1931 Plymouth PA Sedan.

 Volte no tempo para 1928 e você descobrirá que o líder da indústria automobilística americana foi Walter P. Chrysler. Tendo levado a empresa que leva seu nome à quarta posição nas tabelas de vendas em dois anos de sua fundação, ele estava em processo de compra da Dodge Brothers Company por $ 170.000.000 em ações e $ 59.000.000 em pagamentos de juros assumidos sobre títulos da Dodge. E mesmo antes de o negócio ser formalizado, a Chrysler já estava planejando lançar um novo modelo de baixo preço para tentar ganhar uma posição no lucrativo setor de mercado da Ford / Chevrolet.

O primeiro exemplo de produção deste carro, que substituiria o velho Chrysler 52 de quatro cilindros (ele próprio baseado no Maxwell, o progenitor da Chrysler) saiu da linha de produção em grande sigilo em 11 de junho de 1928: em 16 de junho, a notícia vazou em um artigo de jornal, que afirmava que o carro seria chamado de 'Plymouth'. O que há em um nome? 'Plymouth', afirmava o artigo, 'simboliza a resistência e força, a robusta honestidade, iniciativa e determinação. . . do grupo Pilgrim, que foram os primeiros colonos americanos.

Uma característica nova dos modelos de 1933 era a embreagem automática Chrysler, que era equipada com um servo a vácuo que retirava a embreagem sempre que o pedal do acelerador era liberado. “O mecanismo incorpora o que é conhecido como compensador de inércia”, afirmou The Motor, “que garante que não haja Iag em operação e que a embreagem seja acionada sem demora. A roda livre é controlada por uma alavanca no painel, que pode ocupar qualquer uma das três posições. Em um, o carro é controlado da maneira normal. Na segunda posição, a roda livre está em operação e, na terceira, tanto a embreagem automática quanto a roda livre funcionam. '














Cortesia: Photography Digital






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen Carocha 1300 com 2 Portas de 1968

UTIC

História das aeronaves militares Portuguesas