Panhard et Levassor



Em 1895, um Panhard et Levassor sagrou-se vencedor na maior prova automobilística até então realizada no mundo: Uma prova de resistência e velocidade Paris-Bordéus-Paris, sem paragens intermédias, e com chegada à Porta Maillot.
“ Paris-Bordéus-Paris (10 – 12 de Junho de 1895)
… No dia 10 de Junho de 1895, sob um sol radioso, faz-se a concentração das viaturas junto do Arco do Triunfo, para onde acorre uma enorme multidão. Mas a partida não será desse local.
Uma a uma as viaturas dirigem-se a Versailles, onde terá início a grande prova …
… Os veículos a vapor estavam bem representados com 4 unidades, e a gasolina estão ainda mais bem representados, com 10 unidades. Um deles é o Panhard et Levassor conduzido por Emile Levassor …
Finalmente, na manhã do dia 12 de Junho, às 10 horas, Levassor assina, junto da Porta Maillot, a folha de controlo, exactamente 48 horas e 47 minutos após ter deixado Versailles.
O vencedor da prova tinha gasto menos de metade do tempo máximo imposto para cobrir os 1.200Km do percurso. A velocidade média foi de 24,6Km/h …”
São alguns extratos de um longo texto publicado num jornal de Paris, repescados numa extraordinária publicação de 1935, um enorme e fascinante livro intitulado “Histoire de la Locomotion Terrestre”
.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas