Witteman-Lewis XNBL-1 de 1923
O
Witteman-Lewis XNBL-1 (popularmente conhecido como "Barling Bomber")
era um projeto ambicioso de bombardeiro pesado de Walter Barling, um engenheiro
do Serviço Aéreo do Exército dos Estados Unidos. A aeronave foi projetada para
atender a uma exigência do Chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos, exigindo
um bombardeiro estratégico de longo alcance. Apesar de seus recursos avançados,
o XNBL-1 não impressionou e foi limitado a um único modelo de protótipo
construído. Na época de sua produção, o Barling Bomber era a maior aeronave do
mundo.
Walter
Barling já tinha acumulado experiência no projeto de aeronaves de grande porte
com seu envolvimento no Tarrant Tabor, outro projeto triplano de bombardeiro
multimotor para a Grã-Bretanha. O legado do Tabor seria rapidamente selado em
um acidente fatal em seu primeiro vôo. Da mesma forma, o Barling Bomber ainda
teria sucesso neste legado, mas em si mesmo se tornaria um fracasso em outros
níveis - era simplesmente grande demais e ambicioso demais para a época.
O Barling
Bomber foi projetado com uma fuselagem cilíndrica - em alguns aspectos, uma
reminiscência do futuro Boeing B-29 Superfortress. A aeronave gigantesca
ostentava uma asa triplano na qual nada menos que seis motores foram fixados.
Os motores eram do tipo Liberty L-12A e desenvolveram cerca de 420 cavalos de
potência por peça. As usinas foram dispostas com quatro delas em layout
"puxador" de trator e as duas restantes utilizadas como sistemas
"empurradores". Apesar desta impressionante gama de potência, o XNBL-1
seria frequentemente lembrado como sendo muito menos potente. O layout do
triplano era repleto de cabos e suportes para manter o peso dos motores e se
apoiar nas laterais da fuselagem. O sistema de asas foi montado bem atrás da
cabine, mas logo à frente do centro da fuselagem. A empenagem era composta por
duas superfícies de cauda horizontais unidas por quatro superfícies verticais e
o plano de cauda em si era ajustável a partir da cabine.
O Barling
podia transportar uma tripulação entre seis e nove pessoas. Duas dessas
posições foram reservadas para o piloto e copiloto. As posições restantes foram
atribuídas a membros da tripulação (incluindo um engenheiro de vôo dedicado)
para guarnecer as várias áreas a bordo, que incluíam posições de autodefesa para
metralhadoras 7 x 7,62 mm em suportes flexíveis. O material rodante era
ajustável em uma extensão - embora não totalmente retrátil - e tinha nada menos
que dez rodas. Um conjunto de rodas foi fixado na parte frontal inferior do
nariz para evitar que a enorme aeronave virasse sobre si mesma. A parte
traseira da aeronave possui um skid de cauda simples.
O protótipo
único do Barling custou aos contribuintes americanos a então elevada soma de $
500.000 e exigiu seu próprio hangar de $ 700.000 para armazená-lo. Isso,
juntamente com o desempenho insatisfatório da aeronave, rendeu ao projeto o
nome de "Mitchell's Folly" devido ao forte apoio do
Brigadeiro-General William "Billy" Mitchell. A construção foi
administrada pela Witteman-Lewis Aircraft Corporation.
O primeiro
vôo foi realizado em 22 de agosto de 1923 com o Tenente H. R. Harris nos
controles e durou pouco tempo. Testes posteriores revelaram as inadequações
inerentes dos sistemas e inevitavelmente forçaram o projeto a ser fundamentado
por vários anos até que o único protótipo foi destruído propositalmente sob a
ordem do General HH Arnold em 1928 - sem dúvida em um esforço para
"esconder todas as evidências" do projeto fracassado do contribuinte
americano. Um segundo protótipo "melhorado" foi planejado como o
XNBL-2, mas a falta de financiamento seguro para o projeto garantiu que essa
sequência nunca se materializasse.
Apesar de
seu legado como uma tentativa fracassada de bombardeiro pesado estratégico, o
Barling Bomber ainda foi um pioneiro tecnológico para sua época. É duvidoso
que, mesmo com os problemas com o motor resolvidos, a aeronave teria passado a
ver muito mais sob seu nome do que realmente viu. De qualquer forma, vários
avanços no bombardeiro poderiam eventualmente ser atribuídos a este projeto de
Walter Barling, incluindo o uso dos trens de pouso principais com múltiplas
rodas ajustáveis, a forma aerodinâmica da fuselagem e a ideia de separar os
membros da tripulação em suas estações em uma fuselagem fechada.
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