BMW R25 1953

 


BMW nasce em Munique durante a 1ª Guerra Mundial como sucessora da Rap Motoren-Werk, uma fábrica de motores de aviação fundada em 1913. A Guerra termina em 1918 e a produção de motores de aviação é banida na Alemanha pelo Tratado de Versailles. A BMW passa a construir um bem-sucedido motor Boxer de 2 cilindros M2 B15, que é fornecido a diversos fabricantes de motos

Até à 1 Grande Guerra, a BMW fabricou apenas motores de avião. Em 1921, fabricou um motor de moto de dois cilindros opostos horizontalmente, para várias firmas alemãs, incluindo a Victoria.

Em 1923, A BMW lançou uma moto completa do designer de aviões Max Friz: um motor de 500cc foi colocado num quadro, com cambota no sentido do comprimento e os cilindros com seu curso para o lado. Esta ideia, simples e eficaz, ainda hoje é usada.A R12 era popular apenas para uso de side-car. Foi a primeira máquina produzida que usou uma caixa de 4 velocidades e forquilhas telescópicas operadas hidraulicamente.Nos anos 40 foram abandonadas estas forquilhas e adotadas as Earle

Esta ideia, simples e eficaz, ainda hoje é usada







Potência reivindicada: 12hp a 5.800 rpm

Velocidade máxima: 65 mph

Motor: OHV único vertical refrigerado a ar de 247 cc, furo e curso de 68 mm x 68 mm, taxa de compressão de 6,5: 1

Peso (molhado): 312 lb (142 kg)

Capacidade de combustível / MPG: 3,17 gal (12ltr) / 75-85mpg





A BMW (Bayerische Motoren Werke), sigla que em português significa Fábrica de Motores da Baviera foi fundada em 1916 por Karl Rapp e Gustav Otto com o objetivo de produzir motores para aviões. Com a assinatura do tratado de Versalhes após a 1ª Guerra Mundial, que proibiu a construção dos mesmos, a BMW virou-se para a produção de bicicletas e mais tarde ao fabrico de automóveis. 1928 assinala a construção do 1º veículo com o logótipo da marca.

 

Em 1944, os ataques aéreos deixaram praticamente destruída a fábrica da BMW em Munique, embora a fábrica de Allach tenha sobrevivido quase intacta. Incapaz de reiniciar a sua produção nessa altura a marca dá início à reparação de veículos de guerra e ao fabrico de peças suplentes para estes mesmos veículos. Em 1955 a marca torna-se num símbolo do período de reconstrução do pós-guerra com o bem-sucedido modelo BMW Isetta que vende mais de 160.000 unidades.

 

Em 1972 nasce o “Série 5”, o primeiro modelo de uma nova e revolucionária geração. Nos anos 80 a marca converte um antigo quartel de Munique no seu Centro de Pesquisa e Engenharia constituído por instalações de design, construção e testes, uma unidade de construção de protótipos e uma fábrica-piloto, apesar deste só ter sido inaugurado nos anos 90. Por essa altura, numa perspetiva de crescimento rápido através da expansão a novos segmentos de mercado, a BMW compra o grupo britânico Rover, cujas marcas incluem a Rover, a Land Rover, a Mini e a MG das quais apenas mantém atualmente a MINI uma vez que em 200 vendeu a MG e a Rover a um Consórcio de Phoenix e em 2003 vendeu a Land Rover à americana Ford. Em 2003 adquiriu a Rolls-Royce fortalecendo a imagem de qualidade que ainda hoje mantém.



https://ridermagazine.com/2013/01/02/retrospective-bmw-r253-250-1953-1955/


https://tractionlife.com/1954-bmw-r253-motorcycle/


http://fuscamarrom.comunidades.net/historia-da-motocicleta







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