F-16
O F-16 é uma aeronave extremamente bem desenhada desde o seu aparecimento. Ainda hoje, se excluirmos a parte dos sistemas, o F-16 é uma plataforma superior a muitos caças mais recentes. Na minha opinião o F-35 uma aeronave muito menos eficiente e absurdamente mais cara que o F-16. Hoje por exemplo fala-se também muito no futuro Gripen NG que quanto é mim é e sempre será uma plataforma inferior ao F-16. Outras aeronaves com que poderiamos comparar o F-16 são bimotores e por isso embora possam ganhar em alguns parametros como velocidade, autonomia e capacidade de carga perdem na minha opinião em agilidade (com a exepção talvez do Eurofighter) e obviamente em custos de utilização.
Dito isto o melhor subtituto para o F-16 na FAP será mesmo o F-16. Claro que não o F-16 que temos de momento mas F-16’s Block 50+ ou superior. Com sistemas modernos que equipam os caças actuais e melhor motorização com tracção na ordem dos 140 KN que permita melhor performance e mais armamento. Outras aeronaves que temos capacidade de comprar e manter são a meu ver inferiores, aeronaves com mais capacidade serão demasiado caras para o situação portuguesa (alias na actual situação portuguesa tudo é demasiado caro, e por isso não irá existir nenhuma substituição).
Motor:
1 x Pratt-Whitney F100-PW-220E
Especificações
Comprimento 15,03 m
Altura 5,09 m
Envergadura 9,45 m
Velocidade Máxima 2.160 Km/h (Mach 2.05))
Velocidade Cruzeiro 780 Km/h
Potência 111,21 kN
Alcance Máx. 1.800 Km
Autonomia Máx. 03H00
Distância Descolagem 400 m
Distância Aterragem 900 m
Peso vazio 8.200 Kg
Peso Máx. Take-off 16.100 Kg
Peso Máx. Carga 4.500 Kg
Raio Acção 900 Km
Tecto Serviço 15.240 m
Passageiros 1 + 1 (Bi-lugar)
Tripulação 1
Combustível 3.955 L + 2.700 L
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