1958 Talbot Simca Aronde Saloon

Simca Aronde (1951-1958)

O Aronde, apresentado em 31 de maio de 1951, materializa a independência de Simca desejada pelo gerente da empresa, Henri-Théodore Pigozzi, pondo fim a uma parceria formada com a Fiat em 1934. L'Aronde, nome que significava no francês antigo “engolir” e também o símbolo da marca Simca, voa rapidamente para o sucesso. Será o carro mais vendido na França em 1956. 

O Simca 9 Aronde, rapidamente simplificado para o nome Aronde, é uma criação inteiramente devida aos engenheiros e estilistas de Nanterre. O primeiro Simca com corpo monocoque, não tem quase nada em comum com um modelo Fiat existente. No entanto, o Fiat 1400 lançado um ano antes tem uma estrutura idêntica. Na verdade, o Simca 9 Aronde e o Fiat 1400 foram produzidos em conjunto pelo grande estampador americano Budd, especialista em carrocerias totalmente em aço.

O corpo do Aronde, finalizado por René Dumas, adota uma linha do estilo pontão, ou seja, com as defensas integradas ao resto do corpo. O vidro traseiro panorâmico (inteiro, contra três de 1952) reforça o brilho em uma cabana razoável para quatro adultos. Na frente, a curiosa grade, feita de uma larga faixa cromada em forma de escada, é chamada de grade do pódio. Esta grade arqueada se alargou em 1954 em um arco para formar um bigode. Detalhe engraçado, a tampa do tanque de gasolina está escondida na luz traseira esquerda como os Cadillacs. Construído sobre uma distância entre eixos de 2,44 m, o Aronde mede 4,07 m de comprimento.

Apesar de sua aparente modernidade, o 9 Aronde é tecnicamente muito clássico e permanece fiel à propulsão. É movido pelo mesmo motor Fiat de 1.221 cc, idêntico ao do Simca 8 1200 que substitui, mas tem 45 cv. Nervoso, veloz com picos a 130 km / h, o carro está porém sóbrio com um consumo nunca superior a 8,6 litros por 100 km / h, daí o slogan da marca na época: o apetite de um pássaro.

Entre agosto e setembro de 1953, no autódromo de Montlhéry, um sedã Simca Aronde quebrou quase trinta recordes internacionais ao percorrer 100.000 km a uma média de 104,07 km / h. Este carro histórico será posteriormente exibido no estande da marca no Paris Motor Show em outubro de 1953.

O Aronde 1300, construído para os modelos de 1956 a 1958, distingue-se pelas linhas de carroceria de inspiração americana conhecidas como "Océane", incorporando um

parte traseira alongada. O Aronde 1300 recebe o motor "Flash" de 1290 cc.

Em 1957, Simca voltou às manchetes com uma série de sons recordes mundiais com uma Dovetail estritamente de produção tirada em 20 de março da linha de produção. Foi o 538.080 produzido desde 1951. A largada é dada no autódromo de Montlhéry no dia 9 de abril às 6:01. O carro rodou 38 dias e 37 noites para chegar no dia 16 de maio às 14h, após 100.000 km percorridos a uma média de 113 km / h. A Simca usará o desempenho para lançar o sedã Montlhéry para os modelos de 1958 com motor “Flash Special”. Após pouco mais de 900.000 cópias produzidas, o Aronde dá lugar ao Aronde P 60.

 

Simca Aronde Grand Large (1955-1959)

No Salão do Automóvel de 1952, Simca apresentou um cupê baseado em seu modelo popular, o Aronde. O pequeno sedã da moda está comemorando seu primeiro aniversário por ser o segundo maior vendedor do país, atrás do 4CV da Renault, com 55.000 unidades vendidas. Chamado de "Grand Large", este cupê não se destina à produção, mas a um exercício de estilo para atrair a atenção do público no estande do fabricante em Nanterre. Mesmo assim, diante do sucesso, Henri-Théodore Pigozzi decidiu aceitar o desafio lançando seu marketing.

Realmente temos que falar de um desafio porque além da originalidade do estilo, o Grand Large não possui pilar central e as janelas laterais são totalmente retráteis. Essa característica faz com que pareça um conversível com uma capota rígida. Mas Simca rapidamente percebe que o corpo não é rígido o suficiente e que muitos reforços terão que ser adicionados para preservar o todo. Então, não levará menos de dois anos para modificar seu design e controlar o custo adicional de produção de elementos específicos.

Em 1955, o Grand Large beneficiou da renovação da gama Aronde para fazer o seu lançamento. Adota a linha Océane e recebe corpo bicolor, cromado e interior generoso. Estão disponíveis três versões, a Normal com calotas centrais pequenas, a Special com calotas grandes com diâmetros médios abertos e a versão de luxo, a Rue de la Paix. Digna de um pouco de americana, é uma das modelos francesas mais elegantes dos anos 1950.

Em sua versão básica, o Grand Large está equipado com um 4 cilindros em linha de 1221 cm3 desenvolvendo 45 cv mas as versões superiores recebem o motor

Flash, inédito, de 1290 cm3 de 48 cv que pode chegar a 135 km / h, uma velocidade bastante respeitável para a época. Após quatro anos de produção e cerca de 80.000 unidades produzidas, ele desvanece-se para dar lugar à última geração do Aronde, o P60. Simca renovará o conceito de coupé sem um pilar central com o P60 Monaco.

 

Simca Aronde Châtelaine (1954-1962)

 Lançado em 1951, o Aronde foi retocado para o ano modelo de 1954. Ele trocou a grade da escada por uma grade arredondada. É o mesmo para estes modelos de utilidade, o Messagère inteiramente tôlée, o Commerciale com janelinha quadrada nos painéis laterais que leva o nome de Châtelaine em 1954. Esta perua está relativamente à frente de seu tempo na medida em que não é pretendida como um utilitário; mais como uma perua de luxo. É equipado da mesma forma que um automóvel de passeio, sem economia de acessórios.

O Châtelaine é a versão totalmente envidraçada com banco traseiro retrátil para dupla utilização: utilitário ou familiar. Depois de totalmente dobrada, a perua Châtelaine tem uma boa superfície de carga, principalmente graças à roda sobressalente colocada criteriosamente sob o piso plano.

La Châtelaine oferece apenas duas portas laterais. Para facilitar o acesso aos bancos traseiros, o banco dianteiro direito retrai completamente. A parte traseira abre em duas partes, para baixo e para cima. A porta traseira inferior pode ser mantida aberta, proporcionando espaço adicional para se deitar. A carga útil é de 500 kg e seu motor de 45 cv a 4.500 rpm permite atingir uma velocidade confortável de 125 km / h. Em outubro de 1955 o novo motor Flash de 1290 cm³ substituiu o antigo de 1221 cm³. Sua potência permanece a mesma (45 cv).

 No lançamento do P60, a Simca ofereceu uma versão ainda mais luxuosa do Châtelaine: o Ranch que, como o P60 top de linha, usa um vestido bicolor. O modelo apareceu em 1960, mas ao mesmo tempo o Châtelaine permaneceu no catálogo. La Messagère dá lugar ao Artesanal, que também é totalmente envidraçado, mas com telas internas nas laterais e o Comercial desaparece. Como o sedã, esses utilitários são movidos por um motor de 1290 cc de 4 cilindros, desenvolvendo 57 cv a 5200 rpm e permitindo chegar a 130 km / h.

 

ID do modelo

Fabricante (marca) Talbot

Nome da modelo Simca Aronde

Ano 1958

Tipo de veículo Saloon

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

Capacidade do motor 1,3L (1300 cm³)

Potência do motor 36 kW (49 PS (Hp))

Tipo de combustível gasolina

Caixa de engrenagens Caixa de engrenagens manual

Número de assentos 4

Número de portas 4/5 portas







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