História

 
Se muitos automóveis têm historias curiosas, o recorde da peculiaridade pertence, com toda a certeza, ao Mini. Tudo começou em Setembro de 1956, numa altura em que o mercado automóvel internacional sofria os primeiros efeitos da crise petrolífera, devido à ocupação egípcia do Canal de Suez. Nasser dificultava, assim, de forma drástica, a vida dos proprietários de grandes automóveis que se viam incapazes de sustentar os seus motores de grande cilindrada.


Em Inglaterra, a British Motors Corporation (BMC) via-se na necessidade de abandonar os seus projectos mais ambiciosos, dando em Março do ano seguinte a um dos seus engenheiros, Alec Issigonis, a incumbência de desenvolver um automóvel pequeno e económico, mas capaz de transportar quatro adultos.

Issigonis deitou mãos ao trabalho. "A única maneira de desenhar um carro é fazermos tudo sozinhos, com algumas pessoas à volta para nos dar apoio" , costumava dizer. E foi assim que o Mini foi desenvolvido. Os Primeiros esquissos foram, diz-se, esboçados em guardanapos de papel. Issigonis sabia que o carro tinha de ser pequeno, o que obrigava a um motor dianteiro. O ideal seria poder criar um motor inteiramente novo, mas a BMC não tinha capacidade económica para tal, pelo que acabou por optar pelo reaproveitamento do propulsor que equipava a Morris Minor.

Mas o espírito inventivo do "pai" do Mini não estava contente. Para poupar espaço, não só montou o motor transversalmente, como lhe colocou a caixa de velocidades, permitindo a utilização de lubrificantes comuns. Esta solução foi fundamental para o resultado final e em pouco tempo os primeiros protótipos estavam prontos a rolar. O motor foi ligeiramente "puxado", até atingir uma cilindrada definitiva de 848 cc, debitando uma potência de 34 cavalos que permitia ao carro atingir os respeitáveis (para a época) 123 Km/h.

No Verão de 1958, Leonard Lord. o "patrão" da BMC, conduzia pela primeira vez o protótipo criado por Alec Issigonis. Ficou de tal forma impressionado que não hesitou em ordenar que o carro estivesse em produção ainda nesse ano. Uma antecipação que deu origem a vários problemas de juventude, sendo a entrada de agua no Habitáculo, sempre que chovia, um dos mais famosos.

A apresentação formal do Mini à imprensa internacional aconteceu a 18 de Agosto de 1959. Os jornalistas conheciam, simultaneamente, o Austim Sevem e o Morris Minor Minor, as duas faces da mesma moeda, e não escondiam a sua estupefacção. " A BMC produziu algo de novo, de excitante, de pratico - um carro económico que pode transportar uma pequena família, faz o seu papel em qualquer estrada e que estaciona-se num selo de correio" , escrevia um jornal da época.






CRONOGRAMA


1959 - 1961
Produção do Austin Se7en
 

1959 - 1967 
Produção do Morris Mini-Minor 
 

1960 - 1961
Produção do Austin Se7en Countryman e do Austin Se7en Van
 

1960 - 1967
Produção do Morris Mini-Traveller Mk1
 

1960 - 1969 
Produção da Morris MiniVan
 

1961
Produção da Austin Se7en Pick-Up
 

1961-1962
Produção de Austin Super Se7en
 

1961 - 1967
Produção do Austin Se7en CooperAustin e Morris Mini-Cooper 997cc
 

1961 - 1969
Produção de Austin Mini Pick-Up e Morris Mini Pick-Up
 

1961 - 1969
Produção do Riley Elf e do Wolseley Hornet
 

1962 - 1967
Produção do Austin Mini 
 

1962 - 1967
Produção do Austin Mini Countryman Mk1
 

1963 - 1964 
Produção do Austin e do Morris Mini-Cooper "S" 1.071cc  
 

1964 - 1967
Produção do Austin e do Morris Mini-Cooper 998cc Mk1
 

1964 - 1965
Produção do Austin e do Morris Mini-Cooper "S" 970cc
 

1964 - 1967
Produção do Austin e do Morris Mini-Cooper "S" 1275 Mk1
 

1964 - 1968
Produção do Austin e do Morris Mini Moke
 

1967 - 1969
Produção do Austin Mini Mk2 e do Morris Mini Mk2
Produção do Austin Mini Countryman Mk2 e do Morris Mini-Traveller Mk2
Produção do Austin e do Morris Mini-Cooper "S" Mk2 
 

1967 - 1970
Produção do Austin e de Morris Mini-Cooper "S" Mk2
 

1969 - 1979 
Produção do Mini 850
 

1969 - 1980
Produção do Mini Clubman e do Mini Clubman Estate
Produção do Mini 1275 GT
 

1969 - 1982
Produção do Mini 1000 
 

1969 - 1983 
Produção da Mini Van
Produção de Mini Pickup 
 

1970 - 1971 
Produção do Mini Cooper "S" Mk3 
 

1976 
Lançamento da Mini Limited Edition 1000 
 

1979 
Lançamento do Mini 1100 Special
 

1979 - 1980 
Produção do Mini 850 City e do Mini 850 Super De Luxe
 

1980 - 1992 
Produção do Mini City 
 

1982 - 1992
Produção do Mini Mayfair
 

1983
Produção do Mini Sprite
 

1984
Produção do Mini 25 
 

1985 
Produção do Mini Ritz 
 

1986 
Produção do Mini Chelsea e do Mini Piccadilly
 

1987 
Produção do Mini Park Lane e do Mini Advantage
 
1988 
Produção do Mini Red Hot e do Mini Jet Black
Produção do Mini Designer
 

1989 
Produção do Mini Racing, Mini Flame, Mini Rose e Mini Sky
Produção do Mini Thirty
 

1990 - 1996 
Produção do Rover Mini Cooper Carb e SPI
 

1990 
Produção do Mini Racing Green, Mini Flame Red e do Mini Check Mate 
Produção do Mini Studio 2
 

1991 - 1996
Produção do Mini Cabriolet 
 

1991 
Produção do Mini Neon 
 

1992
Produção do Mini Britsh Open Classic 
Produção do Mini Italian Job
 

1992 - 1996
Produção do Mini Sprite e do Mini Mayfair 1275cc
 

1993
Produção do Mini Rio e do Mini Tahiti 
 

1994 
Produção do Mini-Cooper Monte Carlo 
Produção do Mini 35 
 

1994 - 1996 
Produção do Cooper Grand Prix
 

1995 
Produção do Mini Sydewalk
Produção do Cooper S
 

1996 
Produção do Mini Equinox
 

1996 
Produção do Mini Cooper 35
 

1996 - 2000 
Produção do Mini MPI
 

1996 - 2000
Produção do Mini Cooper MPI
 

1997 
Produção do Mini Hot Rod  e do Mini Limo
 

1998 
Produção do Rover Mini Paul Smith
Produção do Mini Cooper Sports 
 

1999 
Produção do Mini Cooper S Touring
Produção do Mini Cooper S Sport 5
Produção do Mini Cooper S Works 
Produção do Rover Mini 40


4-10-2000 
Último mini construído em Longbridge foi um Cooper Sport vermelho.







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