Ford Cortina MK2 1300 Deluxe 1969

 Este era um carro que entrava no segmento “quase-premium” da época. Ter um Cortina era ser diferente, ao mesmo tempo que igual a muitos outros. Hoje ter um Ford Mondeo – o que consideram ser o equivalente – é apenas ser igual aos outros. Compreende-se, nos dias que correm a oferta é grande e de elevada qualidade, mas para termos um carro com algum estatuto, temos de desembolsar muito mais…

No passado dia 20 de Setembro a Ford soprou as 50 velas do seu Cortina MkI  conhecemos um mais recente, o MkII, versão 4 portas, 1300 Deluxe de 1969.

Religiosamente guardado dentro de uma antiga adega, tinha sido a sensação da festa da noite anterior. Uma “peça de decoração” vintage que atraiu os flashes das câmaras mais curiosas. Pintura original, jantes brilhantes e pneus novos fizeram as delícias dos convidados (pronto para ir para a estrada e ser testado ).

É verdade, em 1964 a Ford inaugurou a Linha de Montagem da Azambuja e o Ford Cortina foi o segundo modelo a ser lá montado, a seguir ao Ford Anglia Fascinante. Infelizmente, o novo milénio trazia consigo uma reestruturação da Ford Motor Company e em 2000 esta fábrica fechou as portas.

Esta segunda versão, apesar de ser ligeiramente mais curta que a anterior era mais espaçosa por dentro, dando sentido à publicidade “New Cortina is More Cortina” utilizada pela Ford na campanha de lançamento do mkII.

Este modelo foi alterado pelo proprietário: na frente, onde anteriormente estava um banco corrido capaz de sentar 3 pessoas, estão agora 2 bancos do modelo Cortina. O carro possuía uma lotação máxima de 6 passageiros.

O motor 1.3 com 52cv a gasolina não serve para aventuras, no entanto, o carro conseguiu ter força suficiente para aguentar os desafios propostos pela estrada, sem necessidade de efectuar grandes reduções. O peso ajuda – este modelo, com apenas 880kg, pesa pouco mais que um Smart Fortwo. Com este peso e algum cuidado no pé direito, o MkII consome 7 litros aos 100 km.

O Ford Cortina é um familiar confortável, o carro de eleição da classe média dos anos 60/70. Hoje, serve para passeios aos fins-de-semana e para encher a vista dos mais curiosos. Apesar da proprietária garantir que não se sente emocionalmente ligada ao carro, eu não posso deixar de imaginar que, na verdade, nas suas duas décadas douradas, o Cortina era um fenómeno – era The Incredible Cortina.

 












Fabricante Ford

  Cortina Modelo 1300

  Ano de produção 1969

  Início da produção 1967

  Fim da produção 1970

  Tipo de corpo tudor

  Número de portas 2

  Número de assentos 5

  Posição dianteira do motor

  Roda motriz traseira

  Gasolina combustível

  Número de cilindros em linha 4

  Líquido de resfriamento

  Capacidade 1298 ccm, 78,8 cu-in

  Furo 81,0 mm, 3,189 pol.

  Curso 63,0 mm, 2,48 pol.

  Taxa de compressão 9,0: 1

  Engrenagem de válvula OHV

  Válvulas por cilindro 2

  Carburador do sistema de combustível, 1x Ford

  Aspiração normal

  Potência máxima [kW / PS / hp] 40/54/53 a 5000 rpm

  Torque máximo [Nm / ft-lb] 92/68 a 2500 rpm

  Potência total (híbrido)

  Torque total (híbrido)

  Caixa de câmbio M4

  Caixa de câmbio (opção)

  Distância entre eixos 2.490 mm, 98 pol.

  Trilho frontal 1330 mm, 52,4 pol.

  Trilho traseiro 1295 mm, 51 pol.

  Comprimento 4270 mm, 168,1 pol.

  Largura 1645 mm, 64,8 pol.

  Altura 1390 mm, 54,7 pol.

  Peso 860 kg, 1896 lb

  Velocidade máxima 130 km / h, 81 mph

  0-100 km / h 20,4 s

  Km em pé


Créditos : © Photography Digital


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