SADO 550



ENTREPOSTO SADO 550 (1978-86)
Envolvida mais concretamente no comércio, distribuição, fabricação de atrelados, caravanas e reboques nas suas enormes instalações de Setubal, desde os anos 50 esta empresa mais tarde desenvolveu e produziu o primeirissimo automóvel moderno nacional que atingiu bastante exito de vendas. Designado por SADO 550 foi um microcarro original construído pelo gigante industrial Entreposto Veículos Comerciais em 1978 nas oficinas de Moscavide em Lisboa. Nas mesmas linhas de montagem tambem se construiam todos os conhecidos modelos comerciais da gama Datsun Sado e dos minicarros SADO 550 que mais tarde ambas as marcas eram distribuidos pelo Entreposto Comercial S.A. e foi este o resultado final de um antigo estudo e projecto que originalmente se chamava de "O Projecto Ximba".
Existiu em cinco versões com poucas diferenças entre os novos modelos no conceito e na estética deste automóvel. Cada versão dos SADO 550 tinha mecanicas japonesas Daihatsu 547cc 2 Cilindros de 29 Cv a gasolina apenas com uma caixa manual de 4 velocidades iguais aos dos microcarros Daihatsu Cuore que eram importados para alguns países como França, Holanda e Inglaterra onde os Cuore se venderam muito bem.
Os nossos SADO 550 eram microcarros modernos, tinham motor dianteiro com tracção traseira e as suas rodas eram idênticas às de um buggy de Campo de Golfe, com interiores só para duas pessoas e algum espaço razoável com uma pequena mala. Em 1982 o ACP fez um sério testdrive e mais um ensaio geral com notas positivas no final a dois modelos SADO 550. Apenas existiram pintados de branco que era cor principal deles e 500 unidades dos SADO 550 foram construídas mas havia também modelos com pintura em azul ou em amarelo por encomenda prévia. Mais tarde em 1987, o Entreposto VC deixou de construir os SADO 550 e na altura, a empresa passaram a ser os importadores e os representantes oficiais para Portugal de várias marcas novas de automóveis conhecidas nos anos 80. Nos anos 1990 teríamos depois mais um construtor nacional de microcarros modernos que seriam os modelos chamados de "EVASÃO 500" da Metalomecanica Evasão em Vagos no norte de Portugal.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas