Renault 8 TS, 1968-1976
Na França, a Renault apresenta o Paris Motor Show 1946
Volkswagen Beetle uma espécie de francês cuja supervisão definitiva próprio
tinha participado D. Fernando, o primeiro tudo para trás Renault motorizaría a
empobrecida do pós-guerra a França: Renault 4
hp, Renault em Espanha 4/4, fabricados a partir de agosto de 1953, em
Valladolid.
Mínima, mas muito eficiente 4 portas e 4 lugares foi o Renault 4 CV (1946-1961), a Régie dotou desde junho 1951 uma versão esportiva do Renault 4 CV 1063.
Em março de 1956, uma vez que o público exigiu mais, o Renault 4 foi alargado e assim se tornou Renault Dauphine (1956-1966), feita aqui na Espanha desde o final de 1958. Isso Dauphine encomendado a partir de dezembro 1961 uma versão desportiva chamado Renault 1093.
Em junho de 1962 apareceu em castelhano terras um tipo de Dauphine melhorado, uma vez que o público ainda queria mais: o Renault 8, fabricado em Valladolid a partir de novembro 1965-1976.
Bem, o efetivo Renault 8 também teve uma versão esportiva, o Renault 8 Gordini 1100, apresentado no Salão de Paris de 1964. Este Renault 8 Gordini 1100 tornou-se ainda mais poderoso desde junho de 1966 e Renault 8 Gordini 1300 foi chamado .
O R8 Gordini 1300 (1966-1970) tinha um carisma invejável desportivo acaba de ganhar em ralis, o que o tornava muito atraente como um 4 portas com 4 lugares esporte de alto rendimento, destacando-se como um concorrente do lendário Mini Cooper S, Alpine A 110 e Lancia Fulvia Coupé HF.
No entanto, no dia 8 Gordini tinha um problema: o seu preço.
Renault está ciente da desvantagem que se supõe, ele decidiu popularizar opção tão atraente, o que significava menor preço de venda. Isto significa, consequentemente, uma perda de benefícios, enquanto se mantém o mesmo corpo, de modo que a aparência, pelo menos, era.
Isso é como um R8 "descafeinado" Gordini veio para o mercado francês em agosto de 1968 sob o nome de Renault 8 S.
Em nosso país, onde o R8 Gordini 1300 não estava à venda, Fasa considerou que um R 8 S fabricados em Valladolid seria uma ótima opção para o esporte espanhol então.
Esta opção desportiva sob a forma de um R8 Gordini 1300 e motor 110-1100 Alpine A rápida tornou-se um TS de 4 portas chamados R8 carro que foi apresentado dois meses depois que seu irmão francês, com a sua apresentação Espanhol a 22 outubro de 1968 no circuito de Jarama.
Em Espanha, na época, que ele conseguiu o R8 desde 1965 ("é mais carro"), não existia em 1968 uma outra oferta esportes acessível para os espanhóis que podiam pagar um carro com matiz esportivo que não seja o Coupe assento 850, o novo Mini 1275 atingiu C ou muito caro Alpine A 110-1100. Por isso, oferecer um sedan de 4 portas com o desempenho desportivo e cobrir um suposto nicho de mercado que eles estavam apenas começando a tomar forma e em que apenas o caro MG 1300 representou uma oferta turística de 4 portas com toques esportivos.
Foi, por conseguinte, a 22 de outubro de 1968, no circuito de Jarama, quando Fasa apresentado o R8 TS. Este acontecimento nos dias em que Authi lançou seu Mini 1275 C e Morris e MG 1300, em um mercado onde os compradores e procuraram e foram permitidos mais do que o onipresente 600.
O preço era de 117.000 pesetas TS sem impostos, que eram 143.208 estrada, o que o colocou em uma posição muito competitiva no mais luxuoso Mini 1275 C, enquanto que apenas custa 500 pesetas mais do que o muito equipado, mas não SIMCA esportes GLE 1000 ou 1000 pesetas menos do que o assento de 124, o que andou tanto quanto as pesetas TS-2100 e luxuoso do que seu irmão, o R10, com quem compartilhou mecânica de motores que tinham aparecido na Renault 8 Maior francês em fevereiro 1964 e mecânica veio belos Renault Caravelle 1100 apresentado em setembro de 1963.
Foi essa 1100 um motor de 4 cilindros com camisas úmidas intercambiáveis, equipado com cinco mancais do virabrequim, árvore de cames lateral e cabeça do cilindro em liga leve; cubos de 1108 cc e 55 cv DIN foi em 5500 rpm com um torque máximo de 7,75 m / kg din a 3500 rpm. Weber era um carburador 32 RDC e sua proporção em volume de 9,5 para 1.
Foi embreagem caixa de câmbio de disco único e 4 velocidades sincronizadas disponível.
O equipamento eléctrico foi de 12 V.
Os freios a disco ainda estavam apenas na rodas dianteiras e rodas aro 4 J foram 15 e medindo 135 x 15 radial, Michelin XAS marca.
Suas dimensões foram 3,995 m de comprimento, 1,490 de largura e 1.410 de altura, com uma distância entre eixos de 2.270 metros e uma extensão de 1,256 e 1,226 por trás da frente.
Com uma tara de 715 kg e um 38 litros de reservatório TS capazes chegou a 145 kmh.
Fasa apresentou o R8 TS como um esporte de turismo melhorias no que diz respeito ao conforto, mecânica e apresentação. Em suma, o que parecia como um veículo confortável, com bom desempenho e a reprise que caracterizou o R8.
Estas melhorias de conforto e apresentação referidas seus assentos dianteiros balde, seu lado direito, os apoios de braços das portas e raios do volante flexível de couro preto envolto punho metálico. Então tocou sua imagem, ele era marcação desportiva, com tacômetro e outros relógios (termômetro, amperímetro), então, não eram comuns, faltando apenas o medidor de pressão de óleo. Como pertencia aos bancos, estes eram específicos e também confortável.
Estrada No. 518 em sua 11 de janeiro de 1969 fez uma comparação entre o francês R8 S e R 8 TS, valorizando diferenças mecânicas mínimas entre eles e atribuir 1 a 2 din cv sobre o TS. Também apreciado melhores freios na 8ª S, para o transporte de discos traseiros, mas considerou apresentação superior de TS com o seu primeiro e único amarelo contra o azul Gordini 8 S, também menos dotado de detalhes. Evidenciando concluiu que ambos foram destinados a diferentes mercados, como S 8 na França foi estendendo-se abaixo da oferta do R8 Gordini 1300 e TS, no entanto, eu tinha todo o mercado espanhol para ele, com o assento de 850 Coupe e Mini 1275 C únicos concorrentes, o que poderia adicionar como grandes diferenças de preços, escala e desempenho, tão diferentes como carros da Seat 124, Seat 1500, o Dodge 69 e MG 1300.
Enquanto o esporte de nossos 8 TS não foi o R8 Gordini, o fato é que o TS correu até a Espanha venceu o Rally Championship em 1971 com o músico Pekenikes, Lucas Sainz, dirigindo.
Além disso, maio 1969, o início da Copa do TS, criado pela FEA foi anunciado, que era a consagração dos TS esportes R8. Suas regras composta por 11 itens e incluiu uma lista de pilotos instituídas que não puderam participar na mesma, por isso era que qualquer fã poderia aceder disputá-lo. Não permitido de outra forma nenhuma transformação em TS outro do que a instalação obrigatória de um roll bar ou alterar as molas helicoidais, ou a instalação de medidor de pressão de óleo e termômetro. A primeira corrida da taça TS correr no circuito de Jarama a 14 de junho de 1969 e depois de 15 voltas para ganhar uma média de 89,131 kmh o driver da Federação Central Miguel Lopez, a volta mais rápida tendo sido premiado Salvador Canellas, que ganhou o 1969 TS Cup, vencendo a 1970 Van Dulken, García de la Rasilla 1971 Villacieros em 1972 e 1974, Escavias em 1973, Garcia Sasianbarrena Galiano em 1975 e na última edição de 1976.
TS 8 Modificações durante a sua carreira de negócios não eram muitos.
Em 1970 registou qualquer evolução em TS 8, a não ser o fato de ter sido segundo na escolha de carro do ano na Espanha, atrás do muito aplaudiu e frente assento 1430 assento 124 L ou Renault 6 (o primeiro carro o ano em Espanha era um assento, o 850 Coupé, depois 124, depois 1430, depois 1600 ... 124 Sport). Esse ano marcou também seu concorrente mais antiga e, a Simca 1000, atacou-o com a versão GT lançado em abril de 1000.
Em 1971, embora o Alpine A 110 da Fasa ser aprovada em abril de 1300, essa melhora foi não vai afetar o nosso amigo. Desde agosto deste ano coletores TS si iria melhorar, no entanto, o R8.
Em 1972, que é o primeiro ano de R5 no TS permanece notícias Fasa-, agora correndo os quatro faróis dianteiros para R8 a partir de Setembro
A partir de 21 de maio de 1973, o R8 TS difere esteticamente de seu irmão 8 Francês S na adoção de novas e originais estética dos espanhóis R8 com o seu invólucro robusto e pára-choque dianteiro direito e com novos pilotos e intermitente, e suas diferentes anagramas. Modificações interiores não afetam a TS, que visa preservar seus desportos distintos marcação.
1974 - ano ruim de ataques e incêndios em empresas automotivas, o ano em que ele deixa a R 7- haverá alterações ao TS, mas será pequeno e envolvem colocando borracha no pára-choque.
Em 1975, em outubro, o R5 TS, o que poderia ser interpretado como um convite para a resolução de 8 TS aparece.
Em 1976, a fabricação de R8 TS é abandonada em março, poucos dias antes da apresentação do último suspiro do Simca 1000, Rally, e quatro meses antes do cessar-R8 em Espanha.
Estrada provou 8 TS No. 514 em sua 14 de dezembro de 1968, observando que o motor que veio do extinto Caravelle- Renault foi a parte básica do carro, dado o seu nervo e elasticidade, mesmo à custa de nenhum pouco ruído, o que Foi também evidente na transmissão. Os endereços são considerados agradável, envolvendo freios bastante eficazes (não discos traseiros) e assentos confortáveis, bem como, mas inferior aos R 8. Quanto à suspensão, sentiu que o novo Michelin X AS-melhor estabilidade ( um típico motor de carro-passeio), sem impedir que a sensibilidade a ventos laterais, mas o conforto foi diminuída com muitas vibrações. O resumo do teste foi esta: "carro da família com o desempenho desportivo, olhares agressivos e desempenho impressionante, com a sobriedade característica consumo de marca", que, em números, concretizaba a uma velocidade máxima de 145,161 km / h, aceleração 19-400 m 10/08 10/02 32 em 1000. Como consumidor jogado, variou de 6,76 litros por 100 km e 7,1, atingindo 8 8 na cidade.
Velocidade testado para a mesma unidade, o R8 TS matriculados M - 705 182, no seu n.º 381, de 28 de dezembro de 1968. Nesse teste, seria o último a Arturo Andres faria para que a revista, a primeira coisa que se destacou foi o testador o motor potente e agradável, em uma palavra, excelente, apontando como ele gostava de seu carro em marcha lenta suave, como uma turbina até 6000 rpm. Transmissão marcando-lo com bastante adequado, desejando trimestre um pouco mais curto. O conforto de suspensão também excelente e considerou-o digno de louvor assentos, considerando-os como o melhor segurou o corpo, dentro de toda a indústria nacional da época. Os freios foram marcados como suficiente, mas melhorou, necessitando de um servo ou melhor, 4 e servo-drives. Os endereços são descritos como sensíveis à luz e excesso. A estabilidade é definida como discutível, exigindo certas habilidades no driver porque é um carro suspensão muito macia levantou imediatamente oversteer curva roda traseira interior. Em termos de números, nós cronometraban uma velocidade máxima de 143 kmh você consumo medido na cidade de 11 ou 12 litros por 100 km, caindo para 6,5 a 7 litros por 100 km, quando foi realizada pacificamente na estrada. O veredicto final é que era um carro para o entusiasta de condução rápida, ao mesmo tempo grande e espaçoso e adequado tanto para cidade e para qualquer rodovia ou estrada, especialmente depois de recomendar um encurtamento da frente e traseiros e molas Irradiando o suor menos do que o plástico original.
Estrada tentaria R 8 TS em sua No. 615, onde ele lutou contra o Simca 1000 GT Seu rival mais caracterizada e onde atingiu uma velocidade máxima de 146,3 km / h; REPRIS obtido números foram 21 e 40 9/10 e 7/10 3/10 21 e 39 segundos para acelerar a 400 e 1000 metros, com um consumo médio na rodovia 9,59 litros por 100 km, benefícios Estes equivalentes às de um assento 124. Irá reconhecer neste caso um desempenho brilhante, de elevada resistência mecânica e um consumo razoável, embora se tenha notado pobre suspensão se não é reduzido, e uma travagem ultrapassados.
Em 1978, no número 1000 da estrada foi dito R 8 TS: "este é um verdadeiro clássico para o nível de espanhol, que deve muito de sua aura para a Copa do TS." Renault foi considerado o melhor desempenho Fasa produzido até à data, porque "com 1100 cc foi de apenas 145 kmh crono e passado muito pouco tranqüila como a gasolina." Ele acrescentou que uma suspensão rebaixada de 5 cm transfigurado o carro, que, assim, pegar a estrada como cola. "
Em relação às unidades fabricadas, que eram, como dados contidos no ANFAC, 971 1968, 4043 1969, 3984 1970, 2958 1971, 1626 1972, 1026 1973, 877 1974, 498 1975 e 49 1976.
Mariano, Amparo e Renaul 8 TS
E o carro -salvadas os asimilaríamos distances- hoje nossos 8 TS? Um que eu posso pensar destas opções: Ford Focus RS, Mitsubishi EVO, Seat Leon Cupra ou Subaru Impreza WRX STI ... repito, distâncias salvo.
Referências:
Uma parte da directamente afirmado no texto e que diz respeito à evolução de R 8 TS nos testes de mercado e hora espanhola pode ser recomendado velocidade No. 372,381, estrada No. 507, 514, 518, 520, 536, 568, 583, 615, 621, 745, 812 e 1000, Jornal Auto No. 595, 624, 832 e 1004, World No. 291298299345 motor e quatro rodas, e 116 nº59.
Uma boa perspectiva dá modelo Classic Motor No. 92 ou o livro O Renault 08 de julho de Santiago.
Os dados sobre todos vêm de francês Renault toutes les voitures Françaises René Bellu
Mínima, mas muito eficiente 4 portas e 4 lugares foi o Renault 4 CV (1946-1961), a Régie dotou desde junho 1951 uma versão esportiva do Renault 4 CV 1063.
Em março de 1956, uma vez que o público exigiu mais, o Renault 4 foi alargado e assim se tornou Renault Dauphine (1956-1966), feita aqui na Espanha desde o final de 1958. Isso Dauphine encomendado a partir de dezembro 1961 uma versão desportiva chamado Renault 1093.
Em junho de 1962 apareceu em castelhano terras um tipo de Dauphine melhorado, uma vez que o público ainda queria mais: o Renault 8, fabricado em Valladolid a partir de novembro 1965-1976.
Bem, o efetivo Renault 8 também teve uma versão esportiva, o Renault 8 Gordini 1100, apresentado no Salão de Paris de 1964. Este Renault 8 Gordini 1100 tornou-se ainda mais poderoso desde junho de 1966 e Renault 8 Gordini 1300 foi chamado .
O R8 Gordini 1300 (1966-1970) tinha um carisma invejável desportivo acaba de ganhar em ralis, o que o tornava muito atraente como um 4 portas com 4 lugares esporte de alto rendimento, destacando-se como um concorrente do lendário Mini Cooper S, Alpine A 110 e Lancia Fulvia Coupé HF.
No entanto, no dia 8 Gordini tinha um problema: o seu preço.
Renault está ciente da desvantagem que se supõe, ele decidiu popularizar opção tão atraente, o que significava menor preço de venda. Isto significa, consequentemente, uma perda de benefícios, enquanto se mantém o mesmo corpo, de modo que a aparência, pelo menos, era.
Isso é como um R8 "descafeinado" Gordini veio para o mercado francês em agosto de 1968 sob o nome de Renault 8 S.
Em nosso país, onde o R8 Gordini 1300 não estava à venda, Fasa considerou que um R 8 S fabricados em Valladolid seria uma ótima opção para o esporte espanhol então.
Esta opção desportiva sob a forma de um R8 Gordini 1300 e motor 110-1100 Alpine A rápida tornou-se um TS de 4 portas chamados R8 carro que foi apresentado dois meses depois que seu irmão francês, com a sua apresentação Espanhol a 22 outubro de 1968 no circuito de Jarama.
Em Espanha, na época, que ele conseguiu o R8 desde 1965 ("é mais carro"), não existia em 1968 uma outra oferta esportes acessível para os espanhóis que podiam pagar um carro com matiz esportivo que não seja o Coupe assento 850, o novo Mini 1275 atingiu C ou muito caro Alpine A 110-1100. Por isso, oferecer um sedan de 4 portas com o desempenho desportivo e cobrir um suposto nicho de mercado que eles estavam apenas começando a tomar forma e em que apenas o caro MG 1300 representou uma oferta turística de 4 portas com toques esportivos.
Foi, por conseguinte, a 22 de outubro de 1968, no circuito de Jarama, quando Fasa apresentado o R8 TS. Este acontecimento nos dias em que Authi lançou seu Mini 1275 C e Morris e MG 1300, em um mercado onde os compradores e procuraram e foram permitidos mais do que o onipresente 600.
O preço era de 117.000 pesetas TS sem impostos, que eram 143.208 estrada, o que o colocou em uma posição muito competitiva no mais luxuoso Mini 1275 C, enquanto que apenas custa 500 pesetas mais do que o muito equipado, mas não SIMCA esportes GLE 1000 ou 1000 pesetas menos do que o assento de 124, o que andou tanto quanto as pesetas TS-2100 e luxuoso do que seu irmão, o R10, com quem compartilhou mecânica de motores que tinham aparecido na Renault 8 Maior francês em fevereiro 1964 e mecânica veio belos Renault Caravelle 1100 apresentado em setembro de 1963.
Foi essa 1100 um motor de 4 cilindros com camisas úmidas intercambiáveis, equipado com cinco mancais do virabrequim, árvore de cames lateral e cabeça do cilindro em liga leve; cubos de 1108 cc e 55 cv DIN foi em 5500 rpm com um torque máximo de 7,75 m / kg din a 3500 rpm. Weber era um carburador 32 RDC e sua proporção em volume de 9,5 para 1.
Foi embreagem caixa de câmbio de disco único e 4 velocidades sincronizadas disponível.
O equipamento eléctrico foi de 12 V.
Os freios a disco ainda estavam apenas na rodas dianteiras e rodas aro 4 J foram 15 e medindo 135 x 15 radial, Michelin XAS marca.
Suas dimensões foram 3,995 m de comprimento, 1,490 de largura e 1.410 de altura, com uma distância entre eixos de 2.270 metros e uma extensão de 1,256 e 1,226 por trás da frente.
Com uma tara de 715 kg e um 38 litros de reservatório TS capazes chegou a 145 kmh.
Fasa apresentou o R8 TS como um esporte de turismo melhorias no que diz respeito ao conforto, mecânica e apresentação. Em suma, o que parecia como um veículo confortável, com bom desempenho e a reprise que caracterizou o R8.
Estas melhorias de conforto e apresentação referidas seus assentos dianteiros balde, seu lado direito, os apoios de braços das portas e raios do volante flexível de couro preto envolto punho metálico. Então tocou sua imagem, ele era marcação desportiva, com tacômetro e outros relógios (termômetro, amperímetro), então, não eram comuns, faltando apenas o medidor de pressão de óleo. Como pertencia aos bancos, estes eram específicos e também confortável.
Estrada No. 518 em sua 11 de janeiro de 1969 fez uma comparação entre o francês R8 S e R 8 TS, valorizando diferenças mecânicas mínimas entre eles e atribuir 1 a 2 din cv sobre o TS. Também apreciado melhores freios na 8ª S, para o transporte de discos traseiros, mas considerou apresentação superior de TS com o seu primeiro e único amarelo contra o azul Gordini 8 S, também menos dotado de detalhes. Evidenciando concluiu que ambos foram destinados a diferentes mercados, como S 8 na França foi estendendo-se abaixo da oferta do R8 Gordini 1300 e TS, no entanto, eu tinha todo o mercado espanhol para ele, com o assento de 850 Coupe e Mini 1275 C únicos concorrentes, o que poderia adicionar como grandes diferenças de preços, escala e desempenho, tão diferentes como carros da Seat 124, Seat 1500, o Dodge 69 e MG 1300.
Enquanto o esporte de nossos 8 TS não foi o R8 Gordini, o fato é que o TS correu até a Espanha venceu o Rally Championship em 1971 com o músico Pekenikes, Lucas Sainz, dirigindo.
Além disso, maio 1969, o início da Copa do TS, criado pela FEA foi anunciado, que era a consagração dos TS esportes R8. Suas regras composta por 11 itens e incluiu uma lista de pilotos instituídas que não puderam participar na mesma, por isso era que qualquer fã poderia aceder disputá-lo. Não permitido de outra forma nenhuma transformação em TS outro do que a instalação obrigatória de um roll bar ou alterar as molas helicoidais, ou a instalação de medidor de pressão de óleo e termômetro. A primeira corrida da taça TS correr no circuito de Jarama a 14 de junho de 1969 e depois de 15 voltas para ganhar uma média de 89,131 kmh o driver da Federação Central Miguel Lopez, a volta mais rápida tendo sido premiado Salvador Canellas, que ganhou o 1969 TS Cup, vencendo a 1970 Van Dulken, García de la Rasilla 1971 Villacieros em 1972 e 1974, Escavias em 1973, Garcia Sasianbarrena Galiano em 1975 e na última edição de 1976.
TS 8 Modificações durante a sua carreira de negócios não eram muitos.
Em 1970 registou qualquer evolução em TS 8, a não ser o fato de ter sido segundo na escolha de carro do ano na Espanha, atrás do muito aplaudiu e frente assento 1430 assento 124 L ou Renault 6 (o primeiro carro o ano em Espanha era um assento, o 850 Coupé, depois 124, depois 1430, depois 1600 ... 124 Sport). Esse ano marcou também seu concorrente mais antiga e, a Simca 1000, atacou-o com a versão GT lançado em abril de 1000.
Em 1971, embora o Alpine A 110 da Fasa ser aprovada em abril de 1300, essa melhora foi não vai afetar o nosso amigo. Desde agosto deste ano coletores TS si iria melhorar, no entanto, o R8.
Em 1972, que é o primeiro ano de R5 no TS permanece notícias Fasa-, agora correndo os quatro faróis dianteiros para R8 a partir de Setembro
A partir de 21 de maio de 1973, o R8 TS difere esteticamente de seu irmão 8 Francês S na adoção de novas e originais estética dos espanhóis R8 com o seu invólucro robusto e pára-choque dianteiro direito e com novos pilotos e intermitente, e suas diferentes anagramas. Modificações interiores não afetam a TS, que visa preservar seus desportos distintos marcação.
1974 - ano ruim de ataques e incêndios em empresas automotivas, o ano em que ele deixa a R 7- haverá alterações ao TS, mas será pequeno e envolvem colocando borracha no pára-choque.
Em 1975, em outubro, o R5 TS, o que poderia ser interpretado como um convite para a resolução de 8 TS aparece.
Em 1976, a fabricação de R8 TS é abandonada em março, poucos dias antes da apresentação do último suspiro do Simca 1000, Rally, e quatro meses antes do cessar-R8 em Espanha.
Estrada provou 8 TS No. 514 em sua 14 de dezembro de 1968, observando que o motor que veio do extinto Caravelle- Renault foi a parte básica do carro, dado o seu nervo e elasticidade, mesmo à custa de nenhum pouco ruído, o que Foi também evidente na transmissão. Os endereços são considerados agradável, envolvendo freios bastante eficazes (não discos traseiros) e assentos confortáveis, bem como, mas inferior aos R 8. Quanto à suspensão, sentiu que o novo Michelin X AS-melhor estabilidade ( um típico motor de carro-passeio), sem impedir que a sensibilidade a ventos laterais, mas o conforto foi diminuída com muitas vibrações. O resumo do teste foi esta: "carro da família com o desempenho desportivo, olhares agressivos e desempenho impressionante, com a sobriedade característica consumo de marca", que, em números, concretizaba a uma velocidade máxima de 145,161 km / h, aceleração 19-400 m 10/08 10/02 32 em 1000. Como consumidor jogado, variou de 6,76 litros por 100 km e 7,1, atingindo 8 8 na cidade.
Velocidade testado para a mesma unidade, o R8 TS matriculados M - 705 182, no seu n.º 381, de 28 de dezembro de 1968. Nesse teste, seria o último a Arturo Andres faria para que a revista, a primeira coisa que se destacou foi o testador o motor potente e agradável, em uma palavra, excelente, apontando como ele gostava de seu carro em marcha lenta suave, como uma turbina até 6000 rpm. Transmissão marcando-lo com bastante adequado, desejando trimestre um pouco mais curto. O conforto de suspensão também excelente e considerou-o digno de louvor assentos, considerando-os como o melhor segurou o corpo, dentro de toda a indústria nacional da época. Os freios foram marcados como suficiente, mas melhorou, necessitando de um servo ou melhor, 4 e servo-drives. Os endereços são descritos como sensíveis à luz e excesso. A estabilidade é definida como discutível, exigindo certas habilidades no driver porque é um carro suspensão muito macia levantou imediatamente oversteer curva roda traseira interior. Em termos de números, nós cronometraban uma velocidade máxima de 143 kmh você consumo medido na cidade de 11 ou 12 litros por 100 km, caindo para 6,5 a 7 litros por 100 km, quando foi realizada pacificamente na estrada. O veredicto final é que era um carro para o entusiasta de condução rápida, ao mesmo tempo grande e espaçoso e adequado tanto para cidade e para qualquer rodovia ou estrada, especialmente depois de recomendar um encurtamento da frente e traseiros e molas Irradiando o suor menos do que o plástico original.
Estrada tentaria R 8 TS em sua No. 615, onde ele lutou contra o Simca 1000 GT Seu rival mais caracterizada e onde atingiu uma velocidade máxima de 146,3 km / h; REPRIS obtido números foram 21 e 40 9/10 e 7/10 3/10 21 e 39 segundos para acelerar a 400 e 1000 metros, com um consumo médio na rodovia 9,59 litros por 100 km, benefícios Estes equivalentes às de um assento 124. Irá reconhecer neste caso um desempenho brilhante, de elevada resistência mecânica e um consumo razoável, embora se tenha notado pobre suspensão se não é reduzido, e uma travagem ultrapassados.
Em 1978, no número 1000 da estrada foi dito R 8 TS: "este é um verdadeiro clássico para o nível de espanhol, que deve muito de sua aura para a Copa do TS." Renault foi considerado o melhor desempenho Fasa produzido até à data, porque "com 1100 cc foi de apenas 145 kmh crono e passado muito pouco tranqüila como a gasolina." Ele acrescentou que uma suspensão rebaixada de 5 cm transfigurado o carro, que, assim, pegar a estrada como cola. "
Em relação às unidades fabricadas, que eram, como dados contidos no ANFAC, 971 1968, 4043 1969, 3984 1970, 2958 1971, 1626 1972, 1026 1973, 877 1974, 498 1975 e 49 1976.
Mariano, Amparo e Renaul 8 TS
E o carro -salvadas os asimilaríamos distances- hoje nossos 8 TS? Um que eu posso pensar destas opções: Ford Focus RS, Mitsubishi EVO, Seat Leon Cupra ou Subaru Impreza WRX STI ... repito, distâncias salvo.
Referências:
Uma parte da directamente afirmado no texto e que diz respeito à evolução de R 8 TS nos testes de mercado e hora espanhola pode ser recomendado velocidade No. 372,381, estrada No. 507, 514, 518, 520, 536, 568, 583, 615, 621, 745, 812 e 1000, Jornal Auto No. 595, 624, 832 e 1004, World No. 291298299345 motor e quatro rodas, e 116 nº59.
Uma boa perspectiva dá modelo Classic Motor No. 92 ou o livro O Renault 08 de julho de Santiago.
Os dados sobre todos vêm de francês Renault toutes les voitures Françaises René Bellu
pretendo comprar um trenault 8S
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