Praga Grand 8 - Prague, Czech Republic 1929
O Praga Grand era um automóvel de luxo fabricado pela Praga em Libeň, Praga. A produção do primeiro Grand, equipado com um motor de quatro cilindros, começou no Reino da Boêmia em 1912 e continuou após a dissolução do Império Austro-Hungria na Primeira República Tchecoslovaca. Foi usado pelo Exército Austro-Húngaro durante a Primeira Guerra Mundial como um carro oficial. O Praga Grand 8 lançado em 1927 tinha um motor de oito cilindros e era o carro oficial do presidente da Tchecoslováquia, Tomáš Garrigue Masaryk. O carro também obteve sucesso limitado nas corridas de rua.
Desenvolvimento
O Grande foi o segundo carro produzido por Praga e foi
projetado pelo designer-chefe František Kec para ser um complemento mais
luxuoso de Mignon. O design era típico de seu período, com um chassi de
estrutura separada separado sem qualificações diferentes carrocerias poderiam
ser montadas. O motor tinha quatro cilindros, deslocados 3.824 cc (233,4 em 3),
produzia 33,1 kW (44,4 cv) e estava equipado com um arranque elétrico. Este
motor também foi usado nos primeiros tratores encontrados por Praga. O chassi
tinha uma distância entre eixos de 3,3 m (10 pés 10 pol.) E pesava 1.130 kg
(2.490 lb), e o peso total do carro com uma carroceria fechada típica de seis
assentos era 2.150 kg (4.740 lb).
Em setembro de 1927, o projeto foi atualizado. Um novo
motor foi instalado com oito cilindros para dar uma viagem mais suave e calma
junto com mais potência, com 40,5 kW (54,3 cv) disponíveis. Os recursos incluem
um velocímetro montado no painel com contador de percurso, relógio e medidor de
combustível, indicadores elétricos e freios hidráulicos. Ele poderia atingir
atingir de 100 km / h (62 mph) e retornar economias de combustível entre 16 e
20 l / 100 km (18 e 14 mpg - imp; 15 e 12 mpg - EUA), causar mais eficiência
que os anteriores quatro modelo do cilindro. Os modelos variavam em peso de
1.780 a 1.900 kg (3.920 e 4.190 lb).
O desenvolvimento do design do veículo ocorre durante
os anos seguintes. Um motor ainda maior foi atribuído em 1929 com diâmetro
aumentado de 70 para 72 mm (2,8 para 2,8 pol.), O deslocamento aumentou para
3.580 cc (218 pol. 3) e uma potência para 44 kW (59 cv). O novo modelo ficou
conhecido como 17/60 HP. Ele foi substituído logo por um motor ainda maior, o
4,429 cc (270,3 in 3) com oito cilindros cada um de 80 mm (3,1 in) de diâmetro
e 110 mm (4,3 in) de curso, produzindo 66 kW (89 hp). Ao mesmo tempo, a empresa
lançada a primeira carroceria de sete lugares.
1935 viu o desenvolvimento final do veículo para uso
de luxo. O veículo padrão naquela época tinha um chassi com uma distância entre
eixos de 3,6 m (11 pés 10 pol.) E era movido por um motor de 66 kW (89 HP).
Praga montou nesta nova carroceria luxuosa medindo 5,7 m (18 pés 8 pol.) De
comprimento. Um mero punhado deles foi produzido.
Serviço
O carro provou seu valor desde o início, quando três
protótipos participaram de uma corrida alpina em 1912, alcançando os três
primeiros lugares. Depois disso, as ordens do Exército Austro-Húngaro foram
asseguradas, e o carro serviu como um carro - chefe e ambulância na força
durante a Primeira Guerra Mundial. 335 foram encontrados antes do final da
guerra e, no final do conflito, a fabricação foi retomada em 1919. Quase quatrocentos
mais foram vendidos entre 1919 e 1926. Eles viram algum sucesso nas corridas
alpinas do pós-guerra.
Com a criação da Tchecoslováquia após a guerra, o
Grande foi o veículo de escolha do novo presidente, Tomáš Garrigue Masaryk. O
Grande era popular entre os ricos e tinha um preço compatível. De acordo com a
lista de preços de 1925, um veículo básico custava 89.000 CSK, com um phaeton
aberto ao preço de 115.000 CSK e uma limusina 135.000 CSK.
Com a introdução do motor de oito cilindros em 1927, o
carro ganhou ainda mais prestígio e foi denominado o Rolls-Royce da
Tchecoslováquia. O carro foi particularmente bem recebido após sua atualização
de 1931, com o jornalista automobilístico Denik Národní chamando-o de veículo
favorito da elite tchecoslovaca ("oblíbeným vozeme vybrané československe
společností"). O último exemplo a ser usado como carruagem presidencial
foi uma limusine 1935 apresentou a Masaryk por seu sucessor Edvard Beneš.
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