Fournier RF-10
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FOURNIER RF-10
Quantidade:
4
Utilizador:
Força Aérea
Entrada
ao serviço: Dezembro de 1984
Data de abate: 1994
Dados técnicos:
a)
Tipo de Aeronave
Moto-planador
terrestre, de trem de aterragem convencional retráctil, com roda de cauda,
mono-plano de asa baixa, revestimento
metálico, dois lugares com cobertura transparente, destinado a actividades
desportivas.
Tripulação:
2 (piloto-instrutor e aluno).
b)
Construtor
Avions
René Fournier / França.
Sob
licença: Aerostructure / França;
Coparavia, AS /
Espanha;
Desconhecido /
Brasil.
c)
Motopropulsor
Motor:
1 motor Limbach L200 E 01, de 80 hp.
Hélice:
Metálico, de duas pás, de três posições (passo fino, passo grosso e bandeira).
d)
Dimensões
Envergadura …………...........17,47 m
Comprimento…..………….......7,89 m
Altura………….…………….....1,93 m
Área alar ……….……..........18,70 m²
e)
Pesos
Peso vazio……………..………570 kg
Peso máximo………………….770 kg
f)
Performances
Velocidade máxima …………..…245 Km/h
Velocidade de cruzeiro …………200 Km/h
Tecto de serviço …………...desconhecido
Raio de acção com motor ligado.....…1.300 Km
g)
Armamento
Sem
armamento.
h)
Capacidade de transporte
Nenhuma.
Os planadores
Fournier tiveram muita divulgação na década de setenta. Os moto-planadores
combinam as características dos pequenos aviões desportivos com as de planador.
Isso permite-lhes explorar correntes térmicas, orográficas ou ondulatórias onde
quer que elas se encontrem, aproveitando-as com o motor parado.
O Fournier RF-10
foi considerado um dos melhores moto-planadores do Mundo, tendo sido bastante
utilizado como complemento à instrução de pilotos.
A possibilidade
de utilização do motor simplifica a sua operação, uma vez que dispensa o avião
de reboque. Além disso, uma vez que o motor pode ser colocado em funcionamento
um qualquer fase do voo, a operação torna-se muito segura.
Embora o
construtor francês tivesse encerrado a produção em 1985, os RF-10 continuaram a
ser produzidos no Brasil.
Percurso em
Portugal:
A Força Aérea
Portuguesa (FAP) adquiriu em França quatro moto-planadores Fournier RF-10, que
chegaram a Portugal entre Dezembro de 1984 e Março de 1985.
Foram
matriculados com os números 1201 a 1204, que correspondem aos números de
construção 6, 7, 12 e 13, respectivamente.
As quatro
aeronaves foram entregues à Esquadrilha de Voo, actual Esquadra 802, do Centro de Actividades Aéreas (CAA) da Academia da Força Aérea
(AFA), na Granja do Marquês, Sintra, destinados ao treino dos cadetes do curso
de pilotagem. Para a operação, utilizaram as instalações da Base Aérea Nº 1
(BA1), também na Granja do Marquês.
O 1204 ficou
destruído num acidente ocorrido no dia 29 de Março de 1985, durante uma
aterragem na Base Aérea Nº 3 (BA3), Tancos, do qual resultou a morte dos dois
tripulantes.
O encerramento
da fábrica em 1985 veio dificultar a aquisição de sobressalentes, o que muito
afectou a prontidão da frota.
Os RF-10 estavam
pintados de branco (FS 17.925), com as pontas das asas e a superfície superior
do estabilizador horizontal em vermelho fluorescente (MIL-P-21.563) e com um
estreito filete azul (FS 86.076) ao longo da fuselagem. A Cruz de Cristo, sobre
círculo branco inserido em coroa circular azul (FS 86.076), foi colocada no
intradorso da asa direita, no extra-dorso da asa esquerda e em ambos os lados da
fuselagem, aqui sobrepondo-se ao filete ao longo da fuselagem. O rectângulo com
as cores nacionais encontrava-se em ambos os lados do estabilizador vertical. Os
números de matrícula, em preto (FS 17.038), estavam colocados em ambos os lados
das asas, alternando com a insígnia, e também no estabilizador vertical, por
cima do rectângulo da bandeira nacional. O distintivo da AFA foi colocado no
estabilizador vertical, abaixo da bandeira nacional.
Os Fournier RF-10 foram retirados do serviço em 1994.
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