Abadal 25HP ( 1914 )
João Pinto
Monteiro Mendonça, de Lisboa, foi o responsável pela vinda deste automóvel
para o nosso país. A encomenda deu entrada nos livros da Abadal y Cia., em
Barcelona, no dia 18 de Junho de 1914. O chassis foi depois confiado à firma
Almeida e Navarro, que manufacturou uma carroçaria semelhante à do exemplar
apresentado no Salão Automóvel de Paris, da autoria de Labourdette. O que
chamou a atenção de Monteiro Mendonça foi a proeza que esse primeiro exemplar
realizou, ao ligar Paris a Le Mans a uma média próxima dos 90 km/h.
Francisco
“Paco” Abadal foi um dos pioneiros do fenómeno automóvel em Espanha. Ganhou
importância quando se tornou representante da Hispano-Suiza em Barcelona, com
o seu stand na Praça Letamendi, onde também se fabricavam carroçarias.
Em 1912
criou a sua própria marca. Como não tinha as infra-estruturas necessárias,
fez um acordo com a firma belga Imperia para o fornecimento dos chassis que
recebiam, em Barcelona, a mecânica – idêntica à do desportivo Hispano-Suiza
Alphonso XIII – e as carroçarias. Existia uma versão de seis cilindros, menos
desportiva, para carroçarias mais pesadas.
A produção
da Abadal sofreu um duro golpe com a Primeira Guerra Mundial. Tornando-se
importador da Buick, Paco Abadal retomou a produção, desta feita, dos
Abadal-Buick, já sem veleidades desportivas.
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O Abadal
do Museu estreou-se na “I Gincana do Estoril”, a 31 de Outubro de 1914. O seu
proprietário conseguiu registá-lo com a matrícula S-2000, em disputa com
outros concorrentes a essa honra.
A 19 de
Outubro de 1935, o Dr. Mendonça cancelou a matrícula, ficando o carro parado
no seu palacete da Rua Marquês da Fronteira, no cimo do Parque Eduardo VII.
Décadas depois, João Lacerda localizou-o, sendo-lhe oferecido, em Março de
1964, com a condição ser reconstruído e exposto no Museu do Caramulo.
Na oficina
privativa de Harry Rugeroni, na Rua Tomás Ribeiro em Lisboa, com a colaboração
do mecânico Humberto Coelho, o carro regressou ao seu estado original.
Participou
no “I Rallye de St.º Tirso”, em 1966 e em inúmeras provas, nacionais e
internacionais, com relevo para o “Rallye Internacional de Vigo”, em Julho de
1977, em que foi e veio pelos seus próprios meios.
Não se
sabe ao certo quantos exemplares foram fabricados, mas não se conhece outro
exemplar semelhante.
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