Enrico Piaggio


 
Piaggio foi fundada em Génova em 1884 com vinte anos de idade, Rinaldo Piaggio. A primeira atividade da fábrica de Rinaldo era apropriado luxo navio. Mas, no final do século, a Piaggio também estava produzindo vagões ferroviários, carrinhas de mercadorias, autocarros de luxo e motores, eléctricos e órgãos especiais caminhão.




A Primeira Guerra Mundial trouxe uma nova diversificação que era para distinguir atividades Piaggio por muitas décadas. A empresa começou a produzir aviões e hidroaviões. Ao mesmo tempo, novas plantas foram surgindo. Em 1917 Piaggio comprou uma nova fábrica em Pisa, e quatro anos depois, levou mais de uma pequena fábrica em Pontedera, que se tornou o centro de produção aeronáutica (hélices, motores e aviões completa) e, em seguida, após a Segunda Guerra Mundial, testemunhou o nascimento de a Vespa icônico.


A guerra, um divisor de águas radical para toda a economia italiana, foi igualmente importante para Piaggio. A planta Pontedera construiu o state-of-the-art de quatro motores P 108 equipado com um motor Piaggio 1.500 cv nas versões de passageiros e bombardeiro.No entanto plantas aeronáuticas da Piaggio em Toscana (Pontedera e Pisa) foram importantes alvos militares e em 31 de agosto de 1943 foram arrasadas pelos bombardeios aliados, após os alemães em retirada já havia minado as colunas dos edifícios e irrevogavelmente danificada as plantas.Para reconstruir as plantas Pontedera, Enrico Piaggio pediu aos Aliados, que então ocupavam parte do terreno e das construções ainda de pé, para providenciar a máquinas transferido para a Alemanha e Biella no norte da Itália para ser trazido de volta.Isso foi feito de forma rápida e Armando e Enrico Piaggio, em seguida, começou o processo de reconstrução. A tarefa mais difícil foi para Enrico, que foi responsável pelas plantas destruídas de Pontedera e Pisa.




A decisão de Enrico Piaggio para entrar no negócio luz mobilidade foi baseada em avaliações económicas e considerações sociológicas. Levou forma graças à co-operação bem sucedida do engenheiro aeronáutico e inventor Corradino D'Ascanio (1891-1981).



A motoneta foi produzido, com base em uma pequena moto feita para pára-quedistas. O protótipo, conhecido como o MP 5, foi apelidado de "Paperino" (o nome italiano para o Pato Donald) devido à sua forma estranha, mas Enrico Piaggio não gostava dele, e ele perguntou Corradino D'Ascanio a redesenhar-lo.Mas o designer aeronáutico não gostava de motocicletas. Ele encontrou-los desconfortáveis ​​e volumoso, com rodas que eram difíceis de mudar depois de uma punção. Pior ainda, a corrente de transmissão fez sujo. No entanto, a sua experiência aeronáutica encontrado a resposta para todos os problemas.Para eliminar a cadeia ele imaginou um veículo com um corpo de estresse-rolamento e malha direta; para torná-lo mais fácil de pilotar, ele colocou a alavanca no guidão; para tornar mais fácil mudar pneu ele não concebido um garfo, mas um braço de suporte semelhante a um transporte aeronave.



Finalmente, ele projetou um corpo que iria proteger o condutor para que ele não iria ficar sujo ou despenteado. Décadas antes da disseminação de estudos de ergonomia, a posição de pilotagem da Vespa foi projetado para deixar você sentar-se confortavelmente e com segurança, não como equilibrado perigosamente em uma motocicleta de alta roda.Corradino D'Ascanio só precisava de alguns dias para refinar sua idéia e preparar os primeiros desenhos do Vespa, produzido pela primeira vez em Pontedera em abril de 1946. Ela tem o seu nome de si mesmo que Enrico Piaggio, olhando para o protótipo MP 6, com a sua vasta Central parte onde o piloto sentou-se eo estreito "cintura", exclamou: "parece que uma vespa!" e assim nasceu a vespa.Em 23 de abril de 1946 Piaggio & CSpA registrou uma patente com a Central de Patentes para invenções, modelos e marcas no Ministério da Indústria e Comércio, em Florença, para "um ciclo de motor com um complexo racional de órgãos e elementos com o corpo combinado com os guarda-lamas e capô que cobrem todas as peças mecânicas ".Num curto espaço de tempo a Vespa foi apresentada ao público, provocando reacções contrastantes. No entanto, Enrico Piaggio não hesitou em começar a produção em massa de dois mil unidades da primeira Vespa 98 cc.O novo veículo fez sua estréia sociedade em elegante Golf Club, em Roma, na presença de EUA General Stone que representou o governo militar dos Aliados. Italianos viram a Vespa, pela primeira vez nas páginas do Motor (24 de março de 1946) e na tampa preto e branco de La Moto em 15 de abril de 1946.


A Vespa tornou-se a excelência do produto Piaggio, enquanto Enrico pessoalmente testados protótipos e novos modelos. Suas perspectivas de negócios transcendeu as fronteiras nacionais e em 1953, graças à sua determinação incansável, havia mais de dez mil pontos de atendimento Piaggio em todo o mundo, incluindo a América e Ásia. Até então os clubes Vespa contados mais de 50.000 membros, todos em oposição ao "recém-nascido" Innocenti Lambretta.Nada menos que vinte mil adeptos Vespa transformou-se no italiano "Dia Vespa" em 1951. Pilotando uma Vespa era sinónimo de liberdade, com a exploração do espaço ágil e com as relações sociais mais fáceis. A nova scooter tornou-se o símbolo de um estilo de vida que deixou sua marca na sua idade: no cinema, na literatura e na publicidade, a Vespa parecia interminável entre os símbolos mais importantes de uma sociedade em mudança.


Em 1950, apenas quatro anos após a sua estreia, a Vespa foi fabricada na Alemanha por Hoffman-Werke de Lintorf; licenciados no ano seguinte abriu na Grã-Bretanha (Douglas de Bristol) e França (ACMA de Paris); produção começou em Espanha em 1953 em Moto Vespa de Madri, agora Piaggio España, seguido imediatamente por Jette, fora de Bruxelas.Plantas surgiram em Bombaim e Brasil; a Vespa atingiu os EUA, e sua enorme popularidade chamou a atenção do sumário do leitor, que escreveu um longo artigo sobre ele. Mas esse período mágico foi apenas o começo. Logo a Vespa foi produzido em 13 países e comercializado em 114, incluindo a Austrália, África do Sul (onde era conhecido como o "Bromponie", ou pônei charneca), Irã e China. E ele foi copiado: em 9 de Junho de 1957, Izvestia relatou o início da produção em Kirov, na URSS, da cc Viatka 150, um clone quase perfeito do Vespa.Piaggio havia começado muito cedo para alargar a sua gama para o sector dos transportes luz. Em 1948, logo após o nascimento da Vespa, a produção do veículo de três rodas Ape van (o italiano de "bee") derivada de scooter começou, eo veículo foi um sucesso imediato para os seus muitos usos possíveis. Numerosas versões imaginativas do Vespa apareceu, alguns da própria Piaggio, mas principalmente de entusiastas - por exemplo, a Vespa Sidecar, ou a Vespa-Alpha, de 1967, desenvolvido com Alpha-Wallis para Dick inteligente, um agente secreto da tela, o que poderia correr na estrada, voar, e até mesmo ser usado em ou subaquática.O exército francês tinha alguns modelos Vespa construído especialmente para transportar armas e bazucas, e outros que poderiam ser pára-quedas em conjunto com as tropas. Até mesmo o exército italiano pediu para Piaggio parachutable uma scooter.



Embora a Lambretta estava começando a desfrutar de algum sucesso, a Vespa estava sendo copiado e imitado em mil maneiras, mas a singularidade do veículo assegurado Piaggio um longo período de sucesso, tanto que em novembro de 1953, a unidade de número 500.000 saiu a linha, seguido pela milionésima em Junho de 1956.Em 1960, a Vespa passou a marca de dois milhões; em 1970 chegou a quatro milhões, e mais de dez milhões em 1988, tornando-se um fenômeno único no sector motorizado de duas rodas que já vendeu mais de 16 milhões de unidades até à data. De 1946 a 1965, o ano Enrico Piaggio morreu, 3350000 Vespas foram fabricados apenas em Itália: um para cada cinquenta habitantes.O boom da Vespa, e as diferentes perspectivas de negócios dos irmãos Piaggio, com Enrico concentrando-se em mobilidade individual na Toscana e Armando sobre a empresa aeronáutica na Liguria, levou a empresa a dividir. Em 22 de Fevereiro de 1964, Enrico Piaggio adquiriu a participação no Piaggio & C. S.p.A. realizada por seu irmão Armando, que fundou então "Meccaniche Rinaldo Piaggio Industrie Aeronautiche" (I.A.M. Rinaldo Piaggio).


A Vespa 50 tinha aparecido no ano anterior, 1963, na sequência da introdução de uma lei na Itália fazendo um numberplate obrigatório para veículos de duas rodas mais de 50 cc. A nova scooter era isento desta lei e foi um sucesso imediato. Na Itália, as vendas de veículos com matrículas diminuíram 28 por cento em 1965 face ao ano anterior.Por outro lado, a Vespa, com a sua nova série "50", foi um grande sucesso. A luz Vespa foi um sucesso para além da gama Piaggio e este deslocamento ainda está em produção. Até o momento quase 3500000 Vespa 50s foram construídos em diferentes modelos e versões, a mais recente sendo a ET4 50 lançado no Outono de 2000. É o primeiro de quatro tempos Vespa 50cc, e tem um alcance recorde de mais de 500 km com um tanque cheio.A Vespa PX (125, 150 e 200cc) é o maior sucesso de vendas em toda a história da Vespa. É o "vintage original" - lançado em 1977, vendeu mais de dois milhões de unidades, e como tal é um favorito entre aqueles com um sentimento de nostalgia, mas também com o mercado mais jovem.




A Vespa também tem uma carreira de piloto por trás dele. Na Europa, nos anos cinquenta, participou, muitas vezes com sucesso, em corridas regulares de ciclo do motor (velocidade e fora de estrada), bem como empreendimentos esportivos incomuns.Em 1952 o francês Georges Monneret construído um "Vespa anfíbio" para a corrida Paris-Londres e cruzou com sucesso o Canal nele. No ano anterior, em si Piaggio havia construído um protótipo de 125cc Vespa para corridas de velocidade, e estabeleceu o recorde mundial de velocidade para um quilómetro voando a uma média de 171,102 km / h.A Vespa também marcou um grande sucesso em 1951 "6 Dias Internacionais" em Varese, vencendo 9 medalhas de ouro, o melhor das motos italianas. Nesse mesmo ano viu o primeiro de inúmeros comícios com a Vespa: uma expedição ao Congo, que era para ser o primeiro de uma série de viagens incríveis em uma scooter que se destina principalmente para resolver os problemas de tráfego urbano e interurbano.Giancarlo Tironi, um estudante da Universidade italiana, chegou ao Círculo Ártico em uma Vespa. O argentino Carlos Velez cruzou a Cordilheira dos Andes a partir de Buenos Aires para Santiago del Chile. Ano após ano, a Vespa ganhou popularidade entre os entusiastas do feriado de aventura: Roberto Patrignani montou um de Milão a Tokyo; Soren Nielsen na Groenlândia; James P. Owen dos EUA para a Tierra del Fuego; Santiago Guillen e Antonio Veciana de Madrid a Atenas; Wally Bergen em um grand tour das Antilhas; os italianos Valenti e Rivadulla em uma digressão em Espanha; Senhorita Warral de Londres para a Austrália e para trás; o australiano Geoff Dean levou um em um passeio-ao redor do mundo.


Pierre Delliere, sargento da Força Aérea Francesa, chegou a Saigon em 51 dias a partir de Paris, passando por Afeganistão. O suíço Giuseppe Morandi viajou 6.000 km, muito do que no deserto, em uma Vespa que tinha comprado em 1948. Ennio Carrega passou de Génova a Lapónia e volta em 12 dias.Dois jornalistas dinamarqueses Elizabeth e Erik Thrane, um irmão e uma irmã, chegou a Bombay em uma Vespa. E é impossível contar os muitos pilotos europeus de scooter que atingiram o Cabo Norte em seu Vespas.Poucos sabem que, em 1980, dois Vespa PX 200s montados por M. Simonot e B. Tcherniawsky alcançou a linha de chegada do segundo rali Paris-Dakar. Quatro vezes vencedor de Le Mans 24 Horas Henri Pescarolo ajudou a equipe francesa elaborado por Jean-François Piot.



A Vespa continua a viajar: em 1992 Giorgio Bettinelli, escritor e jornalista, deixou Roma em uma Vespa e chegou a Saigon em Março de 1993. Em 1994-1995 ele montou uma Vespa 36,000 km do Alasca à Terra do Fogo. Em 1995-96 ele viajou de Melbourne a Cidade do Cabo - mais de 52,000 km em 12 meses. Em 1997, ele começou a partir de Chile, atingindo Tasmânia após três anos e 150.000 km em sua Vespa nas Américas, na Sibéria, Europa, África, Ásia e Oceania. Ao todo, Bettinelli tem viajado 254.000 km em uma Vespa.



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