Northrop YRB-49A

Após o cancelamento do projeto B-49, a Força Aérea ainda decidiu financiar a conversão do décimo YB-35 (42-102376) como um teste para uma aeronave de reconhecimento fotográfico desarmada e de longo alcance. A designação YRB-49A foi atribuída à conversão, com a designação da empresa modelo NS-41. Foi alimentado por quatro 5000 lb.s.t. Os motores Allison J35-A-19 montados nas asas, dois de cada lado, mais dois J35s suspensos em cascas abaixo da borda principal da asa. A tripulação de Thr era seis - piloto, copiloto, engenheiro de vôo, navegador de fotos, navegador de radar e técnico de fotografia. O equipamento fotográfico foi instalado no compartimento do cone de cauda logo abaixo da seção central.
Northrop recebeu um contrato de carta em 12 de junho de 1948 por trabalhos preliminares de engenharia, levando talvez a um eventual contrato de produção para 30 aeronaves. Este contrato foi assinado em 12 de agosto de 1948. A Força Aérea acreditava que o país se beneficiaria da combinação das habilidades de engenharia da Northrop e da experiência da Convair na produção em quantidade de grandes aeronaves, e o contrato estipulava que apenas uma das aeronaves deveria ser construída pela Northrop, com os 29 restantes a serem construídos pela Convair em sua fábrica arrendada pelo governo em Fort Worth, Texas.
No entanto, logo ficou claro que o RB-49A de seis jatos proposto seria muito mais lento que o B-47, e o Conselho da Força Aérea recomendou o término imediato do RB-49A. Isso foi feito formalmente no final de dezembro de 1948. Os fundos alocados ao RB-49A foram então realocados para mais B-36s. O cancelamento tornou-se oficial em meados de janeiro de 1949, e a Northrop foi instruída a interromper todo o trabalho no projeto, exceto a conclusão e teste de um único YRB-49A como parte de um programa de pesquisa e desenvolvimento à prova de conceito.
O YRB-49A decolou em seu primeiro voo de teste em 4 de maio de 1950. Seu primeiro vôo foi de Hawthorne para a Edwards AFB. Os testes foram realizados na Edwards AFB por um período de tempo. Em 10 de agosto de 1950, durante o seu décimo voo de teste, o velame da cabine explodiu, arrancando a máscara de oxigênio do piloto e ferindo-o levemente. Felizmente, o engenheiro de vôo conseguiu fornecer oxigênio de emergência suficiente ao piloto, para que ele pudesse pousar a aeronave com segurança.
No início de 1952, o YRB-49A foi levado às instalações do Aeroporto Internacional de Ontário de Northrop para a instalação de um dispositivo que melhoraria a estabilidade. No entanto, naquele momento, a Força Aérea havia cortado mais fundos para o projeto YRB-49A, e a aeronave permaneceu em campo aberto por um período de tempo. Foi finalmente descartado pela Força Aérea em novembro de 1953.


Fontes:


1. Big Wing da Northrop - O B-2, David Baker, Air International, junho de 1993.
2. Asas Voadoras de Northrop, Edward T. Maloney, Publicações da Segunda Guerra Mundial, 1988.
3. B-2 Intrigue, Graham Stallard, Air International, agosto de 1993, p117.
4. American Combat Planes, terceira edição ampliada, Ray Wagner, Doubleday, 1982.




 











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