Citroën Visa
Produção de
1978 a 1988
O modelo Visa é o modelo final de um projecto denominado “Y2” , desenvolvido para substituir o modelo Ami 8. O projecto Y2 começa a ser desenvolvido com base na plataforma do Fiat 127, ao abrigo de acordos entre os dois construtores, no entanto o acordo é anulado e a Citroën continua o desenvolvimento do novo modelo numa base totalmente nova que mais tarde será usada no Olicit (versão destinada ao mercado de leste do modelo Axel).
Neste ponto
do projecto e apesar da grupo Peugeot – Citroën, o projecto Y2 era nesse
momento totalmente Citroën, sendo que os motores usados para este projecto eram
o bicilindrico e quatro cilindros opostos da Citroën. O exterior do Y2 é
desenhado por Jean Giret e o interior fica a cargo de Michel Harmand.
Apesar do
projecto Y2 já estar num estado avançado, a Peugeot decide intervir ao impor a
plataforma do modelo 104, ou seja, a terceira plataforma para o mesmo modelo,
sendo que como os prazos eram apertados, foi uma corrida contra o tempo para
ter o Visa pronto a tempo para a data de apresentação definida. A intervenção
da Peugeot no projecto, além de alterar a plataforma introduz também os motores
de 4 cilindros transversais da Peugeot.
Finalmente o
Visa é apresentado no Salão de Paris em 1978 (após um projecto algo
atribulado), sendo que é um dos primeiros modelos a integrar a grelha junto com
o para-choques. Além de diferente no exterior, o Visa possuía também um painel
de instrumentos pouco convencional que possuía um satélite agrupando os
instrumentos à esquerda
deixando à mão direita os instrumentos de ventilação.
Aquando do
seu lançamento o Visa dispunha de duas motorizações, o motor bicilindrico de
652cm3 desenvolvendo 35cv que tinha provas dadas ao nível da fiabilidade e que
possuía a particularidade de ter os seus cilindros em alumínio cobertos de um
revestimento de alta resistência em “nicasil” e um quatro cilindros de 1124cm3
de 57cv para a versão Super.
Apesar das
virtudes do modelo, o Visa não tem o sucesso esperado muito por culpa do seu
design que para alguns era controverso, como tal a Citroën pede a Heuliez para
retocar o Visa de forma a deixa-lo com um design mais consensual, sem no
entanto alterar a chaparia. É então em Março de 1981 que surge o Visa II com um
novo design e que desde logo levou a um grande aumento nas vendas levando o
Visa ao lugar de destaque que este merecia.
A gama Visa
II foi sendo alterada contando na sua gama desde o motor bicilindrico até as
versões mais desportivas como é o caso do GTi com um motor de 1580cm3 com 105cv
ou 115cv, dependendo da versão, passando pelo diesel com um motor 1.7. Em 1983
é introduzido na gama o Visa descapotável.
Em 1985 o
painel de instrumentos do Visa é substituído desaparecendo o satélite
posicionado á esquerda do condutor, sendo substituído por um mais convencional.
O Visa sai
de produção em 1988 sendo substituído pelo mais pequeno Citroën AX
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