Ford Scorpio 2.9i 24v Cosworth 1993

 Na Europa, o Escorpião foi a última entrada da Ford no segmento E, também conhecido como carros executivos. Na sua introdução em 1985, o Scorpio - ainda comercializado como Granada no Reino Unido e Irlanda - era oferecido apenas como um hatchback de 5 portas. Mais tarde, um sedan e um vagão de aparência mais convencional também se tornaram disponíveis.

Simplificando, o Scorpio era um eXtra Large Ford Sierra com uma distância entre eixos de 276 cm (108,7 ”). Uma versão atualizada foi lançada em março de 1992. 

As unidades de potência eram motores a gasolina em linha 4 e V6, os motores a diesel de 2,5 litros em linha 4 (turbo) foram fornecidos pela PSA e a partir de 1993 pela VM Motori. O maior motor do Escorpião era o Cologne V6 com 2,9 litros de combustível injetado.

O brasão "Brougham" da Ford, com o nome da empresa italiana de design e construção de carrocerias. Ele pode ser encontrado em qualquer modelo produzido em massa, do Fiesta ao Granada e ao Escorpião. O Ghia era o nível de acabamento mais luxuoso, com interior de pelúcia - tudo em relação ao curso -, de preferência combinado com um tampo de vinil. Sim, mesmo em uma festa ...

Como um aparte, nossa família real mudou para os modelos Euro-Fords após a crise do petróleo de 1973. Antes disso, os veículos US-FoMoCo eram o meio de transporte preferido. Eles dirigiram todos os modelos Euro-Granada e Escorpião, movidos por um V6 e com o nível de acabamento Ghia; a cor da tinta sempre foi azul escuro metálico, muito legal.

E é aqui que o luxuoso encontrou o desempenho. A empresa Cosworth Engineering, do Reino Unido, começou a trabalhar no V6 Cologne V6 de 146 DIN-hp da Ford com injeção de combustível de 2,9 litros. O resultado final foi um motor de 195 DIN-hp, 2,9 litros DOHC (Quad Cam, se desejar) 24v com um sistema de injeção de combustível LH-Jetronic da Bosch. A máquina é conhecida como motor Cosworth BOA.

O Scorpio Cosworth foi introduzido em 1991. O A4LDE (4R44E) automático de 4 marchas da Ford era a transmissão padrão, o motor 2.9i 24v não podia ser combinado com o manual de 5 marchas.

Dinâmica combinada com conforto, é disso que se trata. De forma alguma o Scorpio by Cosworth (velocidade máxima 225 km / h - 140 mph) era para ser um verdadeiro sedã potente, embora parecesse bem selvagem para um carro do segmento E. Para desempenho absoluto, a Ford Europa ofereceu o Sierra RS Cosworth e o posterior Escort RS Cosworth.

Geralmente, hatchbacks / sedans / vagões neste segmento são torres de reboque decentes (de viagem). A capacidade máxima de reboque registrada deste Escorpião é 1.590 kg (3.505 lbs).








Cortesia: Photography Digital


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas