BMW - Isetta


 

Você pensaria que a BMW ficaria um pouco envergonhada por ter um meio de transporte tão humilde como parte de sua história, mas esse nunca foi o caso quando falamos sobre o carro bolha Isetta. Após a Segunda Guerra Mundial, a montadora bávara não estava exatamente em ótima forma em termos de sucesso financeiro, com Herbert Quandt perto de vender a empresa inteira para a Daimler Benz sob a pressão da administração. Graças em pequena parte à prosperidade trazida pela decisão bastante arriscada de Isetta e Quandt de aumentar sua participação em vez de vender tudo, a BMW ainda é uma marca independente agora.

Como alguns de vocês sabem, o Isetta nasceu na verdade na Itália, não na Alemanha, e sua raison d'être original era simplesmente oferecer um meio de transporte barato com boa economia de combustível. Criado por Iso, que posteriormente se tornou famoso por seus carros esportivos elegantes na década de 1960, o Isetta original tinha três rodas e um motor de motocicleta monocilíndrico do Iso Moto 200. Seu estilo peculiar, preço baixo e excelente manobrabilidade na cidade chamaram a atenção da BMW, que comprou o projeto junto com seu ferramental e fez sua própria versão, mantendo o nome.

Usando um motor de motocicleta BMW desta vez, o BMW Isetta gerou mais duas variantes e se tornou um sucesso retumbante para a montadora bávara, com mais de 150.000 unidades vendidas entre 1955 e 1962. Parte de seu sucesso também se deve à Crise de Energia de Suez, mas ninguém pode argumentar que a fofura do design de seu carro-bolha também é um bom motivo.

 

Visão Geral

Produção        1955 - 1961

Fabricante       BMW

Modelo

Classe  Microcarro

Designer         Ermenegildo Preti, Pierluigi Raggi

Ficha técnica

Motor  Motor monocilíndrico,300cc, 4T, refrigerado a ar

Potência          13 cv (9,6 kW) @ 5200 rpm

Torque 14,2 Nm (1,4 kgf-m) @ 4500 rpm[1]

Transmissão    cambio manual, 4 marchas à frente, 1 marcha à ré

Layout tração traseira

Modelos relacionados BMW 600

Dimensões

Comprimento  2 285 mm (90 in)

Entre-eixos     1 500 mm (59 in)

Largura           1 380 mm (54 in)

Altura  1 340 mm (53 in)

Altura livre do solo     207 mm (8,1 in)

Peso    350 kg (770 lb)

Tanque            13 l (3,4 US-gal)

Consumo        25 km/l aproximadamente

Velocidade Máx.        85 km/h (53 mph)

Capacidade

de carga          220 kg (490 lb)








 

https://www.bmw.com/en/automotive-life/history-BMW-isetta.html




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas