Model 12 Electra Junior - NC18130

 


Durante a década de 1930, o Bureau of Air Commerce vinha se esforçando para promover o avanço da aviação em geral e das viagens aéreas em particular. Depois que a Lockheed introduziu com sucesso seu avião modelo 10 Electra para 10 passageiros em 1935, o Bureau viu a necessidade de uma aeronave menor, mas moderna para ser usada por companhias aéreas "alimentadoras", e então patrocinou um concurso para promover o desenvolvimento de tal avião.

A Lockheed reduziu a fuselagem do Electra (mas manteve os mesmos motores de 450 HP) e o apresentou como o Modelo 12 Electra Junior. Como os outros dois concorrentes (um dos quais era o Beechcraft Modelo 18) não estavam prontos no prazo de 30 de junho de 1936, o Electra Junior venceu por omissão.

NC18130 é um modelo 12A, série 1226 e saiu da linha de montagem no final de junho de 1937. Foi comprado pelo magnata do petróleo F. C. Hall como sucessor de seu Winnie Mae e chamou Villa. Hall decidiu patrocinar sua entrada na corrida do Troféu Bendix de 1937 de Burbank a Cleveland. O Electra Junior foi pilotado pelo piloto de show aéreo Milo Burcham (que em 1933 havia estabelecido uma espécie de recorde mundial voando invertido por pouco mais de quatro horas), e a Lockheed modificou o avião com um tanque de combustível extra na fuselagem interna, permitindo que Burcham voasse sem parar.

Para a corrida, Hall e sua esposa voaram a bordo com Burcham e, embora o avião transportasse passageiros (o que não é uma coisa normal em uma corrida aérea!), O avião da Lockheed foi tão rápido que eles chegaram apenas alguns minutos depois de um corredor de Seversky pilotado por Frank Sinclair. O esforço resultou em um quinto lugar.

Em novembro de 1937, o avião mudou-se para Gilmore Oil, onde recebeu a marca registrada da empresa em creme e esquema colosr carmesim, e o logotipo do leão. Gilmore então o usou como seu avião de transporte executivo.

Em novembro de 1941, Gilmore vendeu o avião para a Força Aérea Francesa Livre (FAFL), e ela partiu para a guerra na Europa. A FAFL usou o avião em várias funções, desde patrulha anti-submarina até transporte de tropas e transporte VIP para os generais Maréchel LeClerc e De Gaulle. Surpreendentemente, ela sobreviveu e passou os próximos 65 anos na Europa, principalmente na França, Inglaterra e Irlanda, propriedade do conde britânico de Granard na maior parte desse tempo.

NC18130 é um dos apenas dez ou mais Electra Juniors que sobreviveram até o século 21, e é a célula de menor tempo do grupo. Em setembro de 2007, depois de ficar por muitos anos armazenado na França, o Lockheed foi restaurado à condição de vôo e retornou à América, onde foi novamente registrado como NC18130.

No momento em que este livro foi escrito, o avião recebeu uma restauração completa em Monroe, Washington, e atualmente está à venda! Se você quiser comprar (ou apenas visualizar as fotos de restauração), pode ver a lista no site do Warbird Connection.


https://warbirdconnection.com/forsalePages/Lockheed_12A.html




Fonte :  http://vintageairphotos.blogspot.com/

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