Opel Kadett Rwd



Para aqueles que como eu gostam de carros vintage, carros antigos mas não propriamente tratados clássicos, este de que vos vou falar hoje e sem sombra de duvida um modelo essencial. Hoje nos ícones vamos há oficina do Adão para conhecer um dos seus modelos mais importantes e certamemte com a maior legião de fãs, os Kadett´s com a tração onde deve estar....
 Como vocês sabem, eu sofro de uma doença muito grave, um enorme carinho por carros europeus, Alfas em particular. E na questão mais ampla do meu vicio em carros a Opel e daquelas marcas que dispõe também de grande parte da minha atenção. Portante este modelo e para mim muito querido, uma verdadeira paixoneta nomeadamente pelas caravan.
Mas vamos pelo princípio, porque os kadett? Pura e simplesmente pelas linhas, são muito próximas dos muscle americanos sem no entanto perderem a cabeça e terem estragado tudo.

A história dos Kadett do pos guerra começa em 1957, quando a Opel começou a sua longa jornada para criar um lutador de peso. O Kadett A finalmente apareceu em 1962, e foi um  esforço GM/Opel altamente pragmática, convencional em todos os aspectos, razoavelmente elegante para a época, e projetado para oferecer um bom retorno para os investimentos.

Em quase todas as formas possíveis, era a antítese do seu rival, o carocha, era montado com o motor no sitio certo, na frente, um corpo, altamente “conduzível” com a traseira a querer sair, mas com uma suspensão primitiva, um interior muito espaçoso e excelente visibilidade, bem como economia. Ah, e um aquecedor preponderante para os climas mais frios...
O seu pequeno motor de apenas 987 cc, OHV de 46 cv bruta, seis a mais que os carocha 1200, e peso de 670 kg, mostrou a sua valentia tanto em aceleração como em integridade corporal, um tijolo, mas um tijolo como deve ser.
Para o Kadett a, os designers optaram por uma unidade de quatro cilindros refrigerado a água recém-desenvolvido. o motor de curso curto superquadrado (furo / curso: 72/61 mm) atingiu a sua potência nominal de 40 CV as 5.000 rpm e definir novos padrões na Opel.
O motor foi acoplado a uma igualmente nova e totalmente sincronizada, caixa de quatro velocidades com alavanca central. A partir de 1963 no novo coupé os compradores podiam optar por um motor mais forte com um 8 cv extra, o que foi conseguido através do aumento da taxa de compressão de 7,8 para 8,8: 1.
 E depois a questão da oferta de bodystyles, desde o inicio o kadett teve muita influencia dos US e da GM. Desde o design, styling, ate ao produto em si a historia do kadett faz lembrar os modelos americanos, com uma oferta completa, sedan, caravan, e os coupes.

Em 65 foi remodelado, surge a geração b com motores mais potentes e novamente uma vasta oferta de variantes de bodystyles, e os infames coupes.
O Kadett b foi o primeiro carro compacto a vangloriar-se de ter um grande motor, a partir de setembro de 1967, os compradores do Kadett poderiam optar por um motor de 90 cv 1.9 litros de quatro cilindros retirado do rekord.
 Comparado com o seu antecessor, o corpo era 18 centímetros maior e 10 centímetros mais amplo, o que foi particularmente benéfico para o interior. Com o Kadett b, a diversificação da classe compacta começou a sério na Opel. No Outono de 1967, os compradores tiveram uma escolha de cinco motores que iam dos 45 a 90 cv, e também poderiam escolher entre uma dúzia de versões do corpo, juntamente com os Olympia e modelos Rallye. No total, o catalogo consistiu em 28 Kadett’s e 9 versões Olympia.

Não demorou muito para Hans Beck do departamento de desenvolvimento da Opel reconhecer o potencial Kadett b coupé tinha como um veículo de competição. Juntamente com Lambart Dieter, que trabalhava para um distribuidor Opel em Stuttgart, Beck transforma um coupé para torná-lo adequado para ralis e em janeiro de 1966, a dupla com o 15º lugar há geral no Rali de Monte Carlo e em terceiro lugar na sua classe. O seu sucesso não parou por aí, com o lançamento oficial do Kadett rallye em 1966 a opel reforçou isso mesmo, o sucesso desportivo, introduzindo o precursor para os desportivos compactos. 
A lista de vitórias foi quase interminável, o Kadett era confiável e comemorou o sucesso no rallye Stuttgart-Lyon-Charbonnières, no rallye Hessen, no tour de Luxemburgo, entre outros.

Günther Irmscher, o famoso preparador, venceu o Tour d'Europe em 1967 com um destes meninos.
No mesmo ano, o Kadett registou o seu maior sucesso até à data quando Lambart se uniu com hans Vogt para se tornarem vencedores da sua classe no Rali de Monte Carlo. O quão bem sucedido foi o modelo rallye???? Na verdade, o seu sucesso pode facilmente ser ilustrado pelas estatísticas de 1968, num total de 238 eventos, totalizou 222 vitórias na sua  categoria.
O B foi fantástico mas tinha que ser renovado e chegada a altura a Opel optou e bem por manter e aprimorar a formula que tinha.
O Kadett C fez sua estreia em agosto de 1973 com um corpo projetado de forma limpa e um novo eixo dianteiro double-wishbone. Características de design incluíram uma grelha de radiador plana, um capôt com vinco, assinatura da marca, e um avental dianteiro.
Um total de 18 variantes de corpo e de motores diferentes estavam disponíveis no lançamento, incluindo um sedan, uma caravan e coupé.

O "Kadett City" era o nome da nova variante lançada em maio de 1975, este modelo hatchback com a sua grande porta traseira foi particularmente prático, mas as coisas também estavam acontecendo no outro extremo da gama de modelos.
O poderoso Gt/e estreou em 1975. O seu motor de 1.9 litros com sistema de injeção bosch-l Jetronic produziu 105 cv e impulsionou os meros 900 kg de Kadett para uma velocidade máxima de 184 km/h. Além disso, houve um grande buzz sobre o trabalho de pintura.

Acima da linha de cintura, o GT / E era amarelo brilhante, e abaixo dele, preto.
Para alem de ser um excelente carro, é uma evolução clara do conceito muscle car na europa, pena ter aparecido os anos 80 e os hothatch de tracçao frontal... 

Pessoalmente acho que o sucesso deste carro esta na variedade de escolha que a Opel sempre colocou há disposição. Este facto significa que hoje, como ontem, podemos encontrar vários body styles que se ajustam a nosso personalidade ( leia-se carteira). Desde os fabulasticos coupes com os motores mais poderosos ate aos mais modestos sedans estes carros sempre foram uma escolha solida para quem procurava um bom familiar, com boas apidoes  para anddar depressa...

Para mim era uma caravan com um motor mais moderno, um V6 de um de um omega ou que, e estava a coisa feita. Tinha o carro perfeito para as minhas voltas de fim de semana..... 

















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