História
Se
muitos automóveis têm historias curiosas, o recorde da peculiaridade
pertence, com toda a certeza, ao Mini. Tudo começou em Setembro de 1956,
numa altura em que o mercado automóvel internacional sofria os
primeiros efeitos da crise petrolífera, devido à ocupação egípcia do
Canal de Suez. Nasser dificultava, assim, de forma drástica, a vida dos
proprietários de grandes automóveis que se viam incapazes de sustentar
os seus motores de grande cilindrada.
Em Inglaterra, a British Motors Corporation (BMC) via-se na necessidade de abandonar os seus projectos mais ambiciosos, dando em Março do ano seguinte a um dos seus engenheiros, Alec Issigonis, a incumbência de desenvolver um automóvel pequeno e económico, mas capaz de transportar quatro adultos.
Issigonis deitou mãos ao trabalho. "A única maneira de desenhar um carro é fazermos tudo sozinhos, com algumas pessoas à volta para nos dar apoio" , costumava dizer. E foi assim que o Mini foi desenvolvido. Os Primeiros esquissos foram, diz-se, esboçados em guardanapos de papel. Issigonis sabia que o carro tinha de ser pequeno, o que obrigava a um motor dianteiro. O ideal seria poder criar um motor inteiramente novo, mas a BMC não tinha capacidade económica para tal, pelo que acabou por optar pelo reaproveitamento do propulsor que equipava a Morris Minor.
Mas o espírito inventivo do "pai" do Mini não estava contente. Para poupar espaço, não só montou o motor transversalmente, como lhe colocou a caixa de velocidades, permitindo a utilização de lubrificantes comuns. Esta solução foi fundamental para o resultado final e em pouco tempo os primeiros protótipos estavam prontos a rolar. O motor foi ligeiramente "puxado", até atingir uma cilindrada definitiva de 848 cc, debitando uma potência de 34 cavalos que permitia ao carro atingir os respeitáveis (para a época) 123 Km/h.
No Verão de 1958, Leonard Lord. o "patrão" da BMC, conduzia pela primeira vez o protótipo criado por Alec Issigonis. Ficou de tal forma impressionado que não hesitou em ordenar que o carro estivesse em produção ainda nesse ano. Uma antecipação que deu origem a vários problemas de juventude, sendo a entrada de agua no Habitáculo, sempre que chovia, um dos mais famosos.
A apresentação formal do Mini à imprensa internacional aconteceu a 18 de Agosto de 1959. Os jornalistas conheciam, simultaneamente, o Austim Sevem e o Morris Minor Minor, as duas faces da mesma moeda, e não escondiam a sua estupefacção. " A BMC produziu algo de novo, de excitante, de pratico - um carro económico que pode transportar uma pequena família, faz o seu papel em qualquer estrada e que estaciona-se num selo de correio" , escrevia um jornal da época.
CRONOGRAMA
1959 - 1961Produção do Austin Se7en
1959 - 1967
Produção do Morris Mini-Minor
1960 - 1961
Produção do Austin Se7en Countryman e do Austin Se7en Van
1960 - 1967
Produção do Morris Mini-Traveller Mk1
1960 - 1969
Produção da Morris MiniVan
1961
Produção da Austin Se7en Pick-Up
1961-1962
Produção de Austin Super Se7en
1961 - 1967
Produção do Austin Se7en Cooper, Austin e Morris Mini-Cooper 997cc
1961 - 1969
Produção de Austin Mini Pick-Up e Morris Mini Pick-Up
1961 - 1969
Produção do Riley Elf e do Wolseley Hornet
1962 - 1967
Produção do Austin Mini
1962 - 1967
Produção do Austin Mini Countryman Mk1
1963 - 1964
Produção do Austin e do Morris Mini-Cooper "S" 1.071cc
1964 - 1967
Produção do Austin e do Morris Mini-Cooper 998cc Mk1
1964 - 1965
Produção do Austin e do Morris Mini-Cooper "S" 970cc
1964 - 1967
Produção do Austin e do Morris Mini-Cooper "S" 1275 Mk1
1964 - 1968
Produção do Austin e do Morris Mini Moke
1967 - 1969
Produção do Austin Mini Mk2 e do Morris Mini Mk2
Produção do Austin Mini Countryman Mk2 e do Morris Mini-Traveller Mk2
Produção do Austin e do Morris Mini-Cooper "S" Mk2
1967 - 1970
Produção do Austin e de Morris Mini-Cooper "S" Mk2
1969 - 1979
Produção do Mini 850
1969 - 1980
Produção do Mini Clubman e do Mini Clubman Estate
Produção do Mini 1275 GT
1969 - 1982
Produção do Mini 1000
1969 - 1983
Produção da Mini Van
Produção de Mini Pickup
1970 - 1971
Produção do Mini Cooper "S" Mk3
1976
Lançamento da Mini Limited Edition 1000
1979
Lançamento do Mini 1100 Special
1979 - 1980
Produção do Mini 850 City e do Mini 850 Super De Luxe
1980 - 1992
Produção do Mini City
1982 - 1992
Produção do Mini Mayfair
1983
Produção do Mini Sprite
1984
Produção do Mini 25
1985
Produção do Mini Ritz
1986
Produção do Mini Chelsea e do Mini Piccadilly
1987
Produção do Mini Park Lane e do Mini Advantage
1988 Produção do Mini Park Lane e do Mini Advantage
Produção do Mini Red Hot e do Mini Jet Black
Produção do Mini Designer
1989
Produção do Mini Racing, Mini Flame, Mini Rose e Mini Sky
Produção do Mini Thirty
1990 - 1996
Produção do Rover Mini Cooper Carb e SPI
1990
Produção do Mini Racing Green, Mini Flame Red e do Mini Check Mate
Produção do Mini Studio 2
1991 - 1996
Produção do Mini Cabriolet
1991
Produção do Mini Neon
1992
Produção do Mini Britsh Open Classic
Produção do Mini Italian Job
1992 - 1996
Produção do Mini Sprite e do Mini Mayfair 1275cc
1993
Produção do Mini Rio e do Mini Tahiti
1994
Produção do Mini-Cooper Monte Carlo
Produção do Mini 35
1994 - 1996
Produção do Cooper Grand Prix
1995
Produção do Mini Sydewalk
Produção do Cooper S
1996
Produção do Mini Equinox
1996
Produção do Mini Cooper 35
1996 - 2000
Produção do Mini MPI
1996 - 2000
Produção do Mini Cooper MPI
1997
Produção do Mini Hot Rod e do Mini Limo
1998
Produção do Rover Mini Paul Smith
Produção do Mini Cooper Sports
1999
Produção do Mini Cooper S Touring
Produção do Mini Cooper S Sport 5
Produção do Mini Cooper S Works
Produção do Rover Mini 40
4-10-2000
Último mini construído em Longbridge foi um Cooper Sport vermelho.
Comentários
Postar um comentário