Ford Cortina MK2 1300 Deluxe 1969
Este era um carro que entrava no segmento “quase-premium” da época. Ter um Cortina era ser diferente, ao mesmo tempo que igual a muitos outros. Hoje ter um Ford Mondeo – o que consideram ser o equivalente – é apenas ser igual aos outros. Compreende-se, nos dias que correm a oferta é grande e de elevada qualidade, mas para termos um carro com algum estatuto, temos de desembolsar muito mais…
No passado dia 20 de Setembro a Ford soprou as
50 velas do seu Cortina MkI conhecemos um mais recente, o MkII,
versão 4 portas, 1300 Deluxe de 1969.
Religiosamente guardado dentro de uma antiga adega,
tinha sido a sensação da festa da noite anterior. Uma “peça de decoração”
vintage que atraiu os flashes das câmaras mais curiosas. Pintura original,
jantes brilhantes e pneus novos fizeram as delícias dos convidados (pronto para
ir para a estrada e ser testado ).
É verdade, em 1964 a Ford inaugurou a Linha de
Montagem da Azambuja e o Ford Cortina foi o segundo modelo a ser lá montado, a
seguir ao Ford Anglia Fascinante. Infelizmente, o novo milénio trazia
consigo uma reestruturação da Ford Motor Company e em 2000 esta fábrica fechou
as portas.
Esta segunda versão, apesar de ser ligeiramente mais
curta que a anterior era mais espaçosa por dentro, dando sentido à
publicidade “New Cortina is More Cortina” utilizada pela Ford
na campanha de lançamento do mkII.
Este modelo foi alterado pelo proprietário: na frente,
onde anteriormente estava um banco corrido capaz de sentar 3 pessoas, estão
agora 2 bancos do modelo Cortina. O carro possuía uma lotação máxima de 6
passageiros.
O motor 1.3 com 52cv a gasolina não serve para
aventuras, no entanto, o carro conseguiu ter força suficiente para aguentar os
desafios propostos pela estrada, sem necessidade de efectuar grandes reduções.
O peso ajuda – este modelo, com apenas 880kg, pesa pouco mais que um Smart
Fortwo. Com este peso e algum cuidado no pé direito, o MkII consome 7
litros aos 100 km.
O Ford Cortina é um familiar confortável, o carro de
eleição da classe média dos anos 60/70. Hoje, serve para passeios aos
fins-de-semana e para encher a vista dos mais curiosos. Apesar da proprietária
garantir que não se sente emocionalmente ligada ao carro, eu não posso deixar
de imaginar que, na verdade, nas suas duas décadas douradas, o Cortina era um
fenómeno – era The Incredible Cortina.
Fabricante Ford
Cortina Modelo 1300
Ano de produção 1969
Início da produção 1967
Fim da produção 1970
Tipo de corpo tudor
Número de portas 2
Número de assentos 5
Posição dianteira do motor
Roda motriz traseira
Gasolina combustível
Número de cilindros em linha 4
Líquido de resfriamento
Capacidade 1298 ccm, 78,8 cu-in
Furo 81,0 mm, 3,189 pol.
Curso 63,0 mm, 2,48 pol.
Taxa de compressão 9,0: 1
Engrenagem de válvula OHV
Válvulas por cilindro 2
Carburador do sistema de combustível, 1x Ford
Aspiração normal
Potência máxima [kW / PS / hp] 40/54/53 a 5000 rpm
Torque máximo [Nm / ft-lb] 92/68 a 2500 rpm
Potência total (híbrido)
Torque total (híbrido)
Caixa de câmbio M4
Caixa de câmbio (opção)
Distância entre eixos 2.490 mm, 98 pol.
Trilho frontal 1330 mm, 52,4 pol.
Trilho traseiro 1295 mm, 51 pol.
Comprimento 4270 mm, 168,1 pol.
Largura 1645 mm, 64,8 pol.
Altura 1390 mm, 54,7 pol.
Peso 860 kg, 1896 lb
Velocidade máxima 130 km / h, 81 mph
0-100 km / h 20,4 s
Km em pé
Créditos : © Photography Digital
Comentários
Postar um comentário