Senna



O dia em que Ayrton Senna venceu os grandes nomes da história da F1 em Nürburgring com apenas 24 anos de idade.
O Circuito de Nürburgring ficou pronto em 1984 e foi inaugurado com uma corrida promocional da Mercedes-Benz, que estava lançando seu 190E 2.3-16 Cosworth. Seria uma corrida de 12 voltas, com carros idênticos pilotados por um grupo de convidados que incluiu nove campeões da Fórmula 1 – Jack Brabham, Phil Hill, John Surtees, Denny Hulme, Niki Lauda, James Hunt, Jody Scheckter, Alan Jones e Keke Rosberg – além do lendário Stirling Moss, e três jovens e promissores pilotos: Elio de Angelis, Alain Prost e Ayrton Senna – chamado de última hora para substituir Emerson Fittipaldi.
Para a maioria dos pilotos a corrida era apenas um encontro divertido com velhos companheiros, mas para o desconhecido brasileiro de 24 anos, que entrara na Fórmula 1 havia dois meses, a possibilidade de superar grandes nomes do automobilismo em uma corrida com carros idênticos poderia ser uma grande chance de testar a si mesmo e aparecer para o mundo das pistas.

Depois de 12 voltas Senna completava a corrida em primeiro lugar, com 1,38 segundo de vantagem sobre bicampeão Niki Lauda (que ganharia seu terceiro título naquele ano), e com a maior velocidade média.

Seu desempenho na corrida desviou a atenção dos grandes ídolos da época – Lauda, Rosberg e Reutemann – e lhe rendeu até mesmo uma recomendação a Enzo Ferrari, indicada por John Surtees. O inglês escreveu em um bilhete destinado ao comendador:”Para colocar sua equipe em ordem, seria preciso o piloto certo. Você deveria chamar Senna”.

Como se sabe, o convite de Enzo nunca aconteceu. No mês seguinte, Senna voltaria a encantar o mundo sob a chuva do Principado de Mônaco, uma história que todos nós conhecemos bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas