O primeiro automóvel a chegar a Portugal



1895: chega a Portugal o primeiro automóvel, um veículo da marca Panhard & Levassor, importado de Paris pelo IV Conde de Avilez. Com uma cilindrada de 1290 cc, potência de 4cv de 750 rotações por minuto, o automóvel atingia uma velocidade máxima de 20 km por hora.



A entrada desta estranha “mercadoria” na Alfândega de Lisboa levanta desde logo a dúvida sobre que taxa aduaneira aplicar: seria uma máquina agrícola ou uma locomobile (máquina movida a vapor)? Adota-se esta última definição.
Depois da montagem das várias componentes numa oficina de carruagens da baixa lisboeta e da colocação em marcha do seu motor de explosão, o Panhard & Levassor enceta a primeira viagem dirigindo-se para Palmela.
À entrada da vila, surge um burro no meio da estrada e daí recusa-se a arredar com a sua típica teimosia. O choque é inevitável e do atropelamento resulta a morte do burro. O dono vê-se então recompensado da sua significativa perda com a quantia de dezoito mil réis, o triplo do valor de um burro naquela época.
A chegada do Panhard & Levassor ao seu destino, Santiago do Cacém, causou enorme sensação e pasmo entre os habitantes da pacata localidade.
Na sequência de uma sucessão de trocas de veículos entre proprietários, o Panhard & Levassor foi anos mais tarde descoberto por Alfredo Duro num barracão da Garagem Auto-Palace no Porto onde tinha sido deixado. Em 1954, os herdeiros de João Garrido, proprietário da Garagem Auto-Palace, doam o carro ao Automóvel Club de Portugal com a condição de não sair da cidade do Porto. O Panhard & Levassor foi, entretanto, recuperado segundo as suas características originais.
Destaca-se hoje na exposição permanente do Museu dos Transportes e Comunicações “O automóvel no espaço e no tempo” onde cerca de três dezenas de veículos clássicos ilustram uma viagem pela história do automóvel desde o seu surgimento, em 1886, até à contemporaneidade.
O Museu dos Transportes e Comunicações abre de terça a sexta, das 10h às 13h (entrada até às 12h) e das 14h às 18h (entrada até às 17h), e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h (entrada até às 18h).





Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas