculado PP-PEA, batizado “Bandeirante Garcia D’Ávila”.
Com o “pouso forçado” da Panair em fevereiro de
1965, foi transferido para a VARIG, mantendo a mesma matricula.
W/O em 05 de março de 1967, quando voava pela VARIG,
na localidade de Monróvia, Libéria.
Consolidated PBY 5A Catalina - PP-PEC
Construído na década de 30/40, pela Boeing Aircraft
of Canada Ltd - Canadá, sob licença da Consolidated Vultee Aircraft
Corporation, foi equipado com dois motores Pratt Whitney R-1830-92 radiais a
pistão de 1.200 hps, 14 cilindros.
Adquirido pela Panair do Brasil em meados de 1950
foi batizado “Bandeirante Aleixo Garcia”, matriculado PP-PEC.
Em 31 de maio de 1963 (DOU de 18/05/1964, p.21,
Seção 1), a Panair teve deferido o pedido de transferência
de propriedade desta aeronave, porém não especifica se a favor dela
ou em favor de terceiros.
No ano de 1965, foi arrendado à Cruzeiro
do Sul.
W/O reportado em 16 de outubro de 1966 - já operado
pela Cruzeiro do Sul - na localidade de Porto das Pedras, Ilha de Marajó -
Belém/PA.
Especificações Técnicas:
Fabricante: Boeing Aircraft of Canada Ltd. - Sob licença da Consolidated
Vultee Aircraft Corporation - EUA.
Motor: 02 Pratt Whitney R-1830-92 de 1.200 hp,
radial e 14 cilindros.
Comprimento: 19,52m
Envergadura: 31,72m
Altura: 5,65m
Peso vazio: 7.974 kg
Velocidade máxima: 314 km/h
Alcance: 4.030 km
Douglas DC-8-33 - PP-PEA
Panair
do Brasil. Douglas DC-8-33, registro PP-PEA (cn 45253/5). Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), Rio de Janeiro.
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1961, foi equipado com quatro motores
Pratt & Whitney JT4A-9.
Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways) em 02
de junho de 1961, foi matriculado N800PA, batizado “Clipper Flying Cloud”.
Foi transferido para a Panair do Brasil em 29 de
setembro de 1962, matriculado PP-PEA, batizado “Bandeirante Garcia D’Ávila”.
Com o “pouso forçado” da Panair em fevereiro de
1965, foi transferido para a VARIG, mantendo a mesma matricula.
W/O em 05 de março de 1967, quando voava pela VARIG,
na localidade de Monróvia, Libéria.
Douglas DC-8-33 - PP-PEA
Panair
do Brasil. Douglas DC-8-33, registro PP-PEA (cn 45253/5). Em algum lugar do passado.
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1961, foi equipado com quatro motores
Pratt & Whitney JT4A-9.
Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways) em 02
de junho de 1961, foi matriculado N800PA, batizado “Clipper Flying Cloud”.
Foi transferido para a Panair do Brasil em 29 de
setembro de 1962, matriculado PP-PEA, batizado “Bandeirante Garcia D’Ávila”.
Com o “pouso forçado” da Panair em fevereiro de
1965, foi transferido para a VARIG, mantendo a mesma matricula.
W/O em 05 de março de 1967, quando voava pela VARIG,
na localidade de Monróvia, Libéria.
Douglas DC-8-33 - PP-PEA
Panair
do Brasil. Douglas DC-8-33, registro PP-PEA (cn 45253/5). In flight.
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1961, foi equipado com quatro motores
Pratt & Whitney JT4A-9.
Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways) em 02
de junho de 1961, foi matriculado N800PA, batizado “Clipper Flying Cloud”.
Foi transferido para a Panair do Brasil em 29 de
setembro de 1962, matriculado PP-PEA, batizado “Bandeirante Garcia D’Ávila”.
Com o “pouso forçado” da Panair em fevereiro de
1965, foi transferido para a VARIG, mantendo a mesma matricula.
W/O em 05 de março de 1967, quando voava pela VARIG,
na localidade de Monróvia, Libéria.
Douglas DC-8-33 - PP-PEA
Panair
do Brasil. Douglas DC-8-33, registro PP-PEA (cn 45253/5). Em algum lugar do passado.
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1961, foi equipado com quatro motores
Pratt & Whitney JT4A-9.
Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways) em 02
de junho de 1961, foi matriculado N800PA, batizado “Clipper Flying Cloud”.
Foi transferido para a Panair do Brasil em 29 de
setembro de 1962, matriculado PP-PEA, batizado “Bandeirante Garcia D’Ávila”.
Com o “pouso forçado” da Panair em fevereiro de
1965, foi transferido para a VARIG, mantendo a mesma matricula.
W/O em 05 de março de 1967, quando voava pela VARIG,
na localidade de Monróvia, Libéria.
Douglas DC-8-33 - PP-PEA
Panair
do Brasil. Douglas DC-8-33, registro PP-PEA (cn 45253/5). Aeroporto de Lisboa.
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1961, foi equipado com quatro motores
Pratt & Whitney JT4A-9.
Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways) em 02
de junho de 1961, foi matriculado N800PA, batizado “Clipper Flying Cloud”.
Foi transferido para a Panair do Brasil em 29 de
setembro de 1962, matriculado PP-PEA, batizado “Bandeirante Garcia D’Ávila”.
Com o “pouso forçado” da Panair em fevereiro de
1965, foi transferido para a VARIG, mantendo a mesma matricula.
W/O em 05 de março de 1967, quando voava pela VARIG,
na localidade de Monróvia, Libéria.
Douglas DC-8-33 - PP-PEA
Panair
do Brasil. Douglas DC-8-33, registro PP-PEA (cn 45253/5). No destaque o PP-PDU, Caravelle. Em algum lugar do passado.
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1961, foi equipado com quatro motores
Pratt & Whitney JT4A-9.
Adquirido pela PAN AM (Pan American Airways) em 02
de junho de 1961, foi matriculado N800PA, batizado “Clipper Flying Cloud”.
Foi transferido para a Panair do Brasil em 29 de
setembro de 1962, matriculado PP-PEA, batizado “Bandeirante Garcia D’Ávila”.
Com o “pouso forçado” da Panair em fevereiro de
1965, foi transferido para a VARIG, mantendo a mesma matricula.
W/O em 05 de março de 1967, quando voava pela VARIG,
na localidade de Monróvia, Libéria.
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