1903 De Dion Bouton Paris para Madrid Racer

O Marquês Albert de Dion foi um industrial e gênio automóvel. Foi pioneiro em muitos 'primeiros' para a indústria automóvel e reconheceu a potência e o potencial do motor a gasolina. Ele juntou-se a Georges Bouton, um engenheiro, e juntos eles produziu um veículo a vapor auto-impulsionou em 1882. Para melhorar o passeio do veículo, um eixo traseira leve foi inventado e mais tarde patenteado sob o nome de 'De Dion'. Em 1890 eles patenteado um motor de um único cilindro a gasolina e em 1895 eles estavam produzindo veículos. O motor de cilindro único também foi usado para alimentar os triciclos desportivos até 1901.

Em 1985, De Dion criou o primeiro clube de automóveis e em 1898 organizou um auto show em Paris, o primeiro auto show que o mundo já tinha visto. No final da década de 1890, a pequena potência traseira de 3.5 cavalos tinha-se tornado o primeiro carro pequeno de produção de série do mundo.

Mais de 150 vários fabricantes de motos e carros compraram licenças para construir o motor Bouton e De Dion. Em 1900, De Dion e Bouton foi o maior fabricante de automóveis do mundo com produção anual de 400 carros e 3,200 motores. Em 1904 De Dion tinha fornecido mais de 40,000 motores produzidos por suas instalações Puteaux.

Em 1902, um motor de 6 cavalos apareceu ainda sendo colocado atrás do motorista e alimentando as rodas traseira. Ele usou uma transmissão de embreagem em expansão de duas velocidades. Um motor de 8 cavalos foi mais tarde apresentado, colocado debaixo de um capuz em frente ao veículo e apelidado de Model K.

Em 1903, um motor de dois cilindros tinha sido produzido aumentando a classificação de cavalos para 12. Dois anos depois, uma versão de quatro cilindros capaz de produzir entre 15 e 24 cavalos de potência, dependendo da configuração, tinha sido desenvolvida.

Em 1908, a empresa produziu o seu último motor de cilindro de 8 cavalos e todos os modelos foram agora equipados com caixa de caixa convencional.

Em 1910, De Dion e Bouton apresentaram um motor de oito cilindros em configuração 'vee', mais uma conquista inovadora para a dupla. O motor de 6.1 litros era capaz de produzir 35 cavalos de potência. O deslocamento foi ainda mais alargado para 7.8 litros e novamente para 14.7 litros. O motor de oito cilindros foi usado até 1923, quando foi introduzido um novo motor de 12 cilindros com pistões de alumínio.

Com tragédias nacionais como a Primeira Guerra Mundial e o início da Grande Depressão, a empresa De Dion começou a lutar financeiramente. Em 1927, deixou a produção temporariamente e, quando retomou a produção, tinha um novo motor de 2.5 litros de oito litros e um motor de quatro cilindros de 2 litros. As vendas foram lentas, por isso foi tomada a decisão de aumentar o deslocamento para 3-litros em 1930.

Em 1932, o último automóvel produzido pela De Dion Company foi produzido. Ele continuou a produzir caminhões até o final da década de 1940, quando mudou seu foco para o serviço de automóveis, caminhões e motocicletas.

O carro

O campo Paris-Madrid de 1903, de 1903, saiu de Paris às 3 da manhã, com 200,000 espectadores a forro as ruas. À medida que o dia progrediu, houve muitos acidentes ao longo da rota. Quando cem carros chegaram a Bordéus, rumores estavam a voar sobre vítimas mortais entre espectadores, condução e mecânica de equitação. O pedágio oficial era de oito, incluindo Marcel Renault da empresa de automóveis. A corrida foi parada em Bordeaux e os participantes não tinham nem permissão para iniciar seus motores, já que os carros foram carregados em comboios para serem enviados de volta para Paris. A corrida de estrada aberta foi banido na França, embora mais tarde tenha sido reintegrado. A primeira onda de medidas de segurança nas corridas de motor foi criada.

Este DeDion Bouton participou na corrida Paris-Madrid de 1903 Foi um dos quatro carros que a fábrica construiu especificamente para este evento. Dois eram cilindros de um só e dois eram gêmeos.

Driven pela equipe de Pellisson / Bardin, o carro foi classificado em vinte e terceira posição no geral e em quinto lugar na classe de carros leves quando a corrida foi parada em Bordeaux.

O Grande Prêmio da França de 1906 foi o primeiro do Grande Prêmio Nacional que agora faz parte da série de Fórmula 1906 Considerando o domínio da Renault na corrida de Fórmula 1906 de hoje, é interessante notar que o Grande Prêmio da França de 1906 foi vencido por um Renault usando pneus Michelin.

Após a corrida Paris-Madrid de 1903, as corridas de motor tinha as suas primeiras reformas, e iria continuar a prosperar no século XIX como o segundo esporte mais popular do mundo.

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