Tellier T-3


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TELLIER T-3

   Quantidade: 5
  Utilizador: Aviação Naval
 Entrada ao serviço: 1918
 Data de abate: 1928

Dados Técnicos:

a.      Tipo de Aeronave

                Hidroavião de casco, com flutuadores de estabilização nas asas inferiores, monomotor, biplano com o plano inferior ao nível superior da fuselagem, de revestimento misto (asas em tela e fuselagem em madeira), cabina descoberta, destinado a patrulhamento marítimo. O motor encontrava-se colocado entre os dois planos, com o hélice na retaguarda. Tripulação: 2 (piloto e observador).

b.      Construtor

        Provável: Tellier / França.

c.       Motopropulsor

        Motor: 1 motor Hispano-Suiza 8-Ac, de 8 cilindros em V arrefecidos por líquido, de 200 hp.
        Hélice: de madeira, de duas pás, de passo fixo, propulsor.

d.      Dimensões

        Envergadura …………….. …………. 15,60m
        Comprimento …………….……………11,83m
        Altura ……………………………...……. 3,40m
        Área alar……………… …….…………46,55m²

e.      Pesos

        Peso vazio ………. .......................……1.150 kg
        Peso máximo …...……........................1.760 kg

f.        Performances

        Velocidade máxima …………………. 145 km/h
        Velocidade de cruzeiro ……………… 130 km/h
        Tecto de serviço ……………………. desconhecido
        Raio de acção ………………………….700 km

g.      Armamento

        1 metralhadora móvel no posto frontal, de 7,7 mm;
        Bombas sob as asas inferiores.

h.      Capacidade de transporte

       Nenhuma.



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Resumo histórico:
     Desenvolvidos a partir do protótipo Tellier T-2, os Tellier T-3 começaram a voar em 1916. Eram hidroaviões de casco com novas asas desenhadas pelo construtor de aviões Voisin. A produção teve início em meados de 1917, tendo sido construídos 96 exemplares.
     Durante a I Guerra Mundial a Marinha Francesa utilizou 60 destes hidroaviões na escolta de comboios navais e na luta anti-submarino, tanto no Atlântico como no Mediterrâneo.
     A Marinha dos Estados Unidos utilizou 34 Tellier T-3 a partir das suas bases instaladas em França e a Marinha Real Britânica utilizou dois Tellier T-3.
     Depois da guerra surgiu uma versão melhorada designada por Tellier T-4.


Percurso em Portugal:
     Em 1917, com a I Guerra Mundial em grande ebulição, a Aviação Naval (A.N.) adquiriu em França 2 hidroaviões Tellier T-3, tendo em vista a constituição da Esquadrilha Expedicionária a África.   
     Estes aviões só foram recebidos em 1918, não se justificando o seu envio para África, dada a evolução do conflito, que terminou em Novembro desse ano.

     Os Tellier T-3 foram integrados no centro de Aviação Naval (CAN) do Bom Sucesso, em Lisboa. Terminada a I Guerra Mundial, a A.N. recebeu mais três Tellier T-3, que foram colocados no CAN do Bom Sucesso.
     Em 1921 estavam colocados no CAN de S. Jacinto, Aveiro, que estava a ser reactivado. Estes hidroaviões tinham a fuselagem em castanho com o casco preto. As asas eram em amarelo torrado.
     A Cruz de Cristo, sem círculo branco, ocupava quase toda a largura dos intradorsos dos  planos inferiores e os extradorsos dos planos superiores. A bandeira nacional com escudo ocupava todo o leme de direcção, em ambas as faces. Nos lados da fuselagem, na direcção da cabina de pilotagem, estavam pintados os números das matrículas, em grandes algarismos pretos.
     Os Tellier T-3 foram retirados de serviço em 1928.

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