Mercedes-Benz 540K
Visão geral
Fabricante Mercedes-Benz
Produção 1936-1940 (chassis - últimos corpos concluídas em 1944)
Assembléia fábrica Untertürkheim, Sindelfingen, Alemanha
Desenhista
Friedrich Geiger
Corpo e chassis
Tipo do corpo
dois lugares cabriolet
coupé de quatro lugares
sete lugares limousine
Disposição
Motor dianteiro, tração traseira
Powertrain
Motor
5401 cc straight-8
Transmissão
4 velocidades opcional ou manual de 5 velocidades [1]
Dimensões
Distância entre eixos
2.980 mm (117,3 polegadas) (BES)
3.290 mm (129,5 pol) (Normal)
3.880 mm (152,8 em) (Especial)
Tara
Até 2.700 kg (6.000 lb)
Cronologia
Predecessor Mercedes-Benz 500K
Sucessor Mercedes-Benz 580K (Prototype apenas)
Mercedes-Benz 540K (tipo W24) é um carro que foi fabricado pela empresa alemã Mercedes-Benz 1935-1940
Criação
Introduzido no 1936 Paris Motor Show, o carro Friedrich Geiger projetado era um desenvolvimento para o 500K, ele próprio um desenvolvimento da SSK. Disponível como um cabriolet de dois lugares, coupé de quatro lugares ou sete lugares limousine com lados blindados e vidro blindado, foi um dos maiores carros da época.
O motor straight-8 cilindros da 500K foi aumentada para 5.401 centímetros cúbicos (329,6 cu em), que aspirados por carburadores duplos updraft pressurizados, desenvolveu um 115 hp naturais (86 kW). No entanto, houve um compressor Raízes em anexo, que pode ser engatado manualmente, quer por períodos curtos, ou automaticamente quando o acelerador foi completamente empurrado para o chão. Este aumento de potência para 180 cv (130 kW), criando uma velocidade máxima de 170 quilômetros por hora (110 mph).
Power foi enviada para as rodas traseiras através de uma de quatro velocidades opcional ou manual de cinco velocidades que contou com synchromesh sobre os três principais engrenagens. Freios hidráulicos vácuo-assistida manteve o carro sob controle do motorista.
O 540K tinha o mesmo layout do chassi no 500K, mas foi iluminada de forma significativa através da substituição do quadro viga-like do 500K com tubos de secção oval - uma influência da campanha de corrida Flechas de Prata
Para satisfazer desejos individuais dos clientes, três variantes de chassis estavam disponíveis como para a 500K: dois longos versões com 3290 milímetros (130 in) distância entre eixos, diferindo em termos de layout powertrain e carroçaria; e uma versão curta de 2,980 milímetros (117 dentro). A variante longa, denominado o chassis normal com o radiador diretamente acima do eixo dianteiro, serviu como a espinha dorsal para 'B' dos cabriolets de quatro lugares (com quatro janelas laterais) e "C" (com duas janelas laterais), e para o turismo carros e sedans. O chassis mais curto foi para o cabriolet de dois lugares 'A', configurado em um chassis sobre o qual radiador, motor, cabine e todos os módulos de retaguarda [esclarecimentos necessários] foram transferidos 185 milímetros (7,3 in) de volta do eixo dianteiro.
A fábrica de Sindelfingen empregadas 1.500 pessoas para criar o 540K, e permitiu uma grande quantidade de personalização proprietário, o que significa apenas 70 chassis já foram bodied pelos construtores independentes.
Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939, a proposta ainda mais chato-out do motor de 5.800 centímetros cúbicos (5,8 l) para um 580K foi abortada, provavelmente depois de apenas um tal carro foi feito de produção Chassis cessou em 1940, com a final 2 sendo concluída esse ano, e chassis mais cedo ainda estavam sendo bodied a uma taxa constante durante 1940, com números menores em fase de conclusão no período 1.941-1.943. Corpos substituição regular foram encomendados em 1944 por alguns carros.
Saloon Especial
No topo dos carros normais e roadster, 12 carros especiais foram desenvolvidos em um comprimento chassis estendido com um 3.880 milímetros (153 em) distância entre eixos. Todos estes carros foram desenvolvidos para a hierarquia nazista, como seis lugares saloons conversíveis. Para permitir a placa de armadura, estes carros tinham desenvolvido De Dion suspensão traseira. Devido ao seu peso mais elevado, a sua velocidade máxima era de 140 km / h (87 mph).
Depois da tentativa de assassinato de Reinhard Heydrich em Praga no final de maio de 1942, a Chancelaria do Reich só iria usar carros blindados para os ministros e líderes de potências amigas. Ao lado de 20 grandes 770s Mercedes-Benz, em 1942, eles pediram um adicional de 20 540Ks desenvolvidos como duas portas saloons blindados. Estes foram entregues durante 1942 e 1943. Uma outra ordem de 17 saloons blindados foi colocada no final de 1943, e estes foram entregues em abril de 1944. Um desses carros foi dada como um presente de Adolf Hitler para Ante Pavelic, líder do Estado Independente da Croácia. Depois da guerra, este carro foi capturado e usado pela primeira vez por Ivan Krajacic, e depois por Josip Broz Tito.
Ganso Azul
Em 1936, a Mercedes-Benz lançou o 540K especial, designado 540Ks. Com base nos mais curtos 2.980 mm (117 in) distância entre eixos chassis, o seu corpo foi cuidadosamente elaborada. Seu preço de 28.000 marcos, algumas RM6,000 acima do preço de modelos padrão, significava apenas 32 foram já construídas.
Em 1937, Hermann Göring Reichsmarschall ordenou uma 540Ks, em sua cor favorita do azul com sua crista da família em ambas as portas do céu. Ele incluiu blindadas lados e vidro à prova de balas. Apelidado de Ganso Azul, Goering era freqüentemente fotografado no carro.
Em 4 de maio de 1945, o Exército dos EUA, C Company, Engenheiros 326th, 101st Airborne Division 'Screaming Eagles' entrou Berchtesgaden, e em encontrar o carro tomou posse. Major General Maxwell Taylor usou o carro como seu veículo de comando na Alemanha Ocidental, até que foi encomendado pelo Tesouro dos EUA. Enviado a Washington, DC, com sucesso excursionou pelos Estados Unidos em uma turnê vínculo vitória. Em 1956, o carro foi leiloado pelo Exército dos EUA nos Aberdeen Proving Grounds em Maryland, vendidos para Jacques Tunick de Greenwich, Connecticut, com uma alta oferta de $ 2.167.
Em 1958, ele vendeu a colecção privada de veterinário Dr. George Bitgood, Jr, que tinha repintado em preto e do cromo re banhado. Privado, apenas a Bitgood exibido uma vez na feira do condado de 1973 em Durham, Connecticut. Após a morte do Dr. Bitgood, Blue Goose foi mostrado por sua família na 101st Airborne Reunion em Fort Campbell, Kentucky, em junho de 2002. O carro foi então vendida para Carnlough International Limited de Guernsey, sobre o acordo que ela ser restaurado para ela ", como encontrado "em Berchtesgaden condição.
No topo dos carros normais e roadster, 12 carros especiais foram desenvolvidos em um comprimento chassis estendido com um 3.880 milímetros (153 em) distância entre eixos. Todos estes carros foram desenvolvidos para a hierarquia nazista, como seis lugares saloons conversíveis. Para permitir a placa de armadura, estes carros tinham desenvolvido De Dion suspensão traseira. Devido ao seu peso mais elevado, a sua velocidade máxima era de 140 km / h (87 mph).
Depois da tentativa de assassinato de Reinhard Heydrich em Praga no final de maio de 1942, a Chancelaria do Reich só iria usar carros blindados para os ministros e líderes de potências amigas. Ao lado de 20 grandes 770s Mercedes-Benz, em 1942, eles pediram um adicional de 20 540Ks desenvolvidos como duas portas saloons blindados. Estes foram entregues durante 1942 e 1943. Uma outra ordem de 17 saloons blindados foi colocada no final de 1943, e estes foram entregues em abril de 1944. Um desses carros foi dada como um presente de Adolf Hitler para Ante Pavelic, líder do Estado Independente da Croácia. Depois da guerra, este carro foi capturado e usado pela primeira vez por Ivan Krajacic, e depois por Josip Broz Tito.
Ganso Azul
Em 1936, a Mercedes-Benz lançou o 540K especial, designado 540Ks. Com base nos mais curtos 2.980 mm (117 in) distância entre eixos chassis, o seu corpo foi cuidadosamente elaborada. Seu preço de 28.000 marcos, algumas RM6,000 acima do preço de modelos padrão, significava apenas 32 foram já construídas.
Em 1937, Hermann Göring Reichsmarschall ordenou uma 540Ks, em sua cor favorita do azul com sua crista da família em ambas as portas do céu. Ele incluiu blindadas lados e vidro à prova de balas. Apelidado de Ganso Azul, Goering era freqüentemente fotografado no carro.
Em 4 de maio de 1945, o Exército dos EUA, C Company, Engenheiros 326th, 101st Airborne Division 'Screaming Eagles' entrou Berchtesgaden, e em encontrar o carro tomou posse. Major General Maxwell Taylor usou o carro como seu veículo de comando na Alemanha Ocidental, até que foi encomendado pelo Tesouro dos EUA. Enviado a Washington, DC, com sucesso excursionou pelos Estados Unidos em uma turnê vínculo vitória. Em 1956, o carro foi leiloado pelo Exército dos EUA nos Aberdeen Proving Grounds em Maryland, vendidos para Jacques Tunick de Greenwich, Connecticut, com uma alta oferta de $ 2.167.
Em 1958, ele vendeu a colecção privada de veterinário Dr. George Bitgood, Jr, que tinha repintado em preto e do cromo re banhado. Privado, apenas a Bitgood exibido uma vez na feira do condado de 1973 em Durham, Connecticut. Após a morte do Dr. Bitgood, Blue Goose foi mostrado por sua família na 101st Airborne Reunion em Fort Campbell, Kentucky, em junho de 2002. O carro foi então vendida para Carnlough International Limited de Guernsey, sobre o acordo que ela ser restaurado para ela ", como encontrado "em Berchtesgaden condição.
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