HISTÓRIA MINI
1957 | Devido ao pedido de Leonard Lord a Sir Alec Issigonis de construir um carro de dimensões contidas (3,6 m) mas que consiga combater com carros de maiores dimensões nasce o Mini. O primeiro carro sai da fábrica no dia 8 de Maio | ||||||
1959
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No dia 26 de Agosto de 1959 o Mini foi apresentado ao publico como Austin Seven e Morris Mini Minor à venda por 496 libras. Todos os modelos tinham um motor com 848cc e travões de tambor á frente e a trás. As versões DeLuxe tinham 3 instrumentos e janelas | MINI MK
I MORRIS MINOR AUSTIN SEVEN MORRIS COOPER AUSTIN COOPER MINI MK II MORRIS & AUSTIN MINI & COOPER AUSTIN & MORRIS COOPER S MINI MK III MINI, COOPER & S MINI MK IV 850, 1000, 1100 Innocenti Cooper MINI MKV 1000 ROVER COOPER MINI MKVI ROVER MINI 1300 i | |||||
1960
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Ao modelo Saloon juntaram-se as "versões carrinha", Countryman, Traveller, Van e Pickup. Surgiu também aquele Mini que foi desenvolvido para uso militar mas que acabou por surgir para público, o Mini Moke. | ||||||
1961
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Devido aos
pedidos apesar de Sir Alec Issigonis achar que o mini não deveria ser um
carro de elites nem um carro de corridas, pelas mãos de John Cooper é
fabricado o primeiro Cooper, o 997 foi lançado em Setembro com um motor de
55 cv . O
Cooper tinha travão dianteiro de disco de 7" e tambor traseiro também de
7''. O motor do Cooper
era um 848cc "puxado" com o curso do do piston aumentado de modo
a aumentar a cilindrada.. | ||||||
1963 | Em Março deste ano é lançado o Cooper 1071cc S com 70cv de potência e discos de travão dianteiros de 7,5''. A produção do Cooper 997cc é terminada em Dezembro. | ||||||
1964
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Em Janeiro foi lançado o 998cc Cooper, com 55cv, mas um motor com um curso mais curto que o 997cc o que implicou maior fiablildade. Outros dois novos modelos foram lançados em Março: o 970 S e 1275 Cooper S . A produção do Cooper 1071S foi terminada em Agosto. O Cooper 998 tinha um motor de 1 litro completamente novo e o 1275 S foi o passo seguinte para o Cooper S ao ter 76cv que lhe permitiam uma acelera- ção dos 0-100km/h em apenas 11.2 seg e um binário que lhe permitia uma boa resposta a qualquer rotação. O 970 S era um puro corredor construído para poder correr na classe de 1 litro tendo sido produzidos menos de 1000 no tempo total de produção desde 1964-65. Uma das alterações de peso que afectaram toda a gama foi a introdução da suspensão Hydrolastic. | ||||||
1967
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O Mini MkI foi substituído pelo MkII o que veio trazer um vidro traseiro maior e um farois de trás mais quadrados e maiores. | ||||||
1968
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A produção do Mini Moke é interrompida. Posteriormente é retomada noutros países. A meio do ano a caixa passa a ser totalmente sincronizada. | ||||||
1969
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Com a introdução do Mini Clubman, os ultimos Cooper MKII 1275 S e Cooper 998 foram construídos. O novo motor 998cc debitava apenas cerca de 30cv. A suspensão de cones de borracha foi reintroduzida em todos os modelos. Podiam-se comprar Minis com motores de 850cc, 998cc e os Mini Clubman vendiam-se com motores de 850cc, 998cc, 1098cc and 1275cc. As vendas do Mini ultrapassam os dois milhões de unidades. | ||||||
1970
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Todos os Minis seguiram
o Clubman e passaram a ter vidros de subir por manivela, deixando de ter
bolsas de arrumação nas portas. É lançado em Março o Cooper 1275 S MKIII
que é em tudo semelhante ao MkII, diferindo nas dobradiças das portas
que passam a não estar visíveis e os nomes Austin e Morris deixam de ser
usados e usa-se apenas o BL de British Leyland. Todos os modelos passam a
ter caixa de velocidades totalmente sincronizada. Só os Minis produzidos no estrangeiro, como por exemplo o Italiano B39 Innocenti Cooper ou o Ibérico MINI 1275 GT, tiveram ainda o motor do MkII S até 1975 pois em Julho de 1971 a produção do Cooper 1275cc S MkIII é terminada. O motor do Cooper 998 era encontrado no B38 MINI 1001. | ||||||
1972
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A caixa de velocidades deixou de ser por controlo indirecto e passou a ser directo. O Mini Clubman 1275 GT recebeu discos de travão de 8" e jantes de 12". Vendas ultrapassam três milhões de unidades. | ||||||
1976
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Os sub-chassis frontais passaram a ser montados em borrachas a partir daqui. O Mini recebeu também o motor 1098cc. | ||||||
1981
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O Mini Van, PickUp, Clubman, os 1275cc de série A e o motor de 1098cc foram terminados. Neste ano, o motor Série A plus do Metro foi introduzido no Mini. De 1981 até 1989 não houve nenhum motor 1275cc construído pela fábrica sem ser os da Era Turbo em 1988. | ||||||
1984
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Em Maio deste ano, os ultimos Minis com jantes de 10'' saíram da fábrica. Foi o renascimento da suspensão para 12'' do Mini Clubman 1275 GT. | ||||||
1986
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O motor de 850cc foi terminado. | ||||||
1988 | Falece Sir Alec Issigonis, criador do Mini. | ||||||
1989 | Para comemorar os 30 anos do Mini, numa festa em Silverstone é apresentada ao público a edição especial Mini 30 assim como o Era Mini Turbo, com jantes de 13'' e uma carroçaria modificada. | ||||||
1990
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Apesar de ter
sido pensado como uma série especial limitada a 1000 unidades
o primeiro Rover Mini
Cooper saíu das linhas de produção com 63 cv havendo também um Cooper
S disponível por encomenda com 78cv. Neste ano foram também fabricadas
as séries Mini Racing Green, Mini Flame Red, Mini Check Mate e Mini
Studio 2. | ||||||
1991
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O primeiro motor de injecção construído pela fábrica saíu nos Rover Cooper 1.3i que tem além do motor novo duas faixas no capôt e faróis suplementares. O Mini é votado pela revista Autocar como o "Melhor carro de todos os tempos". | ||||||
1993
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O motor de 998cc foi terminado e todos os Minis uma das duas versões do motor de 1.3i com 54 ou 63hp.A produção total de Minis excede agora os 5.270.000 carros. | ||||||
1996
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O último Mini 1275cc
é apresentado á imprenssa no dia 1 de Outubro. As modificações
incluiam o radiador na frente do motor o que implicava um novo painel
frontal, sistema de injecção multiponto de 2 pontos, volante estilo MGF
com Airbag, portas reforçadas com barras de protecção e cintos com
pré-tensores. O distribuidor foi também alterado por causa do novo
alternador. O Novo Série A tem o maior binário de sempre, mas é estrangulado pela rácio do diferencial de 2.71:1. O filtro de óleo é agora ao pé da embraiagem. |
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2000 | No dia 4 de Outubro
sai da linha de produção o ultimo Mini. No dia 24 de Dezembro falece
John Cooper. |
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