Canadairs CL-215 na BA5



O Canadair CL-215 é o primeiro modelo de uma série de aeronaves construídas por Canadair empresa de combate a incêndios (mais tarde adquirida pela Bombardier). Esta aeronave anfíbia operando em diferentes países e, embora seja usado principalmente para extinção de incêndios florestais, permite o desenvolvimento de outras missões como a vigilância aduaneira, busca e salvamento ou de combate derrames de petróleo no mar. Apelidado Scooper, esta aeronave pode transportar água em seus tanques anteriormente desembarque em terra ou diretamente em lagos, rios, reservatórios ou o mar. Conforme necessário, para o fogo, a água pode ser misturado com aditivos, que evaporação lenta, extintora melhorar a capacidade de descarga e agir como retardadores.
desenvolvimento
O Canadair CL-215 foi concebido para satisfazer o pedido de um fogo anfíbio que poderia substituir a variedade de tipos que foram usados ​​no papel de "homem-bomba de água" nos anos sessenta. Os parâmetros básicos de projecto CL-215 surgiram de um simpósio sobre incêndios florestais que ocorreram em Ottawa em dezembro de 1963. No início de 1966, foi decidido que este tipo entrar em produção. Os primeiros modelos tomou como base o sucesso PBY-5 Catalina. A província canadense de Quebec e Sécurité Civile (Protecção Civil) francês foram os primeiros clientes: encomendado, respectivamente, 20 e 10 CL-215, que foi atribuída a tarefa básica de detecção e extinção de incêndios florestais. No entanto, o anfíbio robusto e versátil, também estava disponível para clientes militares, que o usou para busca e salvamento, bem como funções utilitárias. Por 20 anos, começando em 1969, 125 aeronaves foram construídos e vendidos para nove países.
O primeiro vôo do CL-215 foi realizada em 23 de outubro de 1967, e maio 1969 começou a ser entregue para a França. A partir deste momento a produção incluiu cópias para as províncias canadenses de Quebec e Manitoba, assim como Espanha, Grécia, a Marinha Real da Tailândia, CVG FMO, Itália, Venezuela e Jugoslávia, entre outros.
Em 1987, o CL-215T apareceu, uma evolução encomendado pela Força Aérea Espanhola que permitiu a renovação da frota de 43 da Força Aérea Grupo. Este desenvolvimento ganharam notável sucesso, a aeronave adquirida na confiabilidade e poder, permitindo o desenvolvimento da próxima geração, chamado CL-415. Atualmente, existem 15 CL-215T em serviço, todas destinadas ao 43 Group, mas uma localizada no centro da Bombardier, no Canadá. O turboélice CL-215T considerar dois motores mais potentes e confiáveis. Devido ao aumento no poder era também necessário fazer modificações na estrutura da asa, fortalecer os laços entre aviões e fuselagem, e modificar quase toda a apresentação dos instrumentos do cockpit. O novo modelo também possui tanto o movimento hidráulico de superfícies de vôo ea roda de nariz, e outras melhorias.
projeto
Desde o início da simplicidade projeto era um requisito primordial, juntamente com a facilidade de manutenção e confiabilidade do equipamento, o que foi conseguido através da incorporação, sempre que possível, sistemas já experientes. A protecção contra a corrosão provocada por água salgada foi conseguida pela utilização de materiais resistentes e de vedação cuidadosa das várias partes durante a montagem.
O CL-215 é uma aeronave de grande porte. Ele tem uma única rediente casco, e estabilizadores fixos carros alegóricos são montados ao lado das pontas das asas. O tipo de trem de pouso triciclo, que compreende uma roda de nariz de casal e duas rodas principais simples; a primeira das quais está alojado no interior do casco e os dois últimos são dobradas de fora da fuselagem.
A ala inserida alta, os estabilizadores são estruturas em uma só peça; ailerons e flaps ocupar toda a borda de fuga de alar. Tanto a área da empenagem e da asa têm grandes dimensões. A superfície superior atinge 100 metros quadrados. As superfícies de vôo foram bem projetados para atender aos requisitos de voo em baixas velocidades e muito baixa altitude, ideal para alcançar uma maior precisão durante a descarga manobra. Ele é capaz de decolar e pousar em pistas não pavimentadas curtas. O combustível é carregado no 8 células localizadas nos planos. Gôndola motores que ficam são integrados na estrutura do avião. Seu motor é composto por dois motores radiais Pratt & Whitney R-2800-CA3 especialmente concebidas para operar nas condições adversas de um incêndio florestal.
Sistema operativo
função de fogo para a aeronave tem uma capacidade de 5.346 litros de água (12.000 libras) distribuídos em dois tanques localizados no interior da adega. Ele também tem dois tanques de 300 litros cada, para o armazenamento de retardador de fogo. A água pode ser recolhida durante o pouso por duas sondas retráteis montados após quilha rediente, operação que deve ser em movimento, enquanto a vela avião na superfície da água em cerca de 60-70 nós. Isto permite o enchimento completo dos depósitos em apenas 12 segundos, para uma distância de entre 2000 e 3500 pés é necessária, dependendo de factores variáveis, tais como condições de vento, o peso da área da aeronave ou altitude splashdown. A área de carga deve ter uma profundidade mínima de água de 120 centímetros, e se o mar não é seguro para realizar a manobra com ondas de mais de um metro de altura. Depois de decolagem do avião voa na área de incêndio, que inicia toda a carga em menos de um segundo. A operação é repetida até que você é capaz de controlar ou extinguir o fogo. Na maioria dos casos, você pode jogar uma carga de pelo menos dez minutos.
Na versão inicial de busca e salvamento, o CL-215 foi projetado para transportar até seis tripulantes. Na cabine do piloto, co-piloto e engenheiro de voo ficar. A posição de navegação encontra-se ainda mais para trás, na parte da frente da fuselagem, enquanto dois observadores estão na seção traseira. A aviônica básica é reforçada por um radar meteorológico e digitalização AVQ-21 no nariz, um altímetro de rádio, um direcional beacon UHF / VHF, e DME. O alcance máximo é de 12 horas, embora isso requer a instalação de um tanque de combustível adicional no interior da adega. Para ganhar em capacidade de água, este depósito não é instalado durante a operação de combate a incêndios, de modo que a autonomia é reduzida, na prática, até 5 horas.
variantes
Em 1987, o CL-215T anunciou a versão com melhor gestão através de mudanças de design nas asas e da empenagem e com motores Pratt & Whitney turboélice mais poderoso, em vez de radial. Originalmente, o CL-215T seria uma repotenciação simples do CL-215 e Canadair convertido duas aeronaves em 1989 como exemplos de desenvolvimento. O primeiro voou pela primeira vez em 8 de junho de 1989. Canadair oferecido atualizar existente CL-215 da nova norma, mas optou por não fazer novas cópias CL-215T e, em vez desenvolvido o novo modelo CL-415 Super Scooper .
operadores

Dois Canadair CL-215T Força Aérea da Espanha estacionado na Militar Airfield Santiago.
• Os governos de Espanha (14 CL-215T "força aérea" 5 CL-215 "MAGRAMA"), Portugal, Croácia, França, Grécia, Itália, Tailândia (Marinha)
• As províncias canadenses de Alberta, Manitoba, Newfoundland, Territórios do Noroeste, Ontário, Quebec, Saskatchewan e Yukon.
• Divisão de Recursos Florestais na Carolina do Norte.
• Departamento de Recursos Naturais de Minnesota.
• Município de Istambul
• CVG Ferrominera Orinoco CA da Venezuela
Especificações (CL-215)
• tripulação: 2 pilotos
• Capacidade: 18 passageiros (versão do utilitário)
• Carga:
ou 5.346 litros de água, tem capacidade de água e pode encher o seu tanque em apenas 10 segundos.

ou 600 litros de retardante químico
• Comprimento: 19,82 m
• envergadura: 28,6 m
• Altura: 8,98 m
• Área da asa: 100,3 m²
• Tara: 12.065 kg
• peso máximo de decolagem:
ou de água: 17.100 kg
ou da terra: 19.730 kg
• Powerplant: 2 × turboélice Pratt & Whitney R-2800-83AM.
ou Power: 1566 kW (100 hp 2; 2.129 hp) cada um.
• Hélices: 1 × motora tripala.
atuação
• Velocidade de cruzeiro (Vc): 291 km / h (181 mph, 157 kt)
• velocidade de estol (Vs): 123 km / h (76 mph; 66 kt)
• Gama: 2.260 km (1.220 milhas náuticas; 1,404 mi)
• subida Regime: 5 m / s (984 pés / min)


























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