1937 Panhard X76 Bionnier dinâmico
O francês Rene Panhard e Emile Levassor obtiveram uma
patente Daimler de 1888 para um motor V-Twin para usá-lo em um carro pequeno.
Dois protótipos foram construídos, equipados com motor montado à frente e uma
caixa de velocidades. Levassor e sua equipe construíram motores cada vez mais
poderosos e testaram-nos em corridas. Em 1896, um motor de quatro cilindros de
oito cavalos de potência foi testado na corrida Paris-Marselha-Paris, e
enquanto três carros Panhard-Levassor terminaram, Levassor foi fatalmente
ferido em um acidente.
No início do século XIX, a reputação de Panhard-Levassor estava no seu zénite e a adoção do motor da válvula de manga Cavaleiro, oferecido pela primeira vez em 1910, consolidou ainda mais a fama da marca.
Em 1936, Panhard lançou um modelo muito original, afastando-se do chassis dos 'Panoraminques' de 1934-1935. Foi a dinâmica, desenhada por Bionnier. O corpo Art Deco causou uma sensação, e o nível de desempenho na estrada foi alto.
Os franceses são conhecidos há muito tempo pelo design de automóvel iconoclastico, e um dos exemplos mais deslumbrantes é o Panhard X76 Dynamic. Penteando um motor complexo de válvula de manga, estilo aerodinâmico de ponta e uma posição central de condução, marcou certamente uma saída dos carros conservadores da época.
O carro
No início da década de 1890, Rene Panhard e Emile Levassor construíram seus primeiros carros, uma série de quatro modelos idênticos. Estes foram seguidos rapidamente por outros modelos, dando a Panhard & Levassor a alegação como primeiro na produção contínua. Com os compatriotas Serpollet, DeDion e Peugeot, Panhard & Levassor foram a indústria automóvel mais antiga do mundo. Foi também a França que deu o nome de "automóvel" combinando raízes gregas e latinas.
Panhard & Levassor foram pioneiros, apresentando muitos "primeiros" da indústria, como o volante (1896) e radiadores tubos (1897). Em 1902, havia mais de 1,000 automóveis Panhard em produção. Panhard & Levassor estiveram entre os primeiros concorrentes de desporto automóveis.
Os automóveis Panhard continuaram a evoluir e a introduzir novas e emocionantes tecnologias. Em 1910, a empresa adotou válvulas de mangas para alguns modelos, no mesmo ano em que o nome de Levassor, que tinha morrido após um acidente de corrida de 1897, foi retirado dos carros. Em 1924, todos os modelos tinham freios de quatro rodas.
Os corpos dos automóveis Panhard tornaram-se mais aerodinâmicos durante a década de 1930, com contornos arredondados e vidro curvo ganham os pilares para-brisas. O auge dos esforços aerodinâmicos de lá foi o modelo dinâmico de 1936. Eles apresentavam estilo barroco, suspensão de barra de torsão, chassis de espinha dorsal e uma posição incomum mesmo à direita do centro. Isto, no entanto, logo foi abandonado tornou-se necessário que o motorista deslizasse pelo banco para entrar e saída. O design para a dinâmica foi cortesia de Bionnier. O corpo Art Deco causou uma sensação, e o nível de desempenho na estrada foi alto.
Descrições e fotos por conceptcarz & bonhams & carstyling & lautomobileancienne
No início do século XIX, a reputação de Panhard-Levassor estava no seu zénite e a adoção do motor da válvula de manga Cavaleiro, oferecido pela primeira vez em 1910, consolidou ainda mais a fama da marca.
Em 1936, Panhard lançou um modelo muito original, afastando-se do chassis dos 'Panoraminques' de 1934-1935. Foi a dinâmica, desenhada por Bionnier. O corpo Art Deco causou uma sensação, e o nível de desempenho na estrada foi alto.
Os franceses são conhecidos há muito tempo pelo design de automóvel iconoclastico, e um dos exemplos mais deslumbrantes é o Panhard X76 Dynamic. Penteando um motor complexo de válvula de manga, estilo aerodinâmico de ponta e uma posição central de condução, marcou certamente uma saída dos carros conservadores da época.
O carro
No início da década de 1890, Rene Panhard e Emile Levassor construíram seus primeiros carros, uma série de quatro modelos idênticos. Estes foram seguidos rapidamente por outros modelos, dando a Panhard & Levassor a alegação como primeiro na produção contínua. Com os compatriotas Serpollet, DeDion e Peugeot, Panhard & Levassor foram a indústria automóvel mais antiga do mundo. Foi também a França que deu o nome de "automóvel" combinando raízes gregas e latinas.
Panhard & Levassor foram pioneiros, apresentando muitos "primeiros" da indústria, como o volante (1896) e radiadores tubos (1897). Em 1902, havia mais de 1,000 automóveis Panhard em produção. Panhard & Levassor estiveram entre os primeiros concorrentes de desporto automóveis.
Os automóveis Panhard continuaram a evoluir e a introduzir novas e emocionantes tecnologias. Em 1910, a empresa adotou válvulas de mangas para alguns modelos, no mesmo ano em que o nome de Levassor, que tinha morrido após um acidente de corrida de 1897, foi retirado dos carros. Em 1924, todos os modelos tinham freios de quatro rodas.
Os corpos dos automóveis Panhard tornaram-se mais aerodinâmicos durante a década de 1930, com contornos arredondados e vidro curvo ganham os pilares para-brisas. O auge dos esforços aerodinâmicos de lá foi o modelo dinâmico de 1936. Eles apresentavam estilo barroco, suspensão de barra de torsão, chassis de espinha dorsal e uma posição incomum mesmo à direita do centro. Isto, no entanto, logo foi abandonado tornou-se necessário que o motorista deslizasse pelo banco para entrar e saída. O design para a dinâmica foi cortesia de Bionnier. O corpo Art Deco causou uma sensação, e o nível de desempenho na estrada foi alto.
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