Simca 9 Aronde 1954-1956
O Aronde foi um modelo de muito sucesso e fez da Simca o segundo maior fabricante de automóveis francês desde 1951 ate 1963. Quase 1,4 milhão de Arondes foram colocados na estrada por Simca. Durante a sua vida de 12 anos, foram fabricadas três gerações de Aronde, o 9Aronde que é o tema deste post, o 90A Aronde que foi introduzido em 1955 e o Aronde P60 que foi introduzido em 1958.
Este carro era movido
por um motor a gasolina de aspiração natural de 4 cilindros em linha de 1.221
cc (74,51 Cu-inch). Cada cilindro respirava através de duas válvulas suspensas
operadas por haste. Este motor poderia produzir 44 BHP de potência a 4.500 rpm.
A força de tração foi fornecida por 83 N-m (61 pés-lb) de torque produzido a
2.600 rpm. Toda essa potência e torque foram transferidos para a roda traseira
para mover o carro por meio de uma caixa manual de quatro velocidades. Esta
caixa de câmbio foi oferecida com sincronização nas três marchas superiores. O
Aronde teve uma distribuição de peso quase perfeita de 51% nas rodas dianteiras
e 49% nas rodas traseiras.
O Aronde era um carro
grande e confortável com 4.064 mm (160 ″) de comprimento, 1.549 mm (61 ″) de
largura e 1.524 m (60 ″) de altura. Pode acomodar cinco pessoas com conforto.
Os modelos de carroceria foram oferecidos na década de 1950 também na forma do
cupê de 2 portas “Facel”. A Simca apresenta o cabriolet de 2 portas “Figoni”
construído para o modelo do ano de 1953, mas nunca poderia construí-lo por
causa das penalidades de peso excessivo no modelo de produção. O motor de 1,2
litros poderia levar o carro de 1.140 kg (2.513 lb) a uma velocidade máxima de
117 km / h (73 mph), acelerando de 0 a 100 km / h em 29,4 segundos. A força de
travagem foi fornecida por freios a tambor de 250 mm de diâmetro operados
hidraulicamente em todas as quatro rodas.
O Aronde era um carro
moderno em sua época e oferecia um painel de instrumentos de plástico moldado
em comparação com painéis de instrumentos de metal oferecidos pela maioria dos
fabricantes na época. Ele oferecia suspensão independente na frente que usava
molas helicoidais e um eixo dinâmico suspenso de mola de lâmina semi-elíptica
na parte traseira que girava as rodas traseiras.
Em 1952, o carro bateu cinco
recordes internacionais ao percorrer uma distância de 50.000 km (31.000 mi) a
uma velocidade média de 117 km / h (73 mph). Ele retornou em 1953, quando um
Aronde, selecionado aleatoriamente da linha de fabricação, completou 100.000 km
(62.000 mi) a uma velocidade média de mais de 104 km / h (65 mph) durante um
período de 40 dias e noites. Essa tentativa quebrou 30 prêmios internacionais.
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