Grumman HU-16 Albatross




O Grumman HU-16 Albatross é um grande motor de anfíbio barco voador twin-radial que foi usado pela Força Aérea dos EUA (USAF), a Marinha dos Estados Unidos (USN) e da Guarda Costeira dos EUA (USCG), principalmente como busca e salvamento e busca do combate e aviões do salvamento. Originalmente designada como o SA-16 para a USAF ea JR2F-1 e F-1 para a USN e USCG, foi redesignado como o HU-16 em 1962.


Design e desenvolvimento
Um aperfeiçoamento do desenho do Grumman Mallard, o Albatross foi desenvolvido para pousar em situações de oceano aberto para realizar salvamentos. A sua secção transversal deep-V casco e duração da quilha habilitá-lo a pousar no mar aberto. O Albatross foi projetado para mares ideal de 4 pés (1,2 m), e poderia pousar em condições mais severas, mas necessária JATO (jet-assistida decolar, ou foguetes simplesmente de reforço) para a decolagem em 8-10 pés (2,4-3,0 m) mares ou maior.
História operacional
A maioria dos albatrozes foram usados ​​pela Força Aérea dos Estados Unidos, principalmente na função de busca e salvamento missão (SAR), e, inicialmente designado como SA-16. A USAF usou o SA-16 extensivamente na Coréia para o salvamento do combate, onde ganhou uma reputação como uma embarcação acidentada e navegabilidade. Mais tarde, o redesignado HU-16B (variante longa-wing) Albatross foi usado por Aerospace Rescue and Recovery Service da Força Aérea dos EUA e viu o amplo serviço de combate durante a Guerra do Vietnã. Além disso, um pequeno número de Air National Guard grupos de comandos de ar foram equipados com HU-16 para a infiltração secreta e extração de forças especiais de 1956 a 1971 Outros exemplos do HU-16 fizeram seu caminho para as unidades de resgate aéreo Air Force Reserve antes de sua aposentadoria do serviço USAF.
A Marinha dos EUA também empregou o HU-16C / D Albatross como busca e salvamento (SAR) aeronaves de estações costeiras Naval Air, tanto stateside e no exterior. Ele também foi empregado como uma aeronave de apoio operacional em todo o mundo e para as missões da antiga NAS Agana, Guam durante a Guerra do Vietnã. Voos Goodwill também eram comuns ao redor do Território Fiduciário das Ilhas do Pacífico no início de 1970. Desembarques em águas abertas e formação decolagem água usando JATO também foi conduzida com freqüência por US Navy HU-16 a partir de locais como NAS Agana, Guam; Estação Naval de Guantanamo Bay, Cuba; NAS Barbers Point, Hawaii; NAS North Island, Califórnia, NAS Key West, Florida; NAS Jacksonville, Flórida e NAS Pensacola, Florida, entre outros locais.
O HU-16 também foi operado pela Guarda Costeira dos EUA tanto como uma aeronave SAR costeira e de longo alcance mar aberto por muitos anos, até que foi suplantado pelo HU-25 Guardian e HC-130 Hercules.
O último vôo USAF HU-16 foi a entrega de AF Serial No. 51-5282 para o Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos em Wright-Patterson AFB, Ohio em julho de 1973 depois de definir um recorde de altitude de 32,883 pés no início do mês .
O último vôo da marinha US HU-16 foi feito de Agosto de 1976, quando 13 de um Albatross foi entregue ao Museu Nacional da Aviação Naval em NAS Pensacola, Florida.
O último vôo USCG HU-16 estava em CGAS Cape Cod, em março de 1983, quando o tipo de avião foi aposentado pelo USCG. O Albatross continuou a ser usado no serviço militar de outros países, a última sendo aposentado pela Marinha Helénica (Grécia), em 1995.
A Real Força Aérea Canadense operado Grumman Albatross com a designação de "CSR-110", em vez de os EUA (pós 1962) padrão de "HU-16".


Operações civis
Em meados dos anos 1960 o Departamento do Interior dos EUA adquiriu três militares Grumman HU-16 da Marinha dos Estados Unidos e estabeleceu o Trust Territory Airlines no Pacífico para servir as ilhas da Micronésia. Pan American World Airways e, finalmente, da Continental Airlines Air Micronesia operado os albatrozes que servem Yap, Palau, Chuuk (Truk) e Pohnpei de Guam até 1970, quando pistas ilha adequados foram construídas, permitindo que operações terrestres.
Em 1970, Conroy Aircraft comercializado um remanufaturado HU-16A com motores turboélice da Rolls-Royce Dart como o Conroy Turbo Albatross, mas apenas um protótipo (registo N16CA) nunca foi construído.
Muitos Albatrozes excedentes foram vendidos para operadores civis, na sua maioria a proprietários privados. Estas aeronaves são operadas sob qualquer Experimental-Exposição ou restrito categoria e não pode ser utilizado para operações comerciais, excepto em condições muito limitadas.
No início de 1980 de Chalk Internacional Companhias Aéreas de propriedade da Merv Griffin Resorts International teve 13 Albatrozes convertidos em categoria standard como G-111. Isso fez-los elegíveis para serem usados ​​em operações de linha aérea regular. Essas aeronaves tinham uma ampla modificação da configuração padrão militar, incluindo asas reconstruída com asa de titânio tampas espato, portas adicionais e modificações portas existentes e escotilhas, tanques de óleo do motor em aço inoxidável, fogo dupla motor de sistemas em cada motor e hélice sistemas de auto penas instalados extinção . O G-111s só foram operados por alguns anos e, em seguida, colocar em armazém no Arizona. A maioria ainda estão estacionados lá, mas alguns foram devolvidos às operações de voo regulares com os operadores privados.
Atualmente, a tecnologia de satélite empresa Row 44 usa um HU-16B Albatross (registo "N44HQ") [4] para testar seu serviço de internet banda larga via satélite em voo. Comprado, restaurado e nomeado Albatross One em 2008, a empresa selecionou esta aeronave para as suas operações porque tem a mesma curvatura no topo de sua fuselagem como a aeronave Boeing 737 para os quais a empresa fabrica seus equipamentos. O avião comprado por Row 44 foi usado de uma só vez como um avião de treinamento para astronautas do ônibus espacial pela NASA. Ele apresenta os autógrafos dos astronautas que treinaram a bordo do avião em uma das paredes da cabine.
Em 1997, um albatroz de Grumman (N44RD), pilotado por Dennis Reid e Andy Macfie, se tornou o primeiro Albatross a circunavegar o globo. O voo 26.347 milhas náuticas ao redor do mundo durou 73 dias, incluiu 38 paradas em 21 países, e foi concluída com 190 horas de voo TimeIn 2013 Reid Dennis doado N44RD ao Museu da Aviação Hiller.
Desde a aeronave pesa mais de 12.500 libras, pilotos de aeronaves Albatross civil registada dos EUA deve ter uma qualificação de tipo. Há um fly-in anual Albatross em Boulder City, Nevada, onde os pilotos Albatross pode se tornar tipo classificado.


Variantes
• XJR2F-1 - designação Prototype, dois alto.
• HU-16A (originalmente SA-16A) - versão USAF
• HU-16A (originalmente UF-1) - versão indonésia
• HU-16B (originalmente SA-16B) - versão USAF (modificado com longa asa)
• SHU-16B (modificado HU-16B para missões anti-submarino) - versão de exportação
• HU-16C (originalmente UF-1) - versão da Marinha dos EUA
• LU-16C (originalmente UF-1L) - versão da Marinha dos EUA
• TU-16C (originalmente UF-1T) - versão da Marinha dos EUA
• HU-16D (originalmente UF-1) - versão da Marinha dos EUA (modificado com longa asa)
• HU-16D (originalmente UF-2) - versão alemã (construído com longa asa)
• HU-16E (originalmente UF-1G) - versão US Coast Guard (modificado com longa asa)
• HU-16E (originalmente SA-16A) - versão USAF (modificado com longa asa)
• G-111 (originalmente SA-16A) - derivado do USAF, JASDF e originais alemães)
• CSR-110 - versão RCAF


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