Praga Grand 8 - Prague, Czech Republic 1929

 O Praga Grand era um automóvel de luxo fabricado pela Praga em Libeň, Praga. A produção do primeiro Grand, equipado com um motor de quatro cilindros, começou no Reino da Boêmia em 1912 e continuou após a dissolução do Império Austro-Hungria na Primeira República Tchecoslovaca. Foi usado pelo Exército Austro-Húngaro durante a Primeira Guerra Mundial como um carro oficial. O Praga Grand 8 lançado em 1927 tinha um motor de oito cilindros e era o carro oficial do presidente da Tchecoslováquia, Tomáš Garrigue Masaryk. O carro também obteve sucesso limitado nas corridas de rua.

Desenvolvimento

O Grande foi o segundo carro produzido por Praga e foi projetado pelo designer-chefe František Kec para ser um complemento mais luxuoso de Mignon. O design era típico de seu período, com um chassi de estrutura separada separado sem qualificações diferentes carrocerias poderiam ser montadas. O motor tinha quatro cilindros, deslocados 3.824 cc (233,4 em 3), produzia 33,1 kW (44,4 cv) e estava equipado com um arranque elétrico. Este motor também foi usado nos primeiros tratores encontrados por Praga. O chassi tinha uma distância entre eixos de 3,3 m (10 pés 10 pol.) E pesava 1.130 kg (2.490 lb), e o peso total do carro com uma carroceria fechada típica de seis assentos era 2.150 kg (4.740 lb).

Em setembro de 1927, o projeto foi atualizado. Um novo motor foi instalado com oito cilindros para dar uma viagem mais suave e calma junto com mais potência, com 40,5 kW (54,3 cv) disponíveis. Os recursos incluem um velocímetro montado no painel com contador de percurso, relógio e medidor de combustível, indicadores elétricos e freios hidráulicos. Ele poderia atingir atingir de 100 km / h (62 mph) e retornar economias de combustível entre 16 e 20 l / 100 km (18 e 14 mpg - imp; 15 e 12 mpg - EUA), causar mais eficiência que os anteriores quatro modelo do cilindro. Os modelos variavam em peso de 1.780 a 1.900 kg (3.920 e 4.190 lb).

O desenvolvimento do design do veículo ocorre durante os anos seguintes. Um motor ainda maior foi atribuído em 1929 com diâmetro aumentado de 70 para 72 mm (2,8 para 2,8 pol.), O deslocamento aumentou para 3.580 cc (218 pol. 3) e uma potência para 44 kW (59 cv). O novo modelo ficou conhecido como 17/60 HP. Ele foi substituído logo por um motor ainda maior, o 4,429 cc (270,3 in 3) com oito cilindros cada um de 80 mm (3,1 in) de diâmetro e 110 mm (4,3 in) de curso, produzindo 66 kW (89 hp). Ao mesmo tempo, a empresa lançada a primeira carroceria de sete lugares.

1935 viu o desenvolvimento final do veículo para uso de luxo. O veículo padrão naquela época tinha um chassi com uma distância entre eixos de 3,6 m (11 pés 10 pol.) E era movido por um motor de 66 kW (89 HP). Praga montou nesta nova carroceria luxuosa medindo 5,7 m (18 pés 8 pol.) De comprimento. Um mero punhado deles foi produzido.

Serviço

O carro provou seu valor desde o início, quando três protótipos participaram de uma corrida alpina em 1912, alcançando os três primeiros lugares. Depois disso, as ordens do Exército Austro-Húngaro foram asseguradas, e o carro serviu como um carro - chefe e ambulância na força durante a Primeira Guerra Mundial. 335 foram encontrados antes do final da guerra e, no final do conflito, a fabricação foi retomada em 1919. Quase quatrocentos mais foram vendidos entre 1919 e 1926. Eles viram algum sucesso nas corridas alpinas do pós-guerra.

Com a criação da Tchecoslováquia após a guerra, o Grande foi o veículo de escolha do novo presidente, Tomáš Garrigue Masaryk. O Grande era popular entre os ricos e tinha um preço compatível. De acordo com a lista de preços de 1925, um veículo básico custava 89.000 CSK, com um phaeton aberto ao preço de 115.000 CSK e uma limusina 135.000 CSK.

Com a introdução do motor de oito cilindros em 1927, o carro ganhou ainda mais prestígio e foi denominado o Rolls-Royce da Tchecoslováquia. O carro foi particularmente bem recebido após sua atualização de 1931, com o jornalista automobilístico Denik Národní chamando-o de veículo favorito da elite tchecoslovaca ("oblíbeným vozeme vybrané československe společností"). O último exemplo a ser usado como carruagem presidencial foi uma limusine 1935 apresentou a Masaryk por seu sucessor Edvard Beneš.

Foram encontrados 1.196 veículos, dos quais 897 com motores de quatro cilindros, sendo 299, o último modelo, com motor de oito cilindros. O carro também foi produzido em pequenos números sob licença pela Magyar Wagon na Hungria como o Rába Grand, tanto antes como depois da Primeira Guerra Mundial. O chassi também foi usado como base para carros de bombeiros e ambulâncias para civis e serviço militar












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