Lockheed EC-121R Constellation, 67-21486


 

A foto de hoje é uma grande impressão em cores desbotadas do Lockheed EC-121R Constellation, 67-21486 (série 1049A-4478), também conhecido pelo nome de programa "Batcat", que foi atribuído à 553ª Asa de Reconhecimento.

Com a cobertura combinada de selva, escuridão da noite, mau tempo e viajando através do Laos neutro, os comboios de caminhões norte-vietnamitas cruzando a trilha de Ho Chi Minh e penetrando no Vietnã do Sul eram quase impossíveis de detectar pelos americanos. Para ultrapassar este obstáculo, o programa IGLOO WHITE altamente classificado, inicialmente conhecido como MUSCLE SHOALS e também conhecido como "MacNamarra's Electronic Fence", foi desenvolvido em 1967.

A ideia era criar uma longa barreira eletrônica contra a infiltração de NVA no sul. Longas filas de pequenos sensores (que pareciam e agiam como dardos de gramado de grandes dimensões) foram lançadas por OP-2E Neptunes e F-4 Phantoms especialmente equipados, através do dossel da selva, onde então se cravaram na terra. Havia vários tipos diferentes de sensores, de microfones acústicos a receptores de rádio e unidades que captavam as assinaturas sísmicas de caminhões em movimento nas estradas de terra. Bem no alto, um EC-121R Batcat do 553º estaria orbitando, captando os sinais de retorno dos sensores e os encaminhando para o Centro de Vigilância de Infiltração, operado pela Força Tarefa Alpha com base na Base Aérea de Nakhon Phanom, na Tailândia. As informações obtidas a partir dessa rede de vigilância seriam então usadas para visar aeronaves de ataque.

O 553º RW foi erguido em 1967 para apoiar a IGLOO WHITE e estava baseado em Korat AB, Tailândia, e operava todos os 30 EC-121R BATCATS. Os EC-121Rs foram convertidos das aeronaves da Marinha WV-2 / EC-121K e EC-121P, tanto de aeronaves em serviço quanto de aviões reaproveitados na linha de montagem (a estrutura em nossa foto era originalmente um WV-2, BuNo 143204) .

A missão Batcat voou com uma tripulação de 17-19 horas e normalmente durou 18 horas, incluindo 8-11 horas em órbita na estação. Havia 11 órbitas diferentes, todas codificadas por cores e variando do Golfo de Tonkin ao Laos e Camboja.

Com o fim do encerramento do programa IGLOO WHITE, os EC-121s foram substituídos por aeronaves monomotor UC-22 com base Beech 36, opcionalmente tripuladas. O Batcat 67-21486 foi evidentemente transferido para o 388th Tactical Fighter Wing, também em Korat, por um curto período de tempo antes de ser enviado para Davis-Monthan em Tucson (onde nossa foto foi tirada), Arizona em 17 de dezembro de 1970. A fuselagem foi declarada excedente em 18 de maio de 1971 e foi finalmente desfeito em maio de 1973.





Alguns links pertinentes:

https://www.westin553.net/batcat00.htm#Primary

http://www.zoggavia.com/553rd_Recon.html

https://www.westin553.net/batcatTXT01/sensorwar.txt




Fonte :  http://vintageairphotos.blogspot.com/


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