O encanto dos carros de três rodas
Não que seja propriamente um carro, têm sido vistos com algo entre um
carro e uma mota, sendo difícil defini-los. Manheim foi a cidade que
viu pela primeira vez um veículo de três rodas, obra de Karl Benz que,
apesar das críticas, patenteou-o como um carro de três rodas, embora
tivesse rodas de bicicleta grandes, sem volante e sendo alimentado por
um motor de cilindro único. Após a Segunda Guerra Mundial apareceram
muitos destes veículos, com a ideia básica de ganhar aerodinâmica devido
à forma do carro e das diferentes combinações das posições das rodas.
Um dos modelos mais famosos na época foi o BMW Isetta, agora objecto de coleccionador, que entrou em produção em 1955. Na verdade não era um verdadeiro “Threewheeler” porque originalmente tinha quatro rodas, com duas na traseira muito juntas que praticamente se tornavam uma só. Teve tanta popularidade que nesse momento foi desenhada uma versão melhorada para a polícia alemã, o Isetta 300. Devido ao seu design recebeu várias alcunhas como “ovo com rodas”, “o ovito” e o “rato alemão”.
Um dos modelos mais curiosos é o Morgan 3 Wheeler, cujo seu aspecto de carro clássico é baseado no design dum avião de guerra e que o tornou assim num dos mais populares que ainda se produzem actualmente. Este descapotável de três rodas tem um motor V2 de 114CV colocado no eixo dianteiro e, graças a sua tracção traseira e design, o condutor sente-se ao nível do asfalto. Atinge uma velocidade de 200km/h e tem um preço a rondar os 50.000 euros.
Pequeno, muito pequeno, é o modelo Peel P50, que apenas foram vendidas 50 unidades. Este foi produzido pela empresa britânica Peel Engineering Company em 1962, com pequenas dimensões, um motor de mota de 49cc, caixa de 3 velocidades e com uma velocidade máxima de 55 km/h. É conhecido como o monolugar mais pequeno da história que está homologado para circulação.
Um dos mais recentes e modernos, é o Carver One, fabricado na Alemanha pela empresa holandesa Carver Engenharia. É uma mistura entre o carro e a mota, com duas rodas motrizes na traseira, que permanecem fixas, enquanto que a cabine se inclina com o virar do volante, ao que a empresa chama de tecnologia DVC, ‘Controle Dinâmico de Veículo’. Tem um motor turbo de 68 CV que atinge 185 km/h. Tendo um preço aproximado de 45.000 euros e aqueles que o conduzem dizem que cria uma experiência semelhante a estar numa montanha russa.
O Toyota i-Road, apresentado em Genebra em 2013, e o Mercedes F300 Life Jet Concept, são dois dos mais recentes modelos da mesma linha que o Carver, que são fabricados hoje em dia.
Outros modelos interessantes no sector dos “Threewheeler”, mas infelizmente sem sucesso, foram o Aptera, um projecto de carro americano futuristas e os modelos britânicos e Bond Minicar e Bug e o japonês Daihatsu Bee e o Davis Divan. Não sabemos se são práticos para o dia-a-dia, mas quem tem a sorte de os conduzir dizem que se trata de uma experiência única.
Um dos modelos mais famosos na época foi o BMW Isetta, agora objecto de coleccionador, que entrou em produção em 1955. Na verdade não era um verdadeiro “Threewheeler” porque originalmente tinha quatro rodas, com duas na traseira muito juntas que praticamente se tornavam uma só. Teve tanta popularidade que nesse momento foi desenhada uma versão melhorada para a polícia alemã, o Isetta 300. Devido ao seu design recebeu várias alcunhas como “ovo com rodas”, “o ovito” e o “rato alemão”.
Um dos modelos mais curiosos é o Morgan 3 Wheeler, cujo seu aspecto de carro clássico é baseado no design dum avião de guerra e que o tornou assim num dos mais populares que ainda se produzem actualmente. Este descapotável de três rodas tem um motor V2 de 114CV colocado no eixo dianteiro e, graças a sua tracção traseira e design, o condutor sente-se ao nível do asfalto. Atinge uma velocidade de 200km/h e tem um preço a rondar os 50.000 euros.
Pequeno, muito pequeno, é o modelo Peel P50, que apenas foram vendidas 50 unidades. Este foi produzido pela empresa britânica Peel Engineering Company em 1962, com pequenas dimensões, um motor de mota de 49cc, caixa de 3 velocidades e com uma velocidade máxima de 55 km/h. É conhecido como o monolugar mais pequeno da história que está homologado para circulação.
Um dos mais recentes e modernos, é o Carver One, fabricado na Alemanha pela empresa holandesa Carver Engenharia. É uma mistura entre o carro e a mota, com duas rodas motrizes na traseira, que permanecem fixas, enquanto que a cabine se inclina com o virar do volante, ao que a empresa chama de tecnologia DVC, ‘Controle Dinâmico de Veículo’. Tem um motor turbo de 68 CV que atinge 185 km/h. Tendo um preço aproximado de 45.000 euros e aqueles que o conduzem dizem que cria uma experiência semelhante a estar numa montanha russa.
O Toyota i-Road, apresentado em Genebra em 2013, e o Mercedes F300 Life Jet Concept, são dois dos mais recentes modelos da mesma linha que o Carver, que são fabricados hoje em dia.
Outros modelos interessantes no sector dos “Threewheeler”, mas infelizmente sem sucesso, foram o Aptera, um projecto de carro americano futuristas e os modelos britânicos e Bond Minicar e Bug e o japonês Daihatsu Bee e o Davis Divan. Não sabemos se são práticos para o dia-a-dia, mas quem tem a sorte de os conduzir dizem que se trata de uma experiência única.
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