‹‹Pandur››

Exército Português - Regimento de Cavalaria 6 - Viatura blindada de reconhecimento ‹‹Pandur›› - Vista postero-lateral direita.

Da Wikipedia - Enciclopédia Livre:
A Pandur II 6x6 e 8x8 é uma família de viaturas de transporte blindadas desenvolvida pela empresa austríaca, Steyr-Daimler-Puch, uma nova variante da Pandur. Em novembro de 2003, a General Dynamics ficou com o controlo da Steyr-Daimler-Puch, que faz parte da General Dynamics European Land Combat Systems, juntamente com a MOWAG da Suíça e General Dynamics, Santa Bárbara Sistemas (GDSBS) de Espanha.
Esta viatura começou a ser fabricada em Portugal a partir de 2007.
Outras versões da Pandur II 6x6 e 8x8 incluem uma configuração para uma viatura de comando, uma viatura blindada anfíbia, um carregador de um sistema antitanque teleguiado, um posto de observação avançado, uma ambulância de campo e uma viatura de treino.
A Pandur II tem ainda a possibilidade de ser transportada por via aérea pelos C-130, C-160, An-12, An-70 e A400M.

Características básicas:
As VBR têm tracção às oito ou seis rodas, ar condicionado e protecção contra elementos NBQ. No caso das forças armadas portuguesas, terão instalados alguns sistemas de concepção nacional - caso dos sistemas de comunicações, de intercomunicação e de Comando e Controlo.
Motor:Cummins ISC 350 diesel (280 cv)
Versões mais pesadas: Motor de 400 cv
Velocidade máxima:90 a 100 km/h
Autonomia:600 a 700 km
Comprimento:7,68 m
Largura:2,67 m
Altura:2,06 m
Peso:Dependente da versão
Versão com torre de 105 mm: ~ 20 toneladas
Guarnição:Dependente da versão
Versão básica (6x6): 3 tripulantes + 9
Versão básica (8x8): 3 tripulantes + 11 militares
Armamento(Dependente da versão):
Canhão de 105 mm
Canhão de 25 mm
Canhão de 12,7 mm exterior e com comando interior
Míssil anti-tanque
Morteiro de 120 mm
Protecção:
Protecção contra minas (estrutura e componentes especiais, pavimento duplo, cadeiras com protecção anti-minas)
Protecção Nuclear, Biológica e Química (filtração de ar, máscaras de gás)

Versões:
A Pandur II possui duas configurações distintas: com tracção a seis rodas (6x6) ou a oito (8x8).
Por outro lado, a Steyr desenvolveu um grande número de versões especializadas. No caso do Exército Português e Corpo de Fuzileiros da Armada, serão operadas as seguintes versões (Monteiro, 2005): VBR de Transporte de Tropas; VBR Posto de Comando; VBR Porta-morteiro; VBR de Recuperação e Manutenção; VBR com canhão de 105 mm; VBR Ambulância; VBR Anticarro; VBR de Vigilância do Campo de Batalha; VBR Porta Canhão de 30 mm; VBR de Engenharia; VBR de Ponto de Acesso de Rádio/Sistemas de Gestão; VBR Anti-Aérea.

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