Abadal 25HP ( 1914 )




João Pinto Monteiro Mendonça, de Lisboa, foi o responsável pela vinda deste automóvel para o nosso país. A encomenda deu entrada nos livros da Abadal y Cia., em Barcelona, no dia 18 de Junho de 1914. O chassis foi depois confiado à firma Almeida e Navarro, que manufacturou uma carroçaria semelhante à do exemplar apresentado no Salão Automóvel de Paris, da autoria de Labourdette. O que chamou a atenção de Monteiro Mendonça foi a proeza que esse primeiro exemplar realizou, ao ligar Paris a Le Mans a uma média próxima dos 90 km/h.

Francisco “Paco” Abadal foi um dos pioneiros do fenómeno automóvel em Espanha. Ganhou importância quando se tornou representante da Hispano-Suiza em Barcelona, com o seu stand na Praça Letamendi, onde também se fabricavam carroçarias.

Em 1912 criou a sua própria marca. Como não tinha as infra-estruturas necessárias, fez um acordo com a firma belga Imperia para o fornecimento dos chassis que recebiam, em Barcelona, a mecânica – idêntica à do desportivo Hispano-Suiza Alphonso XIII – e as carroçarias. Existia uma versão de seis cilindros, menos desportiva, para carroçarias mais pesadas.

A produção da Abadal sofreu um duro golpe com a Primeira Guerra Mundial. Tornando-se importador da Buick, Paco Abadal retomou a produção, desta feita, dos Abadal-Buick, já sem veleidades desportivas.




 


O Abadal do Museu estreou-se na “I Gincana do Estoril”, a 31 de Outubro de 1914. O seu proprietário conseguiu registá-lo com a matrícula S-2000, em disputa com outros concorrentes a essa honra.

A 19 de Outubro de 1935, o Dr. Mendonça cancelou a matrícula, ficando o carro parado no seu palacete da Rua Marquês da Fronteira, no cimo do Parque Eduardo VII. Décadas depois, João Lacerda localizou-o, sendo-lhe oferecido, em Março de 1964, com a condição ser reconstruído e exposto no Museu do Caramulo.

Na oficina privativa de Harry Rugeroni, na Rua Tomás Ribeiro em Lisboa, com a colaboração do mecânico Humberto Coelho, o carro regressou ao seu estado original.

Participou no “I Rallye de St.º Tirso”, em 1966 e em inúmeras provas, nacionais e internacionais, com relevo para o “Rallye Internacional de Vigo”, em Julho de 1977, em que foi e veio pelos seus próprios meios.

Não se sabe ao certo quantos exemplares foram fabricados, mas não se conhece outro exemplar semelhante.






FICHA TÉCNICA

Ano
1914

País
Espanha

Potência
25 CV

Nº. de Cilindros
4

Cilindrada
3.620 c.c.

Velocidades
4

Peso
1.495 Kg

Velocidade máxima
115 Km/h

Nº. de Chassis
208




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